Questões envolvendo inteligência artificial estão atrasando o fim da greve dos atores de Hollywood. O SAG-AFTRA, sindicato que representa a classe, ainda não aceitou a oferta final dos estúdios por falta de proteção ao avanço da controversa tecnologia.
- 7 pontos para entender a greve dos atores e roteiristas de Hollywood
- Grupo de atores de Hollywood prefere greve a ter um acordo ruim
Em comunicado no perfil oficial do sindicato, o comitê de negociação revelou que respondeu a oferta final dos estúdios, disputando um item que envolvia pagamento e consentimento de atores ao uso de inteligência artificial. O comunicado diz:
“Nesta manhã, nossos negociadores responderam formalmente a ‘última, melhor e definitiva’ oferta da AMPTP [Associação dos Estúdios de TV e Cinema de Hollywood].Saiba que todos os membros do nosso comitê de negociação estão determinados a garantir o acordo cedo para concluir a greve de forma responsável. Há vários itens que ainda não estamos entendidos, incluindo inteligência artificial. Manteremos vocês informados com o desenrolar dos eventos.”
Segundo fontes do Hollywood Reporter, a proposta definitiva dos estúdios cita que estúdios e plataformas de streaming teriam que pagar uma taxa única para escanear digitalmente atores da Categoria F, vulgo os que recebem pagamento mínimo por séries e filmes. Os estúdios então teriam a liberdade para utilizar a imagem do ator como bem entender, sem pedir consentimento ou pagar qualquer valor adicional ao intérprete.
A finalidade parece ser ter um catálogo de figurantes que possam ser recriados fielmente através de inteligência artificial. A oferta dos estúdios aparentemente também citava o mesmo tratamento para atores falecidos, podendo recriá-los digitalmente sem aprovação ou pagamento para a família ou sindicato.
O sindicato tenta negociar essas cláusulas duvidosas, contando até com o apoio de grandes atores de Hollywood que entendem que isso pode colocar os mais desprotegidos da categoria em risco. Para tentar alguma proteção, o SAG-AFTRA tenta negociar uma taxa de utilização para que os estúdios paguem sempre que forem usar a versão digital de algum ator.
Caso os estúdios não cedam nos termos de uso de inteligência artificial, é possível que a greve se estenda até janeiro de 2024, o que causaria toda uma onda de cancelamento de filmes e séries. Seja como for, atualizações devem surgir em breve.
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.
Fonte: @SAGAFTRA no X // The Hollywood Reporter