Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Lançamento digital de Trolls 2 pode indicar nova tendência para o cinema
Filmes

Lançamento digital de Trolls 2 pode indicar nova tendência para o cinema

Sucesso nas plataformas digitais nos EUA inspirou outras distribuidoras

Priscila Ganiko
Priscila Ganiko
28.abr.20 às 15h47
Atualizado há cerca de 5 anos
Lançamento digital de Trolls 2 pode indicar nova tendência para o cinema

A Universal Pictures decidiu lançar Trolls 2 diretamente para as plataformas digitais em alguns países, e essa provou ser uma decisão acertada: apesar de a receita ser menor do que a bilheteria americana de Trolls, lançado em 2016, os lucros podem ser tão grandes quanto ou maiores do que os do filme original.

O número não foi divulgado oficialmente, mas o site Wall Street Journal levantou as estatísticas e chegou a conclusão de que o filme gerou uma receita de US$ 100 milhões até o momento dessa publicação — e isso contando apenas alguns territórios.

O primeiro Trolls teve uma bilheteria de US$ 154 milhões nos EUA, porém, cerca de 50% desse valor vai para os cinemas, sem contar outras taxas pela exibição. No caso do aluguel digital, o valor que vai para a Universal é de aproximadamente 80%.

Um dado interessante do levantamento é que ao menos 51% das pessoas que alugaram o título afirmaram que pretendiam assisti-lo nos cinemas, e 20% dos entrevistados não tem o costume de alugar filmes digitalmente.

Jeff Shell, CEO da NBCUniversal, afirma em entrevista ao WSJ que "O resultado excedeu expectativas e demonstrou a viabilidade do formato", que é uma versão premium (e, consequentemente, mais cara) do aluguel digital comum. "Assim que os cinemas abrirem, esperamos lançar filmes nos dois formatos", completa. Com informações do Deadline e ScreenRant.

Esse caso de lançamento direto para VOD — sigla para video on demand, ou vídeo por demanda, em tradução livre — teve tanto sucesso que a própria Universal e outras distribuidoras de filmes repensem seus calendários, uma vez que a pandemia de COVID-19, o novo coronavírus, fechou os cinemas e obrigou Hollywood a mudar o modo como opera, e diversos filmes tiveram suas datas de estreia adiadas — veja aqui uma lista com todas as mudanças.

Continuando a estratégia, a Universal divulgou que o filme The King of Staten Island, comédia de Judd Apatow e Pete Davidson, vai manter sua data de estreia e será lançado diretamente para plataformas digitais.

A Warner Bros. também resolveu apostar no formato e voltou atrás no adiamento de Scooby! O Filme nos EUA, optando pela estreia sem passar pelos cinemas e indo direto para o VOD (saiba mais).

No Brasil, o lançamento de Trolls 2 está marcado para 8 de outubro de 2020 nos cinemas.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais