Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Gears Tactics traduz ação da franquia em um jogo de estratégia com ótimo potencial
Games

Gears Tactics traduz ação da franquia em um jogo de estratégia com ótimo potencial

Assistimos a uma demonstração de diversas fases do jogo

Priscila Ganiko
Priscila Ganiko
27.mar.20 às 10h00
Atualizado há cerca de 5 anos
Gears Tactics traduz ação da franquia em um jogo de estratégia com ótimo potencial

Levando a franquia para um gênero completamente diferente, Gears Tactics mistura ação com estratégia sem perder o feeling trabalhado pelos outros títulos de Gears of War.

A história de Gears Tactics se passa 12 anos antes dos acontecimentos do primeiro Gears of War, e acompanha a jornada de Gabe Diaz enquanto ele monta uma equipe para derrotar o líder do exército Locust, Ukkon. O vilão também é o responsável pela criação dos monstros tenebrosos que atuam como chefes nos jogos da franquia principal.

O jogo conta com cinco classes distintas: batedor, "heavy", vanguarda, suporte e sniper. Além dos heróis, apresentados na história principal, o jogador também recruta personagens extras, que são gerados automaticamente pelo computador e podem ser inteiramente customizados — aparência e nomes podem ser alterados.

Outro ponto interessante de customização é uma extensa árvore de habilidades — são mais de 30 skills únicas para escolher por classe. As classes dispõe de armas específicas que possuem quatro slots para modificações. Os personagens podem usar até três peças de armadura — capacete, torso e pernas — chamadas de cosmetic slots, que podem ser personalizados independentemente, trocando cores, estampas e até mesmo o efeito metálico.

Parte da árvore de habilidades de suporte

Sem se apoiar em um grid para definir movimentação, Gears Tactics dá mais liberdade para que os jogadores montem estratégias criativas para solucionar os problemas. Cada personagem conta com três pontos de ação por turno, que podem ser utilizados para movimento, ataques e habilidades. Como é de costume, as habilidades são determinadas de acordo com a classe do personagem escolhido, e as mais fortes precisam de mais tempo para serem usadas mais uma vez, portanto, é importante planejar quando e como ativá-las para tirar o melhor proveito e não se arrepender depois.

Uma mecânica interessante do game é a de "overwatch". Ao usar essa opção, é possível escolher uma área a ser coberta pelo personagem, que poderá atacar mesmo no turno do adversário. Uma boa utilização desse recurso pode proteger um aliado em perigo ou até mesmo interromper um ataque fatal, uma vez que os monstros param de se mover ao serem atingidos. Porém, é importante frisar que existe frindly fire no jogo — o que significa que seus ataques também podem causar dano aos membros da sua equipe — então cuidado para não fazer nenhum companheiro passar por dentro da área delimitada.

O cone azul na frente do personagem é a área em "overwatch"

Finalizar um inimigo derrubado tem benefícios para todo o time: além de ter de lidar com um problema a menos, todos da equipe ganham uma ação extra no turno, portanto, é uma mecânica importante a se levar em consideração na hora de definir o fluxo de ações.

Os chefões são gigantescos, no maior estilo Gears of War, e prometem dar trabalho até mesmo aos jogadores mais experientes, mas outros monstros também podem dar dor de cabeça a quem for muito afobado e não se planejar direito. O "disciple", inimigo criado especialmente para o título, deixa uma nuvem de veneno quando morre, que dá bônus para os Locust que passarem por ela. Ao mesmo tempo, se um personagem aliado passar por ela, receberá uma penalidade.

Com algumas diferenças dos títulos mais tradicionais do gênero, Gears Tactics é uma promessa interessante de traduzir um universo que já conhecemos em um formato novo, adaptado para agradar tanto aos fãs de estratégia quando aos veteranos de Gears of War.

Quem comprar o jogo com antecedência, ou testá-lo até o dia 4 de maio via Game Pass, receberá um personagem extra: Thrashball Cole, uma versão de futebol americano de Augustus Cole. Além de ganhar um personagem, a desenvolvedora promete que as habilidades que vêm junto com a armadura especial dele são raras.

Gears Tactics será lançado para PC, através do Steam, loja do Windows ou Game Pass compatível. O jogo chega em 28 de abril de 2020.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais