Horizon Chase 2 é a sequência do aclamado Horizon Chase, lançado originalmente em 2015, que se inspira em games de corrida dos anos 1980 e 1990. O jogo já está disponível, mas apenas para iOS no momento – com a versão de PC e consoles confirmada para 2023.
- BGS 2022 reflete a transformação dos games durante a pandemia
- Street Fighter 6 resgata a franquia com estilo e atenção aos novatos
Durante a BGS 2022, tivemos a oportunidade de conversar com o designer-chefe Matheus Cunegato que, em um papo tão indie que até aconteceu no chão da feira, revelou várias curiosidades sobre o projeto do estúdio Aquiris, localizado no Rio Grande do Sul.
Uma sequência do zero
Cunegato entrou para o Aquiris como designer em 2017 e, curiosamente, o motivo foi o próprio Horizon Chase. Grande fã da franquia e de jogos de corrida no geral, isso o incentivou a ingressar no estúdio gaúcho, que fez muito sucesso no gênero. “Virei muito fã com a chegada do Horizon Chase Turbo. Joguei mais do que gostaria de admitir!”, conta.

Com a paixão pela saga e alguns anos na equipe, Cunegato se tornou o designer-chefe de Horizon Chase 2, que começou a ser desenvolvido em 2020 – quando a pandemia da COVID-19 atingiu o mundo. Assim, os desenvolvedores passaram a trabalhar remotamente no projeto, algo que foi desafiador, mas trouxe mais maturidade à equipe.
No entanto, esse não foi o único desafio no desenvolvimento. A ideia do estúdio não era apenas expandir o primeiro game, mas criar uma sequência que justificasse sua existência. Assim, eles optaram por desenvolver um jogo do zero, com o uso até de um motor gráfico diferente e mais moderno.
Isso fez com que fosse possível evoluir as ideias e a essência do primeiro título. Desta vez, o jogo é completamente 3D e apresenta cidades que foram modeladas à mão, resultando em um level design mais perceptivo e imersivo com várias novidades.
“Ficamos com receio de só trabalhar em cima do que a gente já tinha, então resolvemos começar do zero. Todos os carros do segundo jogo são autorais, o design e os traçados das pistas são totalmente diferentes e a trilha sonora é nova. A estrutura se mantém, com a viagem pelo mundo e os torneios. Mas, em termos de gameplay, mudamos o que precisava de melhorias e mantivemos o que a gente já curtia.”
As mudanças ainda contaram com uma ajudinha da própria comunidade. Cunegato explica que a maioria dos fãs é muito apaixonada pela franquia e engajada nas redes sociais, oferecendo feedback e sugestões – que foram aproveitadas pelos desenvolvedores.
Alguns dos pedidos que mais apareciam eram multiplayer online e mais opções de customização e melhorias para os carros, que estão presentes na sequência. "Temos uma comunidade muito ativa, com até canal no Discord. O pessoal é extremamente engajado e apaixonado pelo jogo. Tem gente lá que joga há quatro ou cinco anos para bater recorde. É até meio preocupante! [risos] Mas todos são muito engajados, gostamos demais da comunidade", explica.
No entanto, a tarefa não foi apenas ouvir os fãs. O designer explica que eles também aproveitaram os comentários para pensar em novidades que poderiam surpreender positivamente os jogadores até nos pequenos detalhes, como trazer referências brasileiras e elementos que normalmente não aparecem em jogos de corrida mais conhecidos, como pistas em locais inusitados: Tailândia, Marrocos, Vermont e até Canela, cidade do Rio Grande do Sul.

Por fim, Cunegato não revela os planos da Aquiris para o futuro, mas explica que a vontade do estúdio em lançar expansões para Horizon Chase 2 é grande, mas depende da recepção do jogo no PC e consoles no ano que vem.
"Expandimos o primeiro jogo por sete anos. [...] Se a sequência alcançar o mesmo sucesso, queremos seguir lançando atualizações de conteúdo e enxergando oportunidades diferentes, como o DLC do Ayrton Senna [do jogo original]. Queremos continuar crescendo!"
Horizon Chase 2 está disponível para iOS. Versões para PC e console serão lançadas em algum momento de 2023.