Friends conquistou muitas pessoas, mas Jennifer Aniston acredita que não é tão fácil agradar as novas gerações com a sitcom de 1994. De acordo com a atriz, os jovens de hoje consideram o humor do programa ofensivo.
Em entrevista para a AFP, Aniston explicou que fazer comédia hoje em dia se tornou mais complexo, pois é preciso tomar muito cuidado com as sensibilidades do público. Em suas palavras:
“[No passado] você podia brincar sobre um fanático/intolerante e rir – era histérico. E era sobre educar o público sobre como as pessoas eram ridículas. E agora não temos permissão para fazer isso.[...] Há toda uma geração de pessoas, crianças, que agora estão voltando aos episódios de Friends e os consideram ofensivos. Houve coisas que nunca foram intencionais e outras … bem, deveríamos ter pensado melhor, mas não acho que houve uma sensibilidade como há agora.”

Friends possui uma série de piadas envolvendo gordofobia, homofobia, entre outros tópicos que hoje são debatidos e cobrados em produções para TV, cinema e semelhantes. Cocriadora da sitcom, Marta Kauffman falou em 2022 que se arrepende de certas decisões que influenciaram o caminho da produção. A falta de diversidade no elenco e a personagem de Kathleen Turner (figura paterna de Chandler que é uma mulher trans), por exemplo, foram pontos comentados.
“Nós ficamos nos referindo a ela como o pai de Chandler, embora o pai de Chandler fosse trans. Pronomes ainda não eram algo que eu entendia. Portanto, não nos referimos a essa personagem como ela. Isso foi um erro.[...] Aprendi muito nos últimos 20 anos. Admitir e aceitar a culpa não é fácil. É doloroso se olhar no espelho. Estou envergonhado por não saber melhor há 25 anos."
Friends acompanha a vida de seis jovens em Nova York. As 10 temporadas podem ser assistidas no HBO Max.
- Friends teve cenas alteradas na China para esconder romance lésbico, diz site
- Matthew Perry se desculpa após frase polêmica sobre Keanu Reeves em livro
Fonte: Los Angeles Times