Uma das maiores expectativas dos fãs em relação a Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa está na chance de que o filme vá reunir os três atores responsáveis por interpretar o herói nos cinemas. Para muitos, essa seria a versão definitiva do Aranhaverso, nome dado à união de todos os Homens e Mulheres-Aranha do multiverso Marvel. O que pouca gente sabe é que essa grande saga das HQs que virou uma animação vencedora de Oscar nasceu originalmente nos videogames.
Em 2009, o Beenox deu início à produção de Spider-Man: Shattered Dimensions, game que uniria diferentes versões do Homem-Aranha na mesma aventura. Além da versão do herói que habita o universo principal, ele teria a companhia das versões 2099, Noir e Ultimate. Para escrever o roteiro do jogo, que já estava em desenvolvimento, eles contrataram Dan Slott, escritor da Marvel que na época cuidava da HQ principal do Teioso.
Após concluir o trabalho no game, que em suas palavras era “ótimo”, o quadrinista continuou com a ideia de contar uma história parecida nas HQs. Ele chegou a entrar em contato com a editora sugerindo uma aventura similar, mas que utilizasse todos os Homens-Aranha e colocasse todos eles para interagir entre si.
A ideia passou anos na geladeira e quase aconteceu em 2012 para comemorar os 50 anos do Homem-Aranha. Ela passou por muitas mudanças até finalmente ser lançada em 2014 em uma saga que incluiu a revista principal do Teioso e outras focadas nas infinitas versões do personagem.
Além do conceito de reunir diferentes aranhas, o arco Aranhaverso é celebrado por ter criado algumas das mais queridas versões do Teioso como Gwen-Aranha, Peni Parker e o Punk-Aranha. Eles se juntaram a versões queridas das HQs e também da TV, como de desenhos animados e até o famoso live-action japonês da década de 70.
Aranhaverso além das HQs
Com uma premissa tão acessível e cativante quanto reunir diferentes versões do Homem-Aranha, não demorou muito para que o Aranhaverso saltasse das páginas das HQs. A primeira adaptação aconteceu em um episódio em quatro partes da animação Ultimate Homem-Aranha lançado em 2015. Porém, o sucesso viria mesmo anos depois com o lançamento de um dos filmes animados mais premiados de todos os tempos
Homem-Aranha no Aranhaverso chegou aos cinemas do Brasil em 2019 contando a história de Miles Morales, garoto que vive em um universo que acabou de perder o Homem-Aranha em uma batalha contra vilões. Porém, ele é picado por uma aranha radioativa e é levado a assumir o posto deixado por Peter Parker, tarefa que parece difícil demais para um garoto que só quer tirar notas boas na escola. Então ele conta com a ajuda de outros Homens-Aranha para assumir o manto e derrotar os vilões que ameaçam todas as realidades.
Unindo uma história cativante e comovente com um estilo de animação único, o filme fez bonito entre público e crítica. Vencedora de grandes prêmios como o Oscar e uma sólida bilheteria de US$ 375 milhões, Homem-Aranha no Aranhaverso se tornou um clássico instantâneo citado por muitos como um dos maiores filmes de heróis de todos os tempos.
Essa bela trajetória que nasceu nos games, passou pelas HQs, chegou na TV e brilhou nas animações parece estar caminhando para o Universo Cinematográfico da Marvel. Ainda não se sabe com certeza se os atores Tobey Maguire e Andrew Garfield vão dar as caras para ajudar Tom Holland na nova produção, mas considerando o histórico do conceito Aranhaverso, é difícil não se empolgar com a mera possibilidade de ver diferentes Homens-Aranha se encontrando.
- Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa ganha novo trailer cheio de ação
- Novo trailer de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa estabelece regras para o multiverso
- Confira os personagens confirmados em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa mostrará Peter Parker lidando com as consequências da revelação de sua identidade secreta e a chegada de diversos vilões do multiverso. O filme estreia em 16 de dezembro nos cinemas brasileiros.