Em resposta às recentes demissões na CD Projekt Red, desenvolvedora de The Witcher e Cyberpunk 2077, funcionários da empresa decidiram criar um sindicato em busca de melhores condições de trabalho.
- Continuação de Cyberpunk 2077 pode ser em terceira pessoa
- CD Projekt RED lança a primeira atualização de Cyberpunk 2077 após DLC
Parte da Iniciativa dos Trabalhadores Sindicais Poloneses, o Sindicato de Funcionários de Desenvolvimento de Games da Polônia (Związek Pracowników Branży Gier) foi criado “para representar todas as profissões e pessoas trabalhando na área de jogos”, e está aceitando inscrições de qualquer desenvolvedor que trabalhe em uma empresa no país.
A categoria decidiu se mobilizar após o corte de 9% dos funcionários da CD Projekt, que gerou a demissão de 100 profissionais, anunciado em julho de 2023. Segundo o FAQ da entidade, esse evento foi responsável por gerar um forte desgaste, e indicou a necessidade da sindicalização:
“Esse evento gerou um tremendo estresse e insegurança, afetando nossa saúde mental e levando a criação deste sindicato em resposta. Ter uma organização significa ter uma maior segurança, transparência, maior proteção e uma voz mais ativa em tempos de crises.
Por conta disso, a iniciativa defende que profissionais consigam desenvolver games em ambientes de trabalho "estáveis, justos, diversos e saudáveis”. Vale, contudo, ressaltar que o sindicato está em um período de teste — legalizado, mas sem um corpo administrativo definido.
A instituição tem o plano de construir uma coletividade maior, que inclua funcionários de empresas além da CD Projekt. No momento, contudo, o sindicato está focado em estabelecer contato com o conselho da desenvolvedora de The Witcher, para que os profissionais sejam escutados em mudanças futuras.
O grupo contactou a empresa para manter um contato ativo e fomentar discussões. A ideia é que os benefícios conquistados nas negociações sejam, futuramente, repassados a outras empresas polonesas de games.
A CD Projekt Red ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Acompanhe o NerdBunker para mais atualizações. Aproveite e siga nossas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.
Fonte: Rock Paper Shotgun e Sindicato de Funcionários de Desenvolvimento de Games da Polônia