Homem-Aranha Através do Aranhaverso é a nova aventura dos heróis aracnídeos pelo multiverso. A animação segue a tradição do original e apresenta uma enorme lista de referências e easter-eggs.
- Leia a crítica de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
- Homem-Aranha Através do Aranhaverso tem cena pós-créditos?
Listar absolutamente todas as homenagens seria impossível para apenas uma versão do redator que vos escreve. Como ainda não consegui reunir versões alternativas de mim mesmo para dar uma mão no texto, a lista abaixo foi focada em surpresas guardadas para o filme. Com isso, ficam de fora os Homens-Aranha mostrados nos trailers e pôsteres – que a essa altura você já conhece de cor.
Confira abaixo as principais grandes referências e easter-eggs de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso:
[A partir daqui, spoilers de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso]
As Mary Janes

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso começa com Gwen Stacy fazendo um solo de bateria. No bumbo é possível ler que a banda da jovem se chama “A Mary Janes”. Essa é uma referência às HQs da personagem, que monta uma banda com a própria Mary Jane Watson, que inspira o nome.
Universo 1602

A primeira luta do filme mostra Gwen-Aranha, Homem-Aranha 2099 e Mulher-Aranha lutando contra uma versão alternativa do Abutre. Essa variante do vilão tem um visual steampunk e é comparado a Leonardo DaVinci. Ele vem do Universo 1602, em que heróis e vilões da Marvel são reimaginados na Inglaterra renascentista.
Apelidos do Homem-Aranha 2099

Ao conhecer o Homem-Aranha 2099, Gwen Stacy fica tentando adivinhar a alcunha do herói. No idioma original, exibido para a imprensa, ele é chamado de “Garfield Sombrio” e “Pantera Azul”, referências tanto ao gato Garfield, quanto ao Pantera Negra.
Lyla

O Homem-Aranha 2099 tem uma assistente virtual chamada Lyla. Ela já havia aparecido na cena pós-créditos de Homem-Aranha: No Aranhaverso (2019) e é uma referência retirada diretamente dos quadrinhos, onde a inteligência artificial cumpre o mesmo papel.
Gabriella O’Hara

Ao explicar suas motivações, o Homem-Aranha 2099 Miguel O’Hara conta que assumiu o papel de uma de suas variantes em um universo que acabou destruído. Nesse mundo, ele foi pai de uma garotinha que o computador do herói chama de “Gabriella”.
Essa é uma referência a Gabriel O’Hara, filho de Miguel nas HQs. Nos quadrinhos, o garoto foi batizado em homenagem ao irmão do Homem-Aranha 2099 e chegou a vestir o manto do pai.
Universo Lego

Um dos universos mostrados rapidamente em Homem-Aranha: Através do Aranhaverso é construído em LEGO. Por mais óbvia que seja a piada, ela presta uma singela homenagem a Phil Lord e Chris Miller, produtores e roteiristas do filme, que também dirigiram Uma Aventura LEGO (2014).
Venom

Quando o Mancha perde o controle, ele visita outros universos. Um deles é o dos filmes de Venom, e ele dá de cara com a Senhora Chen (Peggy Lu), que não fica impressionada com a chegada do vilão.
Malala-Aranha

Uma das primeiras participantes do Aranhaverso é chamada “Malala Windsor”. É uma referência direta a Malala Yousafzai, ativista paquistanesa que defende os direitos das mulheres de sua terra natal. A homenagem vai além do nome e fica mais clara graças ao visual da heroína, que veste um hijab.
Aranha-Móvel

Um dos objetos mais aleatórios de toda a trajetória do Homem-Aranha é o “Aranha-Móvel” (ou Buggy-Aranha), um carro temático do Teioso criado por uma montadora que queria usar o herói de garoto propaganda. O veículo já havia aparecido no primeiro Aranhaverso na “caverna” do Peter Parker falecido e retornou na continuação. O novo filme apresenta um veículo como uma espécie de variante do Homem-Aranha.
A Morte do Capitão Stacy

Um ponto importante para o enredo de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso é que muitas versões têm o triste ponto em comum de testemunharem a morte de capitães de polícia com quem costumam colaborar.
O primeiro desses incidentes foi quando Capitão Stacy, pai da Gwen, morreu esmagado por destroços de uma briga entre o Homem-Aranha e o Doutor Octopus. Vale lembrar que esse evento foi recriado em um outro filme, o que nos leva ao próximo ítem.
Andrew Garfield

Para ilustrar um dos vários exemplos de morte dos capitães de polícia, a animação mostrou uma cena de O Espetacular Homem-Aranha (2012), em que o Peter Parker de Andrew Garfield segura o Capitão Stacy (Denis Leary), que morre após ser atacado pelo Lagarto (Rhys Ifans).
Tobey Maguire

Outro Homem-Aranha live-action que dá as caras no novo Aranhaverso é Tobey Maguire. Cenas da trilogia protagonizada pelo ator são exibidas quando as variantes do personagem relembram o Tio Ben e bons momentos na vida de Peters Parkers – como o icônico beijo de ponta-cabeça com Mary Jane (Kirsten Dunst).
Tom Holland

Apesar de prometer que não teriam itens revelados nos trailers, esse aqui merece. Durante o filme, o Homem-Aranha 2099 fica irritado ao lembrar “do nerd da Terra-199999 e o Doutor Estranho”. Essa é uma clara referência ao Homem-Aranha interpretado por Tom Holland nos filmes da Marvel.
Considerando que ele é o único Teioso live-action que não aparece no filme, é justo imaginar que o Marvel Studios talvez não tenha cedido imagens de Tom Holland, e que essa citação seja a forma que Aranhaverso 2 achou para homenageá-lo.
Olá Peter

Por outro lado, Homem-Aranha Através do Aranhaverso conta com uma rápida participação de Alfred Molina, o Doutor Octopus dos cinemas. No áudio original, é o ator quem diz “Olá Peter”, a primeira frase dita pelo vilão ao aparecer em Sem Volta Para Casa (2021).
O Gatuno de Donald Glover

Na prisão de vilões que foram parar em realidades alternativas, nenhum chama mais atenção do que Donald Glover vestido como Gatuno. Essa é uma referência ao fato de que, no MCU, Glover interpreta Aaron Davis, tio de Miles Morales destinado a se tornar o vilão Gatuno. Como isso ainda não aconteceu no universo do Marvel Studios, a nova animação dá uma forcinha para os fãs que sonham com esse momento.
Curiosamente, Donald Glover é uma das inspirações para a criação de Miles Morales nos quadrinhos. O escritor Brian Michael Bendis já revelou que ver o ator vestindo um pijama de Homem-Aranha na série Community foi uma das inspirações para o personagem.
O Homem-Aranha original

Quando o Homem-Aranha 2099 manda os membros da Sociedade-Aranha capturar o Miles, o filme aproveita para apresentar uma série de versões alternativas que não apareceram nos trailers. Uma delas é ninguém menos que o Homem-Aranha original, que aparece no traço de seu cocriador, Steve Ditko, e é “animado” com base em artes retiradas diretamente das HQs.
Aranha-Solar

Se há clássicos, há novidades também! Outra personagem no encalço de Miles é a Aranha-Solar (ou Sun Spider, no original). Apresentada na HQ Aranhaverso: Aranha Zero, Charlotte Webber tem Síndrome de Ehlers-Danlos (SED), um distúrbio do tecido conjuntivo e por isso precisa de muletas e cadeira de rodas para se locomover.
Agente Venom

Outra variante guardada para o filme foi o Agente Venom. Nas HQs, essa é um Flash Thompson que volta aos EUA após perder as pernas na Guerra do Iraque. De volta ao lar, ele participa de um experimento em que recebe um simbionte, que se torna uma armadura usada para cumprir missões especiais.
Retorno dos primeiros heróis do Aranhaverso

Ao fim de Através do Aranhaverso, Gwen-Stacy reúne um grupo de Homens-Aranhas para ajudar Miles a salvar o próprio pai. Entre eles estão Peni Parker, Homem-Aranha Noir e Porco-Aranha, heróis do primeiro filme que não tiveram destaque neste.
Urso e Armadílio

E não é só de heróis aracnídeos que o novo Aranhaverso é feito. O filme também guarda espaço para mostrar rapidamente alguns dos vilões mais inusitados da galeria dos Homens-Aranha. Entre eles estão Urso e Armadílio, um criminoso que veste uma armadura de tatu – pois é.
A Teia da Vida e do Destino

As HQs do Aranhaverso estabelecem que todos os Seres-Aranha estão conectados por algo chamado “A Teia da Vida e do Destino”. Esse é o mesmo nome utilizado por Miguel O’Hara para explicar o multiverso-aranha a Miles – que prefere chamar a coisa toda apenas de “Aranhaverso”.
Pôsteres no quarto do Miles

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso também presta homenagens fora do universo de super-heróis. Muitos deles são pôsteres nos quartos de Miles Morales, tanto na casa dos pais, quanto na escola. Nesses locais é possível ver cartazes de “Top Skater”, uma versão do game Tony Hawks Pro Skater no universo do filme. Há também pôsteres em homenagens a esportistas, como o boxeador Muhammad Ali e o jogador de futebol Son Heung-min. Por fim, há ainda um cartaz de “Buena Vista Anti Social Club”, uma versão da banda Buena Vista Social Club.
Fique de olho no NerdBunker para mais novidades sobre o Homem-Aranha e aproveite para baixar o app Jovem Nerd para iOS e Android.