Confira os easter eggs e referências de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa

Aguardado filme da Marvel já chegou aos cinemas

Gabriel Avila Publicado por Gabriel Avila
Confira os easter eggs e referências de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa

Após meses de muita espera, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa finalmente chegou aos cinemas. A nova aventura do herói da Marvel se tornou um dos filmes mais esperados desse ano graças a diversos fatores que vão desde a presença de antigos vilões, como também pelo chocante gancho deixado ao final de Homem-Aranha: Longe de Casa (2019).

Agora que o filme está entre nós, os fãs vão perceber várias referências e easter eggs, uma marca registrada dos filmes do Marvel Studios. Abaixo você confere as principais homenagens de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa.

[ATENÇÃO! A partir daqui SPOILERS de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa]

Musical do Capitão América

Sem Volta Para Casa começa exatamente do ponto em que Homem-Aranha: Longe de Casa havia terminado. Após ter sua identidade secreta revelada ao público, Peter Parker (Tom Holland) pega MJ (Zendaya) para fugir da multidão o mais rápido possível. Enquanto eles se balançam, é possível ver uma placa do musical Rogers, espetáculo que foi mostrado no primeiro episódio da série Gavião Arqueiro.

Nick Fury fora do planeta

Ao ser acusado pela morte de Mysterio (Jake Gyllenhaal), Peter conta sua versão dos fatos e avisa aos agentes do Departamento de Controle de Danos que tudo pode ser confirmado por Nick Fury (Samuel L. Jackson). Para a surpresa do rapaz, o interrogador afirma que o diretor da S.H.I.E.L.D. está fora do planeta “há um ano”. Essa é uma referência ao fato de que Fury tirou férias no espaço com os Skrulls, deixando um dos alienígenas em seu lugar. O que Peter não sabe é que durante os eventos de Longe de Casa, ele contou com a ajuda do alienígena, não do verdadeiro Nick Fury.

MJ Watson

Em Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017) é revelado que a personagem de Zendaya se chama Michelle Jones, mas é chamada pelos amigos de “MJ”. Este apelido por si só presta homenagem a Mary Jane, grande interesse amoroso de Peter Parker nas HQs e nos primeiros filmes. Em Sem Volta Para Casa, essa homenagem fica ainda mais escancarada ao revelar que o último sobrenome da garota é “Watson”, o mesmo de Mary Jane.

Assistente do Homem de Ferro

Quando Peter e May (Marisa Tomei) precisam sair de casa, eles se instalam temporariamente no apartamento de Happy Hogan (Jon Favreau). Lá eles encontram o Dum-E, o braço robô assistente de Tony Stark (Robert Downey Jr.) na trilogia Homem de Ferro.

“Vá pegá-los, gatão”

Após ser exposto como o Homem-Aranha, Peter Parker retorna à escola de maneira conturbada. Amado por um e odiado por outros, ele vira assunto no jornal do local, apresentado por Betty Brant (Angourie Rice). Na matéria especial, ela diz “vá pegá-los, gatão”, frase clássica dita pela Mary Jane tanto nas HQs, quanto nos desenhos animados e no filme Homem-Aranha 2 (2004).

Eles têm crime lá em Boston

Quando Peter, MJ e Ned Leeds (Jacob Batalon) estão planejando a ida para a faculdade, o garoto fala sobre como será tranquilo sair de Nova York para estudar no MIT e agir como Homem-Aranha por lá. Neste momento ele pergunta em tom de brincadeira se “eles têm crime lá em Boston”.

Essa é uma sutil referência a O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014). No filme, Gwen Stacy (Emma Stone) decide ir para a faculdade na Inglaterra após as várias idas e vindas no relacionamento com Peter Parker (Andrew Garfield). Porém, o rapaz decide ir atrás da amada e avisa que vai com ela, e que não será um problema porque “eles têm crime lá na Inglaterra”.

MJ garçonete

A primeira trilogia do Homem-Aranha nos cinemas mostrou que Mary Jane (Kirsten Dunst) lutando para viver o sonho de ser atriz. Nos momentos em que não estava nos palcos, a garota ganhava a vida como garçonete em diferentes estabelecimentos. Sendo assim, não parece coincidência que em Sem Volta Para Casa a nova MJ Watson esteja ganhando a vida justamente no balcão de uma lanchonete.

Estrela da Morte

Um dos passatempos de Peter e Ned em De Volta ao Lar foi a construção de um set de lego da Estrela da Morte da saga Star Wars. Em uma das cenas mais memoráveis do filme, o brinquedo é destruído quando Ned descobre que o melhor amigo é o Homem-Aranha. O colecionável volta em Sem Volta Para Casa e chega a ser novamente destruído pelo Dum-E. Porém, ele é significativo no final, quando um Peter solitário após todo mundo esquecê-lo coloca um boneco do Darth Sidious na bancada como uma lembrança do melhor amigo que perdeu.

Visual original do Electro

Um dos destaques dos trailers de Sem Volta Para Casa foi a repaginada no visual de Electro, vilão interpretado por Jamie Foxx em O Espetacular Homem-Aranha 2. Porém, o personagem aparece pela primeira vez no novo filme com seu visual azul original antes de ganhar a nova forma especial do MCU.

Ditko

Em determinado ponto do filme, o Lagarto se esconde em um caminhão da F.E.A.S.T., a ONG em que a tia May trabalha. Do lado de fora é possível ver uma pichação que diz “Ditko”, que é o sobrenome de Steve Ditko, artista que cocriou tanto o Homem-Aranha quanto o Doutor Estranho nas HQs ao lado de Stan Lee.

O melhor amigo do Homem-Aranha

Ned Leeds aproveita a reunião dos três Homens-Aranha para peguntar se eles têm melhores amigos em seus universos. Para sua surpresa, o Peter de Tobey Maguire disse que tinha o Harry Osborn (James Franco), só que ele morreu em seus braços após tentar matá-lo. Ao perceber que a versão de Andrew Garfield também teve problemas com o amigo, Ned jura a Peter que nunca tentará matá-lo.

Além de funcionar de forma independente, essa piada ainda presta referência ao fato de que nas HQs o Ned Leeds virou sim um vilão. Nos quadrinhos ele se tornou o Duende Macabro, que tentou matar o Homem-Aranha várias e várias vezes.

Bloqueio de teia

O fato de o Homem-Aranha de Tobey Maguire gerar teias de maneira orgânica deixou os outros dois colegas impressionados e cheio de perguntas. Quando eles perguntam se já aconteceu de ficar sem teia, o herói diz que sim durante uma crise existencial. Esse momento é um ponto crucial de Homem-Aranha 2, quando ele passa a se questionar se deveria continuar sendo um herói e chega a jogar o uniforme no lixo.

Venom, Thanos e Rino

Outro tópico de conversa entre os Teiosos foi os inimigos mais inusitados que eles enfrentaram. Maguire e Holland encontraram um lugar-comum ao citar “alienígenas”, já que o primeiro enfrentou o Venom em Homem-Aranha 3 (2007), e o segundo lutou contra Thanos nos filmes dos Vingadores. Neste ponto, o de Garfield lamenta não ter lutado contra aliens e só ter combatido um cara vestindo um traje tecnológico de Rinoceronte em referência à conclusão de O Espetacular Homem-Aranha 2.

“Você é espetacular”

Durante sua participação, Andrew Garfield demonstra problemas de auto-estima, chegando a dizer que é o “pior Homem-Aranha”. Essas falas claramente tem um peso de metalinguagem por ser o discurso adotado por parte dos fãs que não ficou nada feliz com O Espetacular Homem-Aranha. Porém, é inegável que esta versão foi importante para muitos fãs e conquistou seu espaço na história do herói nos cinemas, e por isso temos Tobey Maguire dizendo com todas as letras “Você é espetacular”, outra fala metalinguística que elogia o colega ao mesmo tempo em que cita os títulos de seus filmes.

Meme

Aproveitando a reunião dos três Homens-Aranha dos cinemas, o filme recriou o clássico meme em que os Cabeça de Teia apontam um para o outro. Essa piadinha acontece sutilmente duas vezes, uma no laboratório quando Ned chama por “Peter” e outra nos andaimes da Estátua da Liberdade, quando eles estão decidindo quem é o “Peter 1, 2 e 3”.

Homem-Aranha negro

Após fazer as pazes com Electro, o Homem-Aranha tira a máscara na frente do ex-vilão pela primeira vez. Neste momento, o personagem de Jamie Foxx diz que sempre imaginou que o Teioso fosse negro e completa: “deve haver um Homem-Aranha negro por aí”. Essa é uma clara referência a Miles Morales, grande herói dos quadrinhos e estrela da animação Homem-Aranha no Aranhaverso (2019).

Vilões que não apareceram

Quando o Duende Verde (Willem Dafoe) explode a caixa e causa a abertura de rachaduras no multiverso, é possível ver algumas figuras se preparando para chegar ao MCU. Apesar de serem apenas silhuetas, é possível identificar clássicos vilões do Homem-Aranha, como Rino e Kraven, o Caçador.

Um Dia a Mais

Como os trailers já indicavam, Sem Volta Para Casa tem forte inspiração na polêmica HQ Um Dia a Mais. Nela, Peter e Mary Jane fazem um pacto com o demônio Mefisto e desistem do próprio casamento para impedir que a baleada Tia May morra e para que as pessoas esqueçam a identidade secreta do rapaz. O filme chega ao fim com o herói separado de MJ e sua identidade secreta restabelecida. Infelizmente, nesta versão a Tia May não escapa e acaba morrendo de verdade.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1