Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Sindicato dos atores e estúdios de Hollywood resolvem impasse com IA
Filmes

Sindicato dos atores e estúdios de Hollywood resolvem impasse com IA

Greve dos atores dá mais um passo em direção a conclusão com acordo digno

Arthur Eloi
Arthur Eloi
07.nov.23 às 18h49
Atualizado há mais de 1 ano
Sindicato dos atores e estúdios de Hollywood resolvem impasse com IA
Black Mirror/Netflix/Reprodução

Após um dia intenso de negociações, a greve dos atores de Hollywood dá mais um passo largo rumo ao fim. O SAG-AFTRA, sindicato que representa a categoria, parece ter conseguido renegociar termos do acordo que diziam respeito a inteligência artificial.

Anteriormente, a AMPTP, associação dos grandes estúdios de cinema e TV de Hollywood, havia feito uma “última, melhor e definitiva” oferta de acordo para o sindicato, que não topou imediatamente por conta de cláusulas dúbias envolvendo a falta de regulação de inteligência artificial.

Na oferta, os estúdios afirmavam a intenção de pagar uma taxa única para escanear atores de baixo escalão, podendo utilizá-los como figurantes digitais e quaisquer outras finalidades através da inteligência artificial, sem pagamento adicional ou aprovação da pessoa. Por conta disso, o SAG-AFTRA retomou a negociação — e parece ter conseguido algo melhor.

Enquanto os estúdios de Hollywood não abrem mão da possibilidade de explorar inteligência artificial, os executivos concordaram em revisar os termos do contrato para adotar linguagem mais clara, de forma que barre interpretações mal intencionadas no futuro.

Segundo fontes da Variety e do Deadline, os termos parecem agradar ambos os lados, o que sinaliza que o fim da greve é iminente, já que inteligência artificial foi o principal tópico de debate dos últimos dez dias de negociação.

Mais negociações estão previstas para acontecer ainda hoje (7), mais tarde. Como o fuso horário de Los Angeles é cinco horas para trás em relação ao Horário de Brasília, é possível que a greve dos atores seja concluída no final do dia ou até de madrugada, se tudo der certo.

Se não for o caso, pelo menos ambos os lados parecem cada vez mais alinhados, especialmente quando há interesse dos atores e executivos em finalizar a greve com um acordo digno. Como bem notou o Deadline, tanto a Warner Bros Discovery quanto a Disney têm chamadas para acionistas em breve, e o fim da greve seria como música para os ouvidos dos investidores.

Seja como for, ainda haverá desdobramentos nessa história toda. Fique ligado aqui no NerdBunker para ficar por dentro de tudo que acontece na greve dos atores de Hollywood.

Fonte: Variety // Deadline

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais