George R. R. Martin fala sobre o fim de Game of Thrones e próximos projetos

Confira a tradução do post do blog do autor na íntegra

Marina Val Publicado por Marina Val
George R. R. Martin fala sobre o fim de Game of Thrones e próximos projetos

Game of Thrones chegou ao fim no último domingo (19) e não foram só os fãs que acompanharam a despedida da série. George R. R. Martin, autor de As Crônicas de Gelo e Fogo, obra literária na qual a adaptação da HBO foi baseada, também estava atento ao final.

Em seu blog pessoal, Not a Blog, Martin comenta como se sentiu em ver essa jornada concluída e enfatiza que o trabalho para ele ainda não acabou. Ele está envolvido em inúmeros outros projetos e ainda vai terminar de escrever Os Ventos do Inverno e Um Sonho de Primavera.

Confira a tradução completa da mensagem do autor:

A última noite, o último episódio. Depois de oito temporadas épicas, a série de Game of Thrones da HBO chegou ao fim.

É difícil acreditar que acabou, verdade seja dita. Os anos passaram em um piscar de olhos. Será que realmente já passou mais de uma década desde que meu agente, Vince Gerardis, marcou uma reunião no Palm em Los Angeles, e sentei pela primeira vez com David Benioff e D.B. Weiss para um almoço que durou até depois do jantar? Eu perguntei a eles se eles sabiam quem era a mãe de Jon Snow. Felizmente, eles sabiam.

Isso foi como começou. Terminou na noite passada.

Eu não tinha ideia, naquela tarde no Palm, que estava prestes a embarcar em uma jornada que mudaria a minha vida. Eu tinha licenciado livros e histórias para séries e filmes antes. Alguns até tinham sido feitos. Não tinha como saber que este seria diferente, que esse piloto não apenas seria gravado, mas iria se tornar a série mais bem sucedida da história da HBO, vencer um número recorde de prêmios Emmy, se tornar a série mais popular (e mais pirateada) do mundo, e transformar um grupo de atores talentoso, mas desconhecidos, em grandes celebridades e estrelas. Menos ainda imaginei que eu, de alguma forma, iria me tornar uma celebridade também… e verdade seja dita, eu ainda não tenho certeza como isso aconteceu.

Tem sido uma aventura intensa, para dizer o mínimo.

Eu quero agradecer às pessoas, mas tem tantos. Tinham 42 membros do elenco na première da oitava temporada em Nova Iorque, e isso nem eram todos eles. E a equipe que, apesar de ter menos visibilidade que o elenco, não é menos importante. Nós tivemos algumas pessoas incríveis trabalhando nessa série, e todos esses Emmys são testemunhas. David & Dan juntaram um time campeão. Os diretores são incríveis também. Eu deveria começar a citar nomes, mas eu esqueceria alguém, tiveram tantos. Mas eu preciso mencionar David Benioff, Dan Weiss, Bryan Cogman (a terceira cabeça do dragão, como eu disse em meu artigo recente da Vanity Fair sobre ele) e, claro, a ótima equipe da HBO, liderada por Richard Plepler. Em qualquer outra emissora Game of Thrones não teria se tornado o que se tornou. Na maioria das outras emissoras, essa série simplesmente não teria sido feita.

Eu poderia continuar… e tenho feito isso, já que continuo escrevendo esse post na minha cabeça… mas tem realmente muita coisa a se dizer. Toda despedida é dor, tão doce, o Bardo escreveu. Nas próximas semanas e meses, eu devo escrever alguns dos meus momentos favoritos de fazer essa série… de vez em quando, quando eu estiver me sentindo nostálgico… mas agora, tem tantas memórias, e nenhum tempo para fazer justiça a elas.

Deixe-me dizer isso – noite passada foi um encerramento, mas também um início. Ninguém vai se aposentar tão cedo. David e Dan vão fazer Star Wars e outros projetos além disso. Amazon pegou Bryan Cogman e o colocou para trabalhar em séries dele, assim como ajudar no grande projeto de Tolkien. Nosso elenco brilhante foi semeado pelos quatro ventos, mas você verá muitos deles nos próximos anos, em todo tipo de série e filme. Nossos diretores estão ocupados também. Eu suspeito que vocês ainda não viram Westeros pela última vez em suas televisões também, mas acho que tudo vai depender como essas novas séries vão se sair.

E eu? Eu ainda estou aqui, e ainda estou ocupado. Como produtor, eu tenho cinco séries em desenvolvimento na HBO (algumas não tem nada a ver com o mundo de Westeros), duas no Hulu e uma no History Channel. Eu estou envolvido em vários filmes, alguns baseados em minhas próprias histórias e livros, alguns em material criado por outros. Existem esses curtas que eu pretendo fazer, adaptações de histórias clássicas por um dos escritores mais brilhantes, peculiares e originais que nosso gênero já produziu. Eu dei consultoria para um videogame do Japão. E tem Meow Wolf [uma experiência interativa nos Estados Unidos]…

E eu estou escrevendo. O inverno está chegando, eu avisei há vocês há muito tempo… e é assim. Os Ventos do Inverno está muito atrasado, eu sei, eu sei, mas ele ficará pronto. Eu não direi quando, eu tentei isso antes, apenas para frustrar todos vocês e me azarar… mas eu vou terminar, e então virá Um Sonho de Primavera.

Como tudo irá acabar? Eu ouço as pessoas perguntando. O mesmo fim da série? Diferente?

Bem… sim. E não. E sim. E não. E sim. E não. E sim.

Eu estou trabalhando em uma mídia muito diferente de David e Dan, não esqueçam. Eles tiveram seis horas para essa temporada final. Acredito que esses dois últimos livros vão preencher 3000 páginas manuscritas antes que eu termine… e se mais páginas, capítulos e cenas forem necessárias, eu irei adicionar. E claro o efeito borboleta vai acontecer também; aqueles que seguem o Not A Blog vão lembrar que eu tenho falado sobre isso desde a primeira temporada. Existem personagens que nunca apareceram nas telas de nenhuma maneira, e outros que morreram na série, mas ainda vivem nos livros… então, além de tudo, os leitores vão saber o que aconteceu com Jeyne Poole, Senhora Coração de Pedra, Penny e seu porco, Skahaz Shavepate, Arianne Martell, Darkstar, Victarion Greyjoy, Ser Garlan the Gallant, Aegon VI, e vários outros personagens grandes e pequenos que espectadores da série nunca tiveram a chance de conhecer. E sim, terão unicórnios… de certa maneira…

Livro ou série, qual será o final “verdadeiro”? É uma questão boba. Quantos filhos Scarlett O’Hara teve?

Que tal assim? Eu escrevo. Você lê. E então cada pessoa pode decidir e discutir sobre isso na internet.