Golpe de WhatsApp que promete cerveja grátis faz 159 mil vítimas

Mais de 100 mil foram em menos de quatro horas

Tayná Garcia Publicado por Tayná Garcia
Golpe de WhatsApp que promete cerveja grátis faz 159 mil vítimas

O dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital, anunciou que detectou um novo golpe feito através do WhatsApp nesta quinta-feira (16), que está se espalhando rapidamente.

Os criminosos, que usam indevidamente o nome da cervejaria Heineken, já fizeram mais de 159 mil — sendo 100 mil em menos de quatro horas.

O golpe começa com uma simples mensagem com um link, oferecendo quatro barris de cerveja grátis. Ao clicar, o usuário é levado para um formulário que serve apenas de distração.

Assim que ele terminar de responder, aparecerá uma opção para compartilhar a “falsa promoção” com outros 10 contatos ou grupos do WhatsApp —  o que concede permissão para receber futuras notificações com outros golpes e, consequentemente, garantindo que futuras tentativas de roubo de dados possam acontecer sem muitas dificuldades.

Por fim, a agência reforça que as pessoas fiquem atentas com promoções e promessas de coisas grátis que elas possam vir a receber por SMS ou aplicativos, uma vez que os criminosos estão aproveitando o isolamento social para possíveis golpes.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1