Depois de uma 4ª temporada meio morna (mas com alguns momentos memoráveis), Game of Thrones chegou em seu quinto ano trazendo ainda mais complexidade para a trama, e adaptando os livros O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões. Relembramos aqui os principais acontecimentos da 5ª temporada, que teve uma média de 20 milhões de espectadores nos EUA.
Vale frisar, novamente, que a série está cada vez mais complexa, e alguns momentos, inevitavelmente, ficarão de fora da retrospectiva.
[Atenção! Spoilers de Game of Thrones abaixo!]
A profecia de Cersei
A quinta temporada começa com um flashback, recurso que não tinha sido usado até o momento na série. Na cena, uma jovem Cersei recebe uma profecia de uma bruxa. A feiticeira diz que a futura rainha terá três filhos, e que todos morrerão. Ela completa dizendo que Cersei será rainha por um tempo, mas será destronada por uma mais jovem e mais bela. Por fim, a premonição aponta que o valonqar (que pode ser traduzido como irmão mais novo) vai tirar a vida dela.
Stannis e os Selvagens
Na Muralha, Stannis tenta convencer os Selvagens a se aliarem a ele numa batalha contra Roose Bolton, que segue com seu domínio em Winterfell. Jon Snow tenta convencer Mance Rayder a aceitar a proposta, porém o Rei-Para-Lá-Da-Muralha se nega, e acaba sendo morto pelos homens de Baratheon.
A Casa do Preto e Branco
Arya chega em Bravos, e lá procura a misteriosa Casa do Preto e Branco. Ela é aceita na irmandade por Jaqen H'ghar, um homem que conheceu quando estava em sua jornada para o Norte. Ela então começa um treinamento que mudará sua vida de uma vez por todas.
O plano de Mindinho
Mindinho está na estrada com Sansa. Seu plano para que os Lannister parem de perseguir a garota é fazer com que ela se case com Ramsay Bolton e, assim, esteja de volta em Winterfell. Porém, Lorde Baelish não é uma pessoa confiável, e é claro que existem tramas por trás disso.
Tyrion em Meereen
Após fugir de Porto Real, Tyrion está a caminho de Meereen, onde pretende se aliar a Daenerys. O Duende percebe todo o poder da Khaleesi ao ver um de seus dragões sobrevoando o barco no qual ele estava.
Cersei e o Alto Pardal
O Alto Septão, figura central na religião de Westeros, é flagrado em um bordel por Lancel Lannister, e é forçado a caminhar nu pelas ruas de Porto Real. Ele então decide se queixar da situação para Cersei, que decide prendê-lo. O posto de líder religioso da capital dos Sete Reinos passa a ser ocupado pelo Alto Pardal, comandante dos Pardais, um movimento ultraconservador dentro da Fé dos Sete.
Os Filhos da Harpia
Em Meereen, surgem os Filhos da Harpia, um grupo que, se opondo ao governo de Daenerys na região, decide atacar os Imaculados. Durante um ataque coordenado, Ser Barristan acaba morto, e Verme Cinzento gravemente ferido. Daenerys Targaryen então busca uma forma de dialogar com a oposição.
Arya e a Sala dos Rostos
Em Bravos, Arya segue seu treinamento na Casa do Preto e Branco. O maior desafio para a garota é se tornar "ninguém". Ela então é apresentada à Sala dos Rostos, um grande espaço com vários rostos de pessoas que já morreram em Westeros, feitos a partir de poderosos feitiços.
Sansa e Ramsay
Sansa está casada com Ramsay Bolton, e as coisas vão de mal a pior. O rapaz se apresenta como alguém ainda mais cruel e psicótico do que Joffrey, e o ápice de crueldade com sua nova esposa acontece quando ele decide estuprá-la na frente de Theon Greyjoy.
A queda de Cersei
O Alto Pardal está tentando trazer de volta os velhos costumes da Fé dos Sete para Porto Real. Cersei é presa por conta de sua relação incestuosa com Lancel Lannister, um de seus primos, e terá de ser julgada perante os deuses.
A Caminhada da Vergonha
Cersei confessa sua relação incestuosa com Lancel e também confirma os rumores que seus filhos são fruto do amor proibido com seu irmão gêmeo, Jaime. Ela é condenada a percorrer as ruas de Porto Real nua e completamente humilhada.
O sacrifício de Stannis
No Norte, os homens da Casa Bolton atacam o acampamento de Stannis Baratheon. Disposto a fazer uma oferenda ao Senhor da Luz, Melisandre é convocada, explicando que ele deve sacrificar sua filha, Shireen. A garota é queimada viva, para o horror de todos os presentes.
O sacrifício não dá certo, e Stannis sofre outro ataque dos Bolton. Brienne, que está no Norte, encontra-o gravemente ferido e o mata, botando um fim definitivo na linhagem principal dos Baratheon.
A Batalha de Hardhome
Para Além da Muralha, Jon Snow e Tormund conseguem reunir um exército de milhares de Selvagens, que vão lutar contra um número cada vez maior de Caminhantes Brancos que aparecem na região. É um confronto longo, sangrento, mas traz uma informação essencial para o futuro: os Outros podem ser mortos com aço valiriano.
A vingança dos Martell
Após a morte de Oberyn, na quarta temporada, a Casa Martell planeja se vingar dos Lannister. Myrcella, filha mais nova de Cersei e Jaime, está sendo mantida como refém na península de Dorne. Quando Jaime consegue negociar a liberdade da garota, Ellaria Sand envenena a princesa, que morre nos braços do pai/tio.
A cegueira de Arya
Em Bravos, Arya acompanha a chegada de Ser Meryn Trant, o homem que matou Syrio Forel, seu mestre espadachim. Decidida a se vingar, ela pega uma das faces da Sala dos Rostos e mata-o. Ao retornar para a Casa do Preto e Branco, Jaqen H'ghar diz que a jovem Stark não conseguiu se tornar ninguém, e, como punição, deixa-a cega.
A morte de Jon Snow
De volta a Castelo Negro, os membros da Patrulha da Noite começam a questionar as ações de Jon, enquanto Primeiro Comandante, em relação aos Selvagens. Em uma armadilha engenhosa, os patrulheiros dão múltiplas facadas no bastardo de Ned Stark, cujo corpo é deixado sem vida na fria neve da fortaleza.
A última temporada de Game of Thrones estreia em 14 de abril na HBO.