Game of Thrones: George R.R. Martin diz que final dos livros será bem diferente da série

Fim de As Crônicas de Gelo e Fogo vai se afastar da produção da HBO

Gabriel Avila Publicado por Gabriel Avila
Game of Thrones: George R.R. Martin diz que final dos livros será bem diferente da série

O escritor George R.R. Martin atualmente trabalha no sexto volume de As Crônicas de Gelo e Fogo, a saga literária que inspirou Game of Thrones. Para alívio de uma parcela dos fãs, o autor revelou que a conclusão da obra deve ser diferente da vista na produção da HBO.

Martin explicou essa novidade em seu site oficial. Em uma publicação, ele comparou o ofício de escrever à jardinagem para explicar como enxerga o processo de escrita de The Winds of Winter (Os Ventos do Inverno, em tradução livre). Segundo ele, a forma como a história vêm se desenvolvendo ocasionou mudanças em relação ao seriado:

“O que passei a notar mais ultimamente, porém, é que minha jardinagem está me afastando da série de TV. Sim, algumas coisas que você viu na HBO em Game of Thrones estarão em The Winds of Winter (mesmo que não da mesma forma)… Mas muito do resto será um tanto diferente.”

Para o escritor, esse afastamento era inevitável pois “livros são muito maiores e muito muito mais complexos que a série”. Como exemplo, ele cita que o próximo livro tem capítulos narrados por personagens que nunca apareceram em Game of Thrones: “Todos eles terão capítulos, e as coisas que eles farão e dirão vão impactar a história e os personagens principais da série”.

Segundo ele, o contrário também acontece:

“Tenho uma legião de personagens secundários, que mesmo sem pontos de vista, são importantes para o enredo e aparecem na história: Lady Coração de Pedra, Jovem Griff, o Príncipe Esfarrapado, Penny, Brown Ben Plumm, o Cabeça Raspada, Marwyn, o Mago, Estrela Negra, Jeyne Westerling. Alguns personagens na série são um tanto diferentes do que na série. Yarra Greyjoy não é Asha Greyjoy, e o Euron Greyjoy da HBO é muito, muito, muito diferente do meu. Quaithe ainda tem um papel a desempenhar. Assim como Rickon Stark e a pobre Jeyne Poole. E bem… A lista é longa (e tudo isso é parte da razão para VENTOS estar demorando tanto. Isso é difícil, pessoal).”

Por fim, ele prometeu que não há garantias de que os sobreviventes da série Game of Thrones chegarão ao final de As Crônicas de Gelo e Fogo – e vice-versa. Tudo depende de como a escrita progredir. “É claro que posso mudar de ideia novamente na próxima semana, com o próximo capítulo que escrever. Isso é jardinagem”, afirmou.

O universo de As Crônicas de Gelo e Fogo já tem data para voltar à HBO: a série derivada House of the Dragon estreia em 21 de agosto. Situada anos antes dos eventos de Game of Thrones, a produção vai mostrar a família Targaryen governando Westeros com mãos de ferro e dragões.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1