Quando se fala em Indiana Jones, você muito provavelmente lembra do aventureiro de Harrison Ford correndo de uma bola de pedra gigante, enfrentando nazistas ao lado de Sean Connery ou qualquer outro momento icônico dos quatro filmes da saga. Mas, e se alguém te dissesse que há todo um novo universo de histórias do arqueólogo que você talvez nem saiba que existe?
- Filmes de Indiana Jones já estão disponíveis no Disney+
- Indiana Jones e a Relíquia do Destino ganha novo trailer empolgante
Trata-se de The Adventures of Young Indiana Jones, ou O Jovem Indiana Jones, como ficou conhecida pelo público brasileiro. A série de TV dos anos 1990 explora os anos de formação do aventureiro em divertidas jornadas pelo mundo, com aquele tempero de humor que fez a fama da franquia. Em clima de nostalgia e no esquenta para a estreia de Indiana Jones e a Relíquia do Destino no fim de junho, o Nerdbunker resgata uma das maiores joias esquecidas do universo do herói:
Como assim “jovem Indiana Jones”?
Os fãs da franquia certamente lembram do prólogo de Indiana Jones e a Última Cruzada (1989), trazendo o saudoso River Phoenix como uma versão adolescente do herói. A divertida sequência traz a origem de várias marcas do herói, como o pavor de cobras, a cicatriz no queixo e, claro, o chapéu.
O sucesso do filme fez com que George Lucas (ele mesmo, também criador de Star Wars) maturasse a ideia de abordar os anos de formação do arqueólogo. Lucas quis misturar o tom de ação que conquistou os fãs da saga, mas também um lado educativo, colocando Indy ao lado de importantes figuras históricas em acontecimentos que moldaram a sociedade atual. A série, então, chegou ao ar em março de 1992, pela ABC norte-americana.
As 4 faces do Dr. Jones
O Jovem Indiana Jones partia de uma premissa simples a cada episódio, bem ao estilo “aventurinha da semana” que foi comum na TV da época. Os capítulos eram narrados por um Indiana idoso (George Hall), relembrando passagens da própria vida, encenadas então pelo pequeno Corey Carrier, como o Indy mirim, e Sean Patrick Flanery, como o Indiana jovem adulto. O astro Harrison Ford também deu o ar da graça em uma única participação, fazendo um Jones cinquentão.

A relação de Indy com o pai (vivido por Sean Connery em A Última Cruzada) e o desenvolvimento do espírito aventureiro do personagem corriam ao lado de Jones como testemunha ocular de boa parte dos acontecimentos históricos do século XX.
Basta dizer que, ao longo dos 22 episódios, Indiana Jones encontra figuras como Winston Churchill, Pancho Villa, Al Capone, Picasso e até o pai da psicanálise, Sigmund Freud.
Tudo isso recheado com um verdadeiro “quem é quem?” de estrelas convidadas, incluindo nomes como Catherine Zeta-Jones (Wandinha), Daniel Craig (007), Jeffrey Wright (Batman, Westworld), Ian McDiarmid (Star Wars), Max von Sydow (O Exorcista) e a lenda Christopher Lee (O Senhor dos Anéis).

Indiana Jones e o Desafio do Amadurecimento
Apesar do título da série, não espere a mesma ação e urgência dos quatro filmes da saga. O Jovem Indiana Jones era descrita, mesmo em 1992, como um grande estudo de personagem por George Lucas. Em entrevista ao New York Times, à época, o produtor diz:
“Se não fosse chamada Indiana Jones, a série nunca seria feita. Eu avisei à rede de TV que não seria igual aos filmes. Isso não é um longa de ação e aventura, mas sim de amadurecimento. Lidamos com problemas e ideias, não se trata de tecnologia ou misticismo. Pode não ser tão empolgante quanto o Indiana Jones que conhecemos, mas é muito mais poderoso emocionalmente.”
Talvez justamente por isso, a série não atingiu altos índices de audiência e acabou cancelada com apenas duas temporadas. Mesmo assim, o público brasileiro não ficou de fora da jornada do herói, já que O Jovem Indiana Jones foi exibida pela TV Globo em agosto de 1992.
Onde assistir a O Jovem Indiana Jones?
Caçar a série é um verdadeiro desafio para os fãs da franquia, quase tão grande quanto a busca pela Arca da Aliança ou a Caveira de Cristal. O Jovem Indiana Jones saiu em DVD no início dos anos 2000, em box bonitão, mas apenas no exterior.
O formato traz os episódios da série reeditados como 22 telefilmes de 2 horas cada e reorganizados para seguir a ordem cronológica da infância à juventude do personagem. A versão traz alguns sacrifícios, já que as sequências de George Hall como o Indy de 93 anos foram cortadas, mas preservam boa parte do material de forma até mais coerente do que a exibição original na TV.

Os fãs brasileiros tiveram um lampejo de esperança com o anúncio de que a série entraria para streaming no Disney+ junto com os 4 filmes da franquia, mas ficamos a ver navios, já que o título ficou de fora do catálogo brazuca do streaming. O Nerdbunker entrou em contato com a assessoria de imprensa do streaming, siga de olho no site para maiores novidades.
A nós, resta a torcida de que O Jovem Indiana Jones chegue ao catálogo do país, como uma nova forma de desbravar uma preciosíssima parte do passado do herói, antes da última cavalgada de Harrison Ford até o crepúsculo.