Jogo do Irmão do Jorel e a entrevista mais importante da galáxia

Conversamos com Zé Brandão e Jandê Farias, as principais mentes por trás do point and click brasileiro

Tayná Garcia Publicado por Tayná Garcia
Jogo do Irmão do Jorel e a entrevista mais importante da galáxia

2022 é mais um ano em que a indústria brasileira marca uma forte presença no mundo dos videogames. E, entre os títulos mais aguardados, está Irmão do Jorel e o JOGO mais importante da galáxia.

Como o próprio nome indica, o game é inspirado na série animada Irmão do Jorel e promete entregar uma experiência que faz as pessoas sentirem que estão literalmente jogando um episódio da animação.

Para entender melhor o que vem aí, tivemos a oportunidade de conversar sobre o jogo, a história e, é claro, algumas receitas com abacate com as principais mentes por trás do projeto: Zé Brandão, cofundador e diretor criativo da Copa Studio; e Jandê Farias, designer da Double Dash Studios.

Como o projeto começou

A criação de um game do Irmão do Jorel não é novidade, uma vez que já tivemos alguns títulos sendo lançados para navegadores nos últimos anos. Mas Zé Brandão conta que a vontade de fazer algo maior, para mais plataformas, sempre existiu e foi colocada em prática no início de 2020.

A ideia inicial partiu da Copa Studio, responsável pela produção da série, mas não demorou para a Double Dash, estúdio brasileiro conhecido por Sky Racket, se juntar ao projeto. “Nós somos muito fãs da série e amamos a ideia, então tudo caiu como uma luva”, explica Jandê sobre a parceria.

jogo irmão do jorel
Toda a estética do título é idêntica à da animação

Assim como boa parte da população no ano do início da pandemia, os desenvolvedores trabalharam no projeto de forma remota. A produção fluiu tão bem que o formato se manteve até depois da flexibilização do isolamento social. “Não sei nem se tenho certeza qual é a altura do Jandê porque sempre nos vemos só por quadradinhos!”, brinca Brandão.

Com a parceria fechada entre os estúdios, um dos primeiros passos foi decidir um nome para o game. E o inusitado “Irmão do Jorel e o JOGO mais importante da galáxia” foi uma ideia de Juliano Enrico, criador de Irmão do Jorel.

“Irmão do Jorel tem uma linguagem que brinca muito com o superlativo, com a ideia de que tudo é grandioso. […] Foi o próprio Juliano que sugeriu o ‘jogo mais importante da galáxia’. E, para mim, esse nome sempre surge na voz dos personagens. Então imaginei o narrador dos filmes do Steve Magal anunciando esse título. É justamente por isso também que nosso teaser tem essa narração.”

Um escopo ambicioso e bem-humorado

Com inspiração no clássico Day of the Tentacle da LucasArts e na saga The Walking Dead da Telltale, o jogo do Irmão do Jorel é uma aventura ao estilo point and click com foco na solução de quebra-cabeças. Mas não é tão simples quanto parece.

De acordo com Jandê, os puzzles têm uma “lógica duvidosa” que é baseada no tom e no humor da série animada. A ideia é que o jogador use a criatividade para encontrar maneiras de usar objetos aparentemente inúteis na solução de problemas.

“Você tem que resolver os quebra-cabeças usando objetos que não necessariamente seriam usados para aquilo. Tem vários momentos no jogo que você precisa pensar fora da caixa. […] Uma porta não será aberta com uma chave, talvez seja preciso usar outra coisa.”

jogo irmão do jorel
Como uma caixa de leite pode ser útil em uma garagem? Esse é um dos problemas que você terá que resolver

Os desenvolvedores ainda afirmam que o game conta com mais de 5 mil linhas de diálogos porque querem que a maioria das interações, mesmo as erradas, gerem reações e falas únicas.

Uma história de outro mundo (literalmente)

Irmão do Jorel e o JOGO mais importante da galáxia apresenta uma história inédita que, apesar de não ter ligações diretas com os acontecimentos da série animada, não deixa de ter referências e easter eggs para os fãs mais assíduos.

Sendo dividida em três capítulos, a trama é focada em uma aventura espacial que começa com a queda de um videogame misterioso do céu. Além de ser “inspirada em filmes de ficção científica do final dos anos 1980 e início dos anos 1990”, conforme conta Brandão.

Ao todo, 30 personagens, tanto clássicos quanto novos, aparecem na história em algum momento. E tudo fará parte do cânone da franquia. O diretor da Copa Studio ainda avisa que veremos alguns dos rostos do jogo aparecendo na série animada no futuro.

Já temos a impressão de que ficaremos assim a cada puzzle solucionado!

Apesar de ter muito conteúdo para aquecer o coração de quem já é fã, o projeto também tem o propósito de servir como uma porta de entrada para o universo de Irmão do Jorel e até para o gênero point and click.

Segundo Zé Brandão e Jandê, tudo foi pensado de uma maneira que funciona de forma isolada e também para quem não é familiarizado com videogames. Os comandos são simples e diretos e, além disso, os estúdios já trabalham em uma versão em inglês do título para introduzir a franquia fora do Brasil.

A princípio, o game do Irmão do Jorel será lançado apenas para PC e dispositivos móveis, mas a vontade dos desenvolvedores é alcançar mais plataformas no futuro. Só que isso depende de quanto sucesso terá quando for lançado no final deste ano.

Então só nos resta esperar pelo jogo mais importante da galáxia, enquanto batemos aquela vitamina de abacate.


Irmão do Jorel e o JOGO mais importante da galáxia será lançado no fim de 2022 para Android, iOS e PC (via Steam).

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1