Confira os principais lançamentos de jogos de 2023

Baldur's Gate 3, Alan Wake 2, Zelda: Tears of the Kingdom, Resident Evil 4, Hi-Fi Rush e mais

Tayná Garcia Publicado por Tayná Garcia
Confira os principais lançamentos de jogos de 2023 Baldur's Gate 3/Larian Studios/Divulgação

Com muitos lançamentos de peso e surpresas, 2023 foi um ano cheio de emoções para quem é fã de videogames.

Um dos jogos que mais sacudiram 2023 foi Baldur’s Gate 3, aguardado RPG do Larian Studios que não apenas foi rotulado como Jogo do Ano por boa parte da comunidade, como também venceu o prêmio no The Game Awards.

Outros destaques estão Alan Wake 2, que foi uma surpresa até para os próprios fãs; a sequência de Marvel’s Spider-Man com Venom; o remake de Resident Evil 4 que renovou um clássico; e a dupla de peso da Nintendo, com Zelda: Tears of the Kingdom e Super Mario Bros. Wonder.

Além disso, no meio do cenário indie, Sea of Stars, Cocoon e Dredge não deixaram de conquistar muitos corações de jogadores.

Foram muitos lançamentos que fizeram 2023 ser insano para videogames — e, por isso, decidimos listar os principais jogos do ano em um lugar só! Confira logo abaixo:

1 – Dead Space

(Imagem: Dead Space/Electronic Arts/Divulgação)

Desenvolvido pelo Motive Studio, da Electronic Arts, o remake de Dead Space entregou uma versão aprimorada que acerta em cheio ao preservar a experiência original e expandir suas qualidades ao mesmo tempo.

A nova versão expandida do jogo de 2008 apresentou uma jogabilidade repaginada, gráficos modernizados e até áudio atualizado, alegrando o coração dos fãs de terror.

  • Plataformas: PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC

2 – Hi-Fi Rush

(Imagem: Hi-Fi Rush/Tango Gameworks/Divulgação)

De surpresa, a Tango Gameworks lançou Hi-Fi Rush, jogo que mistura ação e ritmo, no finalzinho de janeiro — e que já se tornou um dos mais aclamados do ano.

O game conquistou muitos jogadores pelo gameplay frenético, visual colorido, personagens memoráveis e humor bem equilibrado entre o pastelão e o culto.

  • Plataformas: Xbox Series X|S, PC

3 – Metroid Prime Remastered

(Imagem: Metroid Prime Remastered/Nintendo/Divulgação)

A Nintendo também decidiu começar 2023 com um lançamento surpresa: uma remasterização do Metroid Prime.

A nova versão foi aclamada por repaginar totalmente o visual e adaptar bem a jogabilidade para os Joy-Cons, oferecendo a edição definitiva de um clássico.

  • Plataformas: Nintendo Switch

4 – Octopath Traveler II

(Imagem: Octopath Traveler II/Square Enix/Divulgação)

Para alegrar os amantes de RPG de turno, a Square Enix lançou Octopath Traveler II, sequência direta do jogo de 2018.

O game foi aclamado por não apenas manter toda a essência do gênero, mas também elevar a história e a jogabilidade do antecessor.

  • Plataformas: Nintendo Switch

5 – Resident Evil 4

(Imagem: Resident Evil 4/Capcom/Divulgação)

Após quase 20 anos, o clássico do survival horror está de volta! O remake de Resident Evil 4 chegou em março de 2023 e agradou (e muito) a crítica especializada e os fãs — incluindo nós, do NerdBunker.

Desenvolvido com o motor gráfico RE Engine, o jogo é uma recriação fiel ao original, apresentando gráficos e jogabilidade atualizados para deixar a experiência mais moderna, mas sem perder a essência.

  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC

6 – DREDGE

(Imagem: DREDGE/Black Salt Games/Divulgação)

Com um toque lovecraftiano, DREDGE é um jogo de aventura com foco em pescar criaturas marinhas… que vão ficando cada vez mais esquisitas.

O indie foi aclamado pela jogabilidade viciante e história misteriosa, em que o jogador explora um mar cheio de segredos e precisa gerenciar a pesca.

  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Nintendo Switch, PC

7 – Dead Island 2

(Imagem: Dead Island 2/Deep Silver/Divulgação)

Ninguém acreditava, mas 2023 teve Dead Island 2! Após oito anos em desenvolvimento e várias trocas de estúdio, o jogo finalmente chegou com humor ácido e muita pancadaria contra mortos-vivos.

A sequência não deixou os problemas de bastidores afetarem o resultado final, apresentando um RPG de ação bem-humorado, competente e banhado em sangue de zumbis.

  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC

8 – Honkai: Star Rail

(Imagem: Honkai: Star Rail/miHoYo/Divulgação)

O estúdio miHoYo, que criou Genshin Impact, chegou com uma novidade de peso em 2023: Honkai: Star Rail.

O jogo é um RPG que mistura fantasia e ficção científica, possibilitando viagens e exploração pelo espaço e diferentes planetas.

  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, PC, Android, iOS

9 – Star Wars Jedi: Survivor

(Imagem: Star Wars Jedi: Survivor/Electronic Arts/Divulgação)

Sequência direta do aclamado Jedi: Fallen OrderStar Wars Jedi: Survivor retoma a fórmula de mundo aberto e o protagonista Cal Kestis, que agora é um Jedi e precisa lutar contra as forças do Império das sombras.

O jogo apresentou uma aventura divertida, empolgante e com toda a essência de uma história Star Wars, mas deixou a desejar em termos de performance, com alguns problemas de desempenho no lançamento.

  • Plataformas: PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC

10 – Redfall

(Imagem: Redfall/Arkane/Divulgação)

Redfall é o novo FPS do estúdio Arkane, conhecido por Deathloop, Prey e Dishonored, com estrutura de mundo aberto e elementos multiplayer.

O jogo de tiro, no entanto, teve um lançamento conturbado e não atendeu as expectativas dos jogadores.

  • Plataformas: Xbox Series X|S, PC

11 – Zelda: Tears of the Kingdom

(Imagem: Zelda: Tears of the Kingdom/Nintendo/Divulgação)

Um dos jogos mais esperados de 2023, Zelda: Tears of the Kingdom é a sequência direta do aclamado Breath of the Wild.

O jogo é um mergulho em queda livre no conceito de liberdade e na clássica lenda da franquia, expandindo a essência de seu antecessor.

  • Plataformas: Nintendo Switch

12 – The Lord of the Rings: Gollum

(Imagem: The Lord of the Rings: Gollum/Daedalic Entertainment/Divulgação)

Uma das surpresas — porém, negativas — do ano foi The Lord of the Rings: Gollum, game baseado no universo de O Senhor dos Anéis que tem Gollum como protagonista.

O jogo prometia uma mescla de aventura e furtividade, mas decepcionou os jogadores pela história e gameplay, que deixaram a desejar, além de apresentar vários problemas gráficos e de performance.

  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC

13 – Street Fighter 6

(Imagem: Street Fighter 6/Capcom/Divulgação)

A Capcom não estava brincando, e a pancadaria clássica voltou com tudo em Street Fighter 6.

O game arrancou elogios da crítica especializada e dos fãs pelos modos variados de jogo, estética colorida, exploração livre em terceira pessoa, recursos de acessibilidade e jogabilidade viciante.

  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC

14 – Amnesia: The Bunker

(Imagem: Amnesia: The Bunker/Frictional Games/Divulgação)

Ambientado na Primeira Guerra Mundial, Amnesia: The Bunker é um survival horror que coloca você na pele de um soldado francês que é levado para um bunker alemão.

O jogo é um novo capítulo da franquia Amnesia, que eleva as qualidades dos antecessores e é uma das experiências mais aterrorizantes da saga — e do ano.

  • Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X|S, PC

15 – Diablo IV

(Imagem: Diablo IV/Blizzard/Divulgação)

Diablo IV marca o tão esperado retorno da franquia 11 anos após o terceiro lançamento da série principal.

Com uma jogabilidade diabolicamente viciante, o jogo apresenta um mundo gigantesco e repleto de histórias sombrias e cativantes, árvore de habilidades robusta e muito conteúdo endgame.

  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC

16 – Final Fantasy XVI

(Imagem: Final Fantasy XVI/Square Enix/Divulgação)

Ifrit finalmente veio a nós com Final Fantasy XVI!

O 16º jogo da linha numerada de Final Fantasy é um RPG de ação com uma história trágica, combate com muitas possibilidades e um mundo repleto de magia. A recepção, em sua maior parte, foi positiva, tanto pela crítica especializada quanto pelos fãs.

  • Plataformas: PlayStation 5

17 – Pikmin 4

(Imagem: Pikmin 4/Nintendo/Divulgação)

Uma das franquias de estratégia em tempo real mais peculiares da Nintendo fez um retorno em 2023, com um jogo que serve como uma excelente porta de entrada para a franquia.

Pikmin 4 foi aclamado por ter uma jogabilidade intuitiva, cenários bem diversificados e novidades substanciais para a série. Além de ter localização em português brasileiro.

  • Plataformas: Nintendo Switch

18 – Remnant 2

(Imagem: Remnant 2/Gearbox/Divulgação)

A franquia de RPG de ação da Gearbox voltou (e com tudo!) em 2023, com Remnant 2.

Repetindo a fórmula de aventura com opção cooperativa para até três jogadores, o game arrancou elogios da crítica especializada e da comunidade pela dose de tiroteio frenético contra monstros bizarros e muita diversão.

  • Plataformas: PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC

19 – Baldur’s Gate 3

(Imagem: Baldur’s Gate 3/Larian Studios/Divulgação)

Baldur’s Gate 3 era um jogo muito aguardado pelos fãs de RPG e, é claro, RPG de mesa. Mas até mesmo os jogadores que estavam ansiosos acabaram sendo surpreendidos com a qualidade e a quantidade de conteúdo no novo título da Larian Studios.

Não à toa, o game conquistou uma base imensa de jogadores logo nas primeiras semanas — e também já se tornou o jogo mais bem avaliado de 2023 no Metacritic.

  • Plataformas: PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC

20 – The Texas Chain Saw Massacre

(Imagem: The Texas Chain Saw Massacre/Sumo Digital/Divulgação)

The Texas Chain Saw Massacre é um multiplayer assimétrico inspirado em O Massacre da Serra Elétrica, clássica franquia de terror da década de 1970.

O jogo coloca três jogadores no controle dos assassinos e quatro como as vítimas que precisam encontrar uma maneira de sobreviver.

  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC

21 – Blasphemous 2

(Imagem: Blasphemous 2/Team17/Divulgação)

Blasphemous 2, a sequência do metroidvania blasfemo da Team17, sacudiu o cenário indie em 2023.

O jogo foi aclamado por elevar as qualidades do antecessor, expandindo o conceito obscuro da ambientação e da jogabilidade ao estilo hack’n’slash.

  • Plataformas: PlayStation 5, Xbox Series X|S, Nintendo Switch, PC

22 – Armored Core VI: Fires of Rubicon

(Imagem: Armored Core VI: Fires of Rubicon/FromSoftware/Divulgação)

A FromSoftware, aclamada pela série de jogos ao estilo Soulsborne como Dark Souls, Bloodborne e Elden Ring, não deixou 2023 passar em branco. Mas com outra franquia que estava esquecida até então: Armored Core.

O sexto capítulo esbanjou todo o estilo, fluidez e jogabilidade frenética que tornou a franquia de mechas tão amada.

  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC

23 – Sea of Stars

(Imagem: Sea of Stars/Sabotage Studio/Divulgação)

Desenvolvido pelos mesmos criadores de The Messenger, Sea of Stars é um novo jogo de aventura que se inspira fortemente em JRPGs clássicos, como Chrono Trigger.

O título indie conquistou o coração de muitos gamers com o visual pixelado, personagens carismáticos e jogabilidade divertida.

  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC

24 – Starfield

(Imagem: Starfield/Bethesda/Divulgação)

Descrito como um “Skyrim no espaço” pela BethesdaStarfield é mais novo RPG do estúdio, que é ambientado no espaço sideral e apresenta dezenas de planetas exploráveis.

O aguardado jogo entrega um mundo com muito conteúdo para explorar e alegrou os fãs do gênero.

  • Plataformas: Xbox Series X|S, PC

25 – Mortal Kombat 1

(Imagem: Mortal Kombat 1/NetherRealm/Divulgação)

Mortal Kombat 1 entrega um “universo renascido” para a aclamada franquia da NetherRealm e tem, como principal novidade, o sistema de “Kameo Fighters”, que possibilita combos com um segundo lutador parcialmente controlável.

Com muita pancadaria, sangue e tripas, o game foi aclamado pela crítica e pelos fãs — e provou que 2023 é um excelente ano para ser fã de joguinhos de luta!

  • Plataformas: PC, PlayStation 5, Xbox Series X|S, Nintendo Switch

26 – Lies of P

(Imagem: Lies of P/Neowiz/Divulgação)

Lies of P é um RPG de ação ao estilo soulslike, que se inspira no clássico Pinóquio e apresenta uma estética gótica da Era Vitoriana.

O jogo é como uma sequência espiritual de Bloodborne, sendo uma versão condensada — mas não menos desafiadora — de um Soulsborne.

  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC

27 – PAYDAY 3

(Imagem: PAYDAY 3/Deep Silver/Divulgação)

Com críticas mornas, a franquia PAYDAY retornou em 2023 com um terceiro jogo.

Apesar de entregar mais uma experiência divertida de tiro e assalto, a comunidade não ficou feliz com a “burocracia” para jogar, como problemas nos servidores, a necessidade de criar contas e conectar à internet mesmo em partidas single-player.

  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC

28 – COCOON

(Imagem: COCOON/Annapurna Interactive/Divulgação)

Outro indie que chamou a atenção em 2023 foi COCOON, um jogo de aventura com foco em quebra-cabeças da Annapurna Interactive.

Com uma jogabilidade simples e intuitiva, o game foi aclamado pela ambientação misteriosa e puzzles inteligentes.

  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC e Nintendo Switch

29 – Assassin’s Creed Mirage

(Imagem: Assassin’s Creed Mirage/Ubisoft/Divulgação)

Assassin’s Creed retorna em 2023 com Mirage, cuja proposta é retomar as raízes da franquia — e cumpre o prometido.

Sendo ambientado em Bagdá, o jogo tem Basim (de Assassin’s Creed Valhalla) como protagonista e aposta em uma jogabilidade fluida e focada na furtividade, sendo uma bela homenagem aos primeiros títulos da série.

  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC

30 – Forza Motorsport

(Imagem: Forza Motorsport/Xbox/Divulgação)

A franquia de corrida de Xbox voltou a acelerar em 2023 com Forza Motorsport.

O jogo foi aclamado por ter uma experiência concisa, com mudanças na campanha e modo multiplayer, além de uma dedicação extra à simulação do esporte.

  • Plataformas: Xbox Series X|S, PC

31 – Sonic Superstars

(Imagem: Sonic Superstars/SEGA/Divulgação)

O ouriço velocista da SEGA não foi deixado para trás em 2023. Sonic Superstars é o mais novo jogo da franquia, que adiciona um toque moderno à clássica fórmula 2D.

Com vários personagens jogáveis e um modo cooperativo, o título cumpre o objetivo de ser uma homenagem ao legado do personagem. Além de uma boa porta de entrada aos novos fãs que chegaram com os filmes live-action.

  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch, PC

32 – Hellboy: Web of Wyrd

(Imagem: Hellboy: Web of Wyrd/Dark Horse Comics/Divulgação)

Com a colaboração da Dark Horse Comics e do criador Mike Mignola, a franquia Hellboy ganhou um novo jogo em 2023.

Hellboy: Web of Wyrd é um roguelike com história original e gráficos inspirados em quadrinhos, que agradou os fãs do demônio.

  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch, PC

33 – Marvel’s Spider-Man 2

(Imagem: Marvel’s Spider-Man 2/Insomniac Games/Divulgação)

Marvel’s Spider-Man 2 é a sequência do aclamado jogo da Insomniac Games, que apresenta dois protagonistas jogáveis: Peter Parker e Miles Morales.

Oferecendo uma boa dose de diversão com o Homem-Aranha, o game foi aclamado pela expansão na jogabilidade e história com a presença de Venom.

  • Plataformas: PlayStation 5

34 – Super Mario Bros. Wonder

(Imagem: Super Mario Bros. Wonder/Nintendo/Divulgação)

A aventura clássica do encanador bigodudo retornou para mexer com os jogos de 2023 — e com mecânicas inéditas.

Super Mario Bros. Wonder é o mais nova aventura de plataforma do encanador bigodudo, que foi aclamado por trazer novidades à clássica fórmula 2D da franquia.

  • Plataformas: Nintendo Switch

35 – Lethal Company

(Imagem: Lethal Company/Zeekerss/Divulgação)

Lethal Company é um jogo cooperativo de terror e sobrevivência, que conquistou a comunidade por gerar experiências bizarramente hilárias.

Apesar de ainda estar em acesso antecipado, o game começou a montar uma boa base de fãs — e merece um destaque em 2023!

  • Plataformas: PC

36 – Alan Wake 2

(Imagem: Alan Wake 2/Remedy/Divulgação)

Após 10 anos, Alan Wake está de volta com um novo jogo, que superou as expectativas até mesmo dos fãs mais hypados.

A sequência é o primeiro survival horror do estúdio Remedy, surpreendendo com uma história inteligente que conversa com a jogabilidade.

  • Plataformas: PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC

37 – Jusant

(Imagem: Jusant/DONTNOD/Divulgação)

Jusant é um jogo de plataforma do estúdio DONTNOD, o mesmo do aclamado Life is Strange.

Com um estilo à la Journey, o game coloca o jogador na pele de um andarilho solitário e foi elogiado pela história e jogabilidade contemplativas.

  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, PC

38 – Super Mario RPG

(Imagem: Super Mario RPG/Nintendo/Divulgação)

Super Mario RPG é um remake do clássico RPG de Super Nintendo, originalmente lançado em 1996.

A nova versão moderniza o jogo, que apresenta uma história inusitada no Reino dos Cogumelos (com Bowser se unindo ao grupo de Mario), com gráficos totalmente repaginados.

  • Plataformas: Nintendo Switch

39 – Persona 5 Tactica

(Imagem: Persona 5 Tactica/Atlus/Divulgação)

O universo de Persona 5 foi expandido mais uma vez, mas em um território bem diferente.

Persona 5 Tactica é um RPG tático que serve como mais um spin-off, oferecendo uma aventura inédita dos Phantom Thieves.

  • Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Nintendo Switch, PC

40 – Avatar: Frontiers of Pandora

(Imagem: Avatar: Frontiers of Pandora/Ubisoft/Divulgação)

Avatar: Frontiers of Pandora é a mais nova tentativa da Ubisoft em explorar o potencial do denso universo dos filmes de Avatar, criado pelo cineasta James Cameron.

  • Plataformas: PlayStation 5, Xbox Series X|S, PC

Mais lançamentos

Não para por aí! Também separamos uma breve listinha de menções honrosas, com outros jogos de 2023 que merecem atenção (e se prepare, porque são muitos).

Veja abaixo:

Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1