Faltam poucos dias para o Natal e, com ele, chegam as decorações, presentes e programações especiais na TV. É normal assistirmos produções que mostram uma celebração bastante invernal, com a neve que geralmente aparece no Hemisfério Norte nessa época do ano. No entanto, sabemos bem que o espírito natalino é quente e diverso nas terras brasileiras.
Para os amantes de animações, o Cartoon Network passará sua programação de festas no dia 9 de dezembro - e teremos felicidade de ver um Natal latino-americano através do especial de Natal do Irmão do Jorel, intitulado Irmão do Noel. A animação lançada em 2014 é uma produção do Copa Studio, sediado no Rio de Janeiro, e acompanha o filho caçula de uma excêntrica família. Durante a CCXP 2022, o NerdBunker teve a oportunidade de conversar com Zé Brandão (produtor do programa) e Andrei Duarte (cenarista e intérprete de voz do irmão do Jorel) para saber alguns segredos desse episódio celebrativo.
Já de início, Zé Brandão assegura que o Natal da família do Jorel apresentará várias características com as quais estamos acostumados no Brasil. Acompanharemos os diversos personagens diferentes entre si, mas, como explica o produtor, "Irmão do Jorel é sobre uma família".
"A gente tem que fazer um especial de Natal que seja quente, no verão, com uva passa no arroz, muito suor, com objetos na cristaleira que nunca saem da cristaleira, a não ser no Natal, muitas frutas cristalizadas. [...] O telefone da rua do irmão do Jorel não é a cabine telefônica do Super-Homem, é um orelhão. O carro da família é um Fusca. E o Natal não podia deixar de ser tipicamente brasileiro. [...] A gente não tem exatamente a piada do tio do pavê, mas a gente tem coisas adjacentes, ali no mesmo campo semântico."
Brandão acrescenta que cada participante da festa terá sua função. A grande missão de Edson, por exemplo, é colocar luzes em toda a casa, enquanto Danusa quer produzir uma ceia saudável. Jorel tem a missão de embelezar. A Vovó Juju não só é o coração de tudo, mas também conta as lendas de Natal. E a Vovó Gigi fica esperando os presentes.
Outra pessoa bastante importante é Carlos Felino, líder da banda Cuecas em Chamas e morador da garagem da casa do Jorel. Seu grande objetivo é fazer um disco de Natal, e será o irmão do Jorel quem vai explicar pra ele como funciona o espírito natalino.
"[Zé Brandão:] Ele [Carlos Felino] não consegue entender: se o Natal é no dia 25, por que se comemora no dia 24? Se faz tanto calor no Brasil, por que tem tanta neve? Por que, em certas casas, a ceia é antes dos presentes ou depois dos presentes? E por que tem tanto duende no Natal se, infelizmente, os duendes estão extintos no Brasil? Então, o irmão do Jorel tem essa ideia, junto com a Lara, de levar o Carlos Felino na casa de todo mundo pra ele ver o Natal de todo mundo e ter uma inspiração pra fazer uma música natalina pro disco encomendado pela Shostners & Shostners."
Irmão do Jorel - Especial de Natal: Irmão do Noel/HBO Max/Cartoon Network/ DivulgaçãoComo mencionado, um dos pilares do episódio será a música, mas as canções clássicas dividirão o espaço com uma trilha sonora bem mais punk. Afinal, quem fez a voz do irmão do Noel foi João Gordo, dos Ratos de Porão.
"Se o irmão do Jorel é esse garoto que vive à sombra do irmão, a gente pensou: Como deve ser a vida do irmão do Noel? Será que ele não vive à sombra do irmão?"
E, como Zé Brandão e Andrei Duarte mencionam, o especial de Natal do irmão do Jorel terá várias mensagens. Não recebemos todos os spoilers, mas a ideia é a seguinte:
"[Zé Brandão:] O Natal é inevitável. Ele sempre chega. Você pode gostar, você pode não gostar, mas o Natal sempre chega e você vai passar por ele. [...] É claro que, por ser um especial de Natal, tem sim uma mensagem familiar, é lógico...Irmão do Jorel é sobre uma família...mas quem não gosta também vai se sentir representado. [...][Andrei Duarte:] O que pode ser esperado? Altas aventuras brutais, falta de neve, muito calor, muito suor, um Natal para todos..."

Até o episódio infinito!
Brandão e Duarte também comentaram sobre o futuro do Irmão do Jorel e o objetivo é ir ainda mais longe. De acordo com eles, a quinta temporada está nas fases iniciais de criação, mas podemos esperar várias novidades:
"A gente tá começando a escrever as primeiras sinopses, mas o que eu posso dizer é que Irmão do Jorel nunca é exatamente igual de uma temporada pra outra. Então vocês vão ver mudanças na abertura, como sempre acontece, vocês vão ver o irmão do Jorel focando mais em alguns objetos, em alguns membros da família, alguns outros cânones da série. Acho que vocês podem esperar arcos narrativos que se estendem por alguns episódios, muita comédia e música."
No entanto, a essência do irmão do Jorel, que muitos acompanham e adoram, continuará presente "até o episódio infinito":
"[Zé Brandão:] Em Irmão do Jorel, a gente tenta fazer graça com tudo. Eu acho que essa é uma coisa da essência do Irmão do Jorel que nunca se perdeu. A gente faz graça com tudo: com nós mesmos, com o fato de como é produzir um desenho animado, com o Brasil, com o mundo, tudo é motivo de graça.[Andrei Duarte:] O irmão do Jorel, por ele não ter nome, todo mundo se identifica. Todo mundo aqui tem um pouco do irmão do Jorel. E isso mantém a magia viva."

O NerdBunker teve a oportunidade de assistir Irmão do Jorel - Especial de Natal: Irmão do Noel antes do lançamento e as promessas de Zé Brandão e Andrei Duarte são completamente válidas. Espectadores poderão curtir o espírito natalino de forma diversa e divertida, cheio de piadas bem pensadas - do "jeitinho Irmão do Jorel de ser". E o gostinho de "quero mais" obviamente aparece.
O especial de Natal do Irmão do Jorel será parte de uma programação natalina de duas horas do Cartoon Network em 9 de dezembro, a partir das 18h (no horário de Brasília). O episódio estará disponível na HBO Max no mesmo dia, e você pode assistir às primeiras quatro temporadas da animação no mesmo serviço de streaming.