Tudo o que foi afetado no entretenimento por causa do coronavírus [Atualizado]

Estreias adiadas, produções suspensas e eventos cancelados

Fernanda Talarico Publicado por Fernanda Talarico
Tudo o que foi afetado no entretenimento por causa do coronavírus [Atualizado]

O mundo do entretenimento tem sofrido com a recente pandemia de coronavírus. Na tentativa de conter a proliferação da doença, diversos filmes, séries e eventos foram obrigados a mudarem os seus planos e trocarem datas de lançamento, suspender produções e, até mesmo, assumir cancelamentos.

A bilheteria dos Estados Unidos sofreu uma queda de 46,4% (leia mais aqui) e, no Brasil, salas de cinemas estão fechando, assim como teatros e casas de shows (saiba mais). Pela primeira vez, desde 2002, o cinema do país registrou nenhum lucro durante um final de semana (entenda).

Os parques de diversão da Disney também foram obrigados a fechar suas portas em todo o mundo (entenda). A San Diego Comic-Con, por sua vez, foi obrigada a cancelar a edição de 2020 (leia mais).

Em contrapartida, já está pronto o primeiro filme sobre o coronavírus: intitulado Corona, o longa foi feito por um canadense e trata da pandemia de COVID-19. Assista ao trailer aqui.

Listamos o que já foi anunciado de mudanças em relação à cultura POP em decorrência do coronavírus.

Cinema

Mulher-Maravilha 1984

O lançamento de Mulher-Maravilha 1984 estava inicialmente programado para junho deste ano (leia mais), mas foi adiado para agosto e, depois, para o dia 2 de outubro nos Estados Unidos (saiba mais).

007 – Sem Tempo Para Morrer

007 – Sem Tempo Para Morrer foi a primeira produção de Hollywood a ter a sua estreia adiada em decorrência do coronavírus e é possível que a MGM tenha um prejuízo de até US$ 50 milhões por causa da mudança de data (saiba mais aqui). O novo filme do James Bond e último com Daniel Craig no papel principal era para ser lançado no próximo dia 9 de abril nos cinemas brasileiros e, agora, chegará no Brasil no dia 19 de novembro deste ano.

Mulan

O novo live-action da Disney estava inicialmente previsto para chegar aos cinemas do Brasil no dia 26 de março de 2o2o, mas foi adiado primeiro para o dia 23 de julho e, depois, para 21 de agosto. Agora, o filme foi adiado indefinidamente pelo estúdio, e não tem data para estrear (saiba mais aqui).

Tenet

tenet filme

Tenet, novo filme de Christopher Nolan, passou por diversos adiamentos: de julho, para agosto e, agora, 10 de setembro no Brasil e será lançado em etapas, com diferente dias para vários territórios – saiba mais aqui.

Velozes e Furiosos 9

O nono filme da franquia Velozes e Furiosos teve o seu lançamento adiado em um ano em decorrência da pandemia (leia mais aqui). O longa estava marcado para ser lançado no Brasil no dia 21 de maio deste ano, mas foi remarcado para o dia 2 de abril de 2021, na América do Norte.

Um Lugar Silencioso 2

Um Lugar Silencioso – Parte II chegaria aos cinemas brasileiros no dia 19 de março, mas o diretor John Krasinski anunciou em suas próprias redes sociais que o lançamento do filme foi adiado para o dia 3 de setembro. Porém, a produção teve ser ser adiada mais uma vez e, agora, chega aos cinemas dos Estados Unidos no dia 23 de abril de 2021. No Brasil, o longa está previsto para um dia antes, 22 de abril.

John Wick 4

John Wick 4 será adiado em um ano. O filme estava previsto para chegar aos cinemas no dia 21 de maio de 2021 e, agora, seu lançamento acontecerá apenas em 27 de maio de 2022 (leia mais aqui).

Homem-Aranha 3

O terceiro filme de Tom Holland interpretando o Teioso estava marcado para ser lançado em novembro de 2021, mas teve a sua data de estreia adiada para um mês depois: 17 de dezembro do mesmo ano (saiba mais aqui).

Viúva Negra

viúva negra adiado

A Disney adiou a estreia de Viúva Negra, o primeiro filme da Fase 4 da Marvel, para o dia 6 de novembro (leia mais sobre aqui). Ele estava programado para chegar aos cinemas brasileiros no dia 30 de abril e, agora, estreia no dia 29 de outubro no Brasil (saiba mais).

Top Gun: Maverick

Top Gun: Maverick estava marcado para estrear no dia 24 de junho nos Estados Unidos e 9 de julho no Brasil, mas foi adiado primeiramente para o dia 23 de dezembro e, agora, para 8 de julho de 2021 nos cinemas brasileiros.

Bill & Ted: Encare a Música

O terceiro filme de Bill & Ted também sofreu com a pandemia de COVID-19. O longa será lançado em plataformas digitais – e nos poucos cinemas abertos – no próximo dia 28 de agosto, nos Estados Unidos. Inicialmente, o título chegaria no dia 21 de agosto, depois passou para 1º de setembro, até chegar na data atual. Ainda não há previsão para lançamento no Brasil, mas deve ser em breve.

Ghostbusters — Mais Além

A sua estreia estava marcada para 10 de julho deste ano nos EUA, mas foi remarcada para 5 de março de 2021 (leia mais).

Morbius

O filme solo do vilão e anti-herói tinha a estreia marcada para 31 de julho de 2020 nos EUA. Agora, foi adiado para 19 de março de 2021 (saiba mais).

Uncharted

Essa não é a primeira vez que a adaptação da franquia de videogames para os cinemas sofre um adiamento. Anteriormente previsto para dezembro de 2020, o filme já havia sido empurrado para março do ano que vem (veja aqui), mas agora, Uncharted chegará ao Brasil no dia 15 de julho de 2021 (saiba mais).

Evangelion 3.0+1.0

O filme Evangelion 3.0+1.0 foi adiado mais uma vez. O longa animado, que dá sequência ao filme mais recente, lançado em 2013, estava com a estreia marcada para 27 de junho no Japão. Agora, a produção não tem mais uma data certa para estrear (leia mais).

Os Novos Mutantes

E mais uma vez o filme Os Novos Mutantes teve a sua estreia adiada. Programado para chegar ao Brasil no dia 2 de abril, o longa teve o seu lançamento suspenso (leia mais aqui). Rumores apontavam para a possibilidade da produção chegar diretamente nas plataformas digitais, mas a opção foi negada pela Disney (saiba mais aqui). Agora, o filme deve chegar aos cinemas no dia 28 de agosto (entenda).

Filmes do caso Von Richthofen

A Menina que Matou os Pais e O Menino que Matou meus Pais suspenderam a estreia de ambos os longas (saiba mais). As produções deveriam chegar aos cinemas brasileiros no próximo dia 2 de abril mas ainda não se sabe de uma nova data.

A Mulher na Janela

Estrelado por Amy Adams, o suspense A Mulher na Janela estava previsto para chegar ao cinemas do Brasil no dia 14 de maio. Agora, a sua estreia foi suspensa.

Morte no Nilo

A sequência de Assassinato no Expresso do Oriente foi adiado em duas semanas e, agora, o longa estrelado por Kenneth Branagh e Gal Gadot chegará aos cinemas em 23 de outubro deste ano.

Espiral – O Legado de Jogos Mortais

Espiral – O Legado de Jogos Mortais teve a sua estreia adiada, assim como dois outros filmes da Lionsgate (leia mais). O longa estava previsto para ser lançado no dia 18 de junho no Brasil e, agora, chegará no dia 22 de maio de 2021, nos Estados Unidos (saiba mais aqui).

The Last Duel

O novo filme de Ridley Scott, estrelado por Adam Driver, Jodie Comer, Ben Affleck e Matt Damon também sofreu alterações em sua data de estreia. Marcado para ser lançado em 25 de dezembro deste ano, o filme agora chegará aos cinemas em 15 de outubro de 2021.

Pedro Coelho 2: O Fugitivo

O longa Pedro Coelho 2: O Fugitivo, da Sony, chegaria aos cinemas ainda este mês, mas agora estreará em 7 de agosto deste ano.

Scooby! O Filme

Scooby! O Filme será lançado diretamente nas plataformas digitais dos EUA, mas ainda não se sabe ainda quando e como o longa chegará ao Brasil (leia mais).

Bob Esponja: O Incrível Resgate

O novo filme do famoso personagem da Nickelodeon estava previsto para chegar aos cinemas dos Estados Unidos no dia 22 de maio deste ano, mas por causa da pandemia de COVID-19, o longa chegará direto para aluguel digital nos Estados Unidos. Já no resto do mundo, a Netflix comprou os direitos da produção e distribuirá mundialmente (saiba mais aqui).

Missão: Impossível 7 e 8

As gravações de Missão: Impossível 7 que estavam acontecendo na Itália foram adiadas em decorrência do coronavírus (saiba mais aqui) e a sua data de lançamento foi adiada. Agora, o longa chegará aos cinemas no dia 19 de novembro de 2021 (leia aqui). No Brasil, a estreia está marcada para um dia antes, 18 de novembro.

Já a sequência, Missão: Impossível 8, estreará em novembro de 2022, quando a sua data de lançamento estava para agosto do mesmo ano (entenda mais). No Brasil, o filme chegará em 3 de novembro de 2022.

The Batman

The Batman teve as suas filmagens interrompidas por no mínimo duas semanas por causa da atual pandemia do coronavírus (leia mais sobre isso aqui) e ganhou uma nova data de estreia: 1º de outubro de 2021, nos Estados Unidos (saiba mais aqui).

Animais Fantásticos 3

A produção de Animais Fantásticos 3 começaria no dia 17 de março, em Londres, mas foi interrompida pela Warner Bros (veja aqui). Não há uma previsão de quando o estúdio vai retomar as filmagens.

Shazam 2

shazam 2 data

O segundo longa do Shazam passou de 1º de abril de 2022 para 4 de novembro de 2022 (saiba mais).

The Flash

As mudanças de calendários das produções da DC fizeram com que o filme The Flash fosse adiantado para o dia 3 de junho de 2022; a previsão era 1º de julho de 2022 (entenda mais aqui).

Shang-Chi and The Legend of The Ten Rings

As filmagens de Shang-Chi and The Legend of The Ten Rings, que começaram em fevereiro deste ano, foram suspensas por conta do coronavírus e a decisão partiu do próprio diretor, Destin Cretton (saiba mais). Ele não apresenta quaisquer sintomas causados pelo COVID-19, mas quis fazer o teste por precaução, pois Cretton acaba de ser pai e precisa tomar todos os cuidados necessários. A nova data de estreia é 29 de abril de 2021 (entenda).

Jurassic World: Dominion

A produção de Jurassic World: Dominion foi interrompida pela Universal Pictures. O estúdio parou temporariamente todas as gravações de seus filmes live-action e ainda não revelou se há uma previsão para retomá-las (saiba mais).

Red Notice

Red Notice, filme da Netflix estrelado por The Rock, Gal Gadot e Ryan Reynolds, deve interromper as gravações por duas semanas. O anúncio para a equipe foi feito pelo próprio The Rock (veja aqui).

Avatar

As gravações das sequências de Avatar estavam acontecendo em Wellington, a capital da Nova Zelândia, mas foi paralisada por causa da pandemia de COVID-19. Recentemente, o país liberou que as produções voltassem a acontecer e o produtor Jon Landau afirmou que já voltariam a gravar (saiba mais aqui).

Porém, mesmo retornado às filmagens, os longas sofreram alterações em suas datas de estreia e, agora, os filmes devem chegar aos cinemas dos Estados Unidos nos seguintes dias: Avatar 2, 16 de dezembro de 2022; Avatar 3, 20 de dezembro de 2024; Avatar 4, 18 de dezembro de 2026; e Avatar 5, 22 de dezembro de 2028.

Matrix

A produção de Matrix 4 também foi afetada pelas medidas de contenção e prevenção ao COVID-19. As filmagens, que aconteciam em Berlim, foram suspensas por tempo indeterminado (veja aqui). Anteriormente previsto para 21 de maio de 2021 nos EUA, o filme passou a ter a data de lançamento de 1º de abril de 2022 (saiba mais aqui).

Pequena Sereia

A Disney suspendeu a produção do live-action de A Pequena Sereia e de outras das suas produções (saiba mais aqui).

Minions 2: A Origem de Gru

Há algumas semanas, a Illumination anunciou que estava fechando temporariamente seu estúdio na França devido ao novo coronavírus e, por conta disso, Minions 2: A Origem de Gru não seria lançado na data prevista (veja aqui). Agora, o longa ganhou uma nova data de estreia: 2 de julho de 2021 nos Estados Unidos (saiba mais).

A Crônica Francesa

O novo filme de Wes Anderson estava programado para chegar aos cinemas dos Estados Unidos em 24 de julho e, depois, no dia 16 de outubro. Agora, o longa teve a sua data de estreia suspensa e não se sabe quando chegará aos cinema, mas há grandes chances que seja apenas em 2021 (leia mais aqui).

Free Guy: Assumindo O Controle

Estrelado por Ryan Reynolds, Free Guy estava previsto para chegar ao Brasil em 9 de julho de 2020. Agora, o longa chegará no dia 10 de dezembro (leia mais).

Os Eternos

os eternos

Os Eternos mudou a sua data de lançamento de 6 de novembro de 2020 para 12 de fevereiro de 2021 (entenda mais) no Estados Unidos. No Brasil, o longa chegará no dia 11 do mesmo mês (saiba mais).

Jungle Cruise

Jungle Cruise

Jungle Cruise já tinha sofrido uma alteração de data: de outubro de 2019, estava previsto para ser lançado em 24 de julho de 2020. Agora, sofreu outra mudança e o filme estrelado por The Rock e Emilly Blunt chegará aos cinemas dos Estados Unidos em 30 de junho de 2021 (saiba mais). No Brasil, o longa estreia no dia 29 de julho de 2021 (entenda).

Doutor Estranho 2

O novo filme de Doutor Estranho tinha estreia prevista para 7 de maio de 2021, mas agora chegará aos Estados Unidos em 5 de novembro de 2021 (entenda). No Brasil, o longa chegará no dia 28 de outubro do mesmo ano. (leia mais).

Thor: Love and Thunder

Thor: Love and Thunder estava marcado para chegar no dia 5 de novembro de 2021. Agora, teremos que esperar até 18 de fevereiro de 2022 para assistir ao novo filme do Deus do Trovão (leia mais).

Capitã Marvel 2

Capitã Marvel 2 está em desenvolvimento, diz site

Capitã Marvel 2 chegará aos cinemas apenas em 8 de julho de 2022 (saiba aqui).

Indiana Jones 5

Indiana Jones 5 estava previsto para chegar em algum momento de 2021, mas agora o longa será lançado apenas em 29 de agosto de 2022 (leia mais).

Artemis Fowl

Artemis Fowl chegaria no dia 28 de maio de 2020 nos cinemas brasileiros, mas a sua estreia foi adiada e o longa foi lançado diretamente no Disney+ (entenda).

King’s Man: A Origem

O terceiro filme da série Kingsman, o King’s Man: A Origem, agora chegará ao Brasil no dia 17 de setembro de 2020 (entenda).

Jackass 4

Jackass 4 estava marcado incialmente para estrear no dia 5 de março de 2021, mas foi adiado para 2 de julho do mesmo ano. Porém, o longa passou por mais uma mudança e, agora, chegará aos cinemas no dia 3 de setembro de 2021 (entenda). No Brasil, ele estreia no dia 21 de outubro do próximo ano.

Sailor Moon Eternal

Sailor Moon Eternal, a sequência do anime Sailor Moon Crystal, teve a sua data de lançamento adiada por causa da pandemia de COVID-19, o novo coronavírus. Divido em dois, a primeira parte do longa estava marcada para estrear no dia 11 de setembro deste ano. Agora, a animação está prevista pra o dia 8 de janeiro, com a continuação chegando no dia 11 de setembro de 2021 (entenda mais aqui).

Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio

O novo longa da franquia Invocação do Mal foi adiado para o dia 4 de julho de 2021 nos Estados Unidos (leia mais aqui). Inicialmente, o filme estava marcado para chegar aos cinemas em setembro deste ano.

The Personal History of David Copperfield

The Personal History of David Copperfield, longa estrelado por Peter Capaldi, Dev Patel e Hugh Laurie teve a sua estreia adiada em duas semanas e agora chegará aos cinemas em 28 de agosto de 2020.

G.I. Joe Origens: Snake Eyes

Snake Eyes, filme derivado da franquia G.I. Joe, sofreu alterações em sua data de lançamento e, agora, está previsto para chegar aos cinemas brasileiros em 22 de outubro deste ano.

Séries

Série da Netflix

A Netflix interrompeu a produção de todos as suas séries produzidas nos Estados Unidos e Canadá por pelo menos duas semanas (leia mais). Isso inclui a quarta temporada de Stranger Things e The Witcher.

Falcão e o Soldado Invernal

A série live-action da Marvel para o Disney+, Falcão e o Soldado Invernal interrompeu as filmagens que aconteciam em Praga, na República Tcheca.

O Senhor dos Anéis

A série da Amazon Prime Video, O Senhor dos Anéis, gravada na Nova Zelândia, teve a sua produção suspensa em decorrência das medidas preventivas tomadas pelo governo do país (saiba mais aqui).

Carnival Row

As gravações da segunda temporada de Carnival Row, da Amazon Prime Video, já estavam acontecendo em Praga, na República Tcheca, mas, segundo Orlando Bloom, elas foram suspensas (leia aqui sobre).

Grey’s Anatomy

A décima sexta temporada de Grey’s Anatomy suspendeu as suas filmagens depois de gravar o episódio 21 da série (veja aqui). A ABC paralisou a produção por, no mínimo, duas semanas.

Supernatural

As gravações da 15ª e última temporada de Supernatural foram paralisadas (saiba mais aqui), mesmo não havendo nenhum caso de COVID-19 na equipe.

Séries de The Walking Dead

A décima primeira temporada de The Walking Dead e sua série derivada, Fear The Walking Dead, tiveram as gravações suspensas por cerca de um mês (saiba mais aqui).

A estreia de The Walking Dead: World Beyond, o novo spin-off da produção, estava marcado para ser lançado em abril, mas também foi adiado por causa da pandemia e chegará no dia 4 de outubro – entenda.

Já o final do décimo ano de The Walking Dead foi adiado pois ainda estava em pós-produção e não foi acabado a tempo por conta da pandemia (leia aqui). Agora, o episódio final será exibido no dia 4 de outubro e, como a décima primeira temporada não estreará este ano, a temporada atual ganhou seis episódios extras (saiba mais).

Friends

A tão aguardada reunião do elenco de Friends para um episódio especial foi adiada por causa da atual pandemia do novo coronavírus (veja mais). O especial seria gravado entre os dias 23 e 24 de março, na Califórnia, Estados Unidos. Agora, a reunião está sem data para acontecer.

Eventos

CCXP

A já tradicional CCXP, em São Paulo, acontecerá online este ano. Intitulado de CCXP Worlds, o evento será em dezembro deste ano, mas ainda não há muitas informações (saiba mais aqui).

Bienal do Livro de SP

A Bienal do Livro de São Paulo foi oficialmente adiada para 2022. Marcada inicialmente para acontecer entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro deste ano, a organização do evento optou por cancelar a edição deste ano (leia mais aqui).

BGS 2020

A Brasil Game Show acaba de anunciar que a edição de 2020 do evento não vai acontecer. Segundo os organizadores da BGS, o evento vai acontecer apenas em outubro de 2021 (saiba mais aqui).

Oscar 2021

O Oscar 2021 foi adiado para poder ter mais filmes elegíveis na cerimônia. A celebração aconteceria no dia 28 de fevereiro, mas agora está marcada para o dia 25 de abril de 2021 (leia mais aqui).

San Diego Comic-Con

A SDCC é um dos maiores eventos de cultura pop do mundo mas, depois de 50 anos de história, ela não acontecerá este ano. Os organizadores anunciaram as datas de 2021, mas não será possível realizar a convenção física em 2020 (saiba mais). Uma edição online aconteceu no mês julho; saiba tudo o que aconteceu aqui.

BlizzCon

A BlizzCon 2020 estava marcada para acontecer em novembro deste ano, mas foi cancelada por causa do coronavírus. Uma nova edição deve acontecer no começo de 2021 (saiba mais aqui).

Gamescom

O governo da Alemanha baniu todos os eventos presenciais do país até o final do mês de agosto, o que impediria a gamescom de acontecer, uma vez que o evento estava marcado para ser realizado entre os dias 25 e 29 de agosto. Agora, a organização anunciou que manterá a gamescom, mas de maneira virtual (saiba mais aqui).

SXSW

sxsw 2020

O SXSW 2020, um dos festivais de música, tecnologia e cinema mais influentes do mundo, foi cancelado (leia mais aqui). O evento aconteceria entre os dias 13 e 22 de março na cidade norte-americana de Austin, em Texas.

Star Wars Celebration

O evento oficial de Star Wars estava marcado para acontecer em agosto deste ano foi cancelado. A organização anunciou que retornará em 2022 (saiba mais aqui).

Halloween Horror Nights 2020

As já tradicionais Halloween Horror Nights nos parques da Universal Studios não vão acontecer este ano por causa da pandemia de COVID-19, o novo coronavírus. A edição seria especial de comemoração de 30 anos (saiba mais aqui).

AnimeJapan

animejapan 2020

A AnimeJapan, um dos maiores eventos de animação japonesa do mundo, cancelou a edição de 2020 (saiba sobre aqui), sem possibilidade de adiamento.  Ela aconteceria entre os dias 21 e 24 de março.

E3

A E3 2020 aconteceria entre os dias 9 e 11 de junho de 2020 no Los Angeles Convention Center, na Califórnia, EUA, mas foi cancelada por questões de segurança (veja aqui).

Tokyo Game Show 2020

A edição de 2020 da Tokyo Game Show, feira de games voltada ao público que acontece anualmente em Tóquio, no Japão, foi cancelada (leia mais aqui). O evento físico estava marcado para acontecer entre os dias 24 e 27 de setembro.

CinemaCon

CinemaCon, que aconteceria entre o final de março e o começo de abril em Las Vegas, foi cancelada. Os organizadores revelaram que não estavam conseguindo confirmar a presença de astros e diretores para as apresentações.

Wondercon

A WonderCon Anaheim, que aconteceria em abril deste ano, foi adiada (leia mais), mas ainda não há data para acontecer.

Perifacon

A PerifaCon anunciou que a edição de 2020 do evento foi cancelada (saiba mais sobre aqui). Inicialmente, ela estava marcada para os dias 11 e 12 de abril.

Vamos atualizando a lista de acordo com novas informações.