Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Funcionários da CD Projekt criam sindicato após demissões na empresa
Games

Funcionários da CD Projekt criam sindicato após demissões na empresa

Instituição foi criada para representar todos os profissionais da indústria de jogos na Polônia

Matheus Rodrigo
Matheus Rodrigo
09.out.23 às 11h19
Atualizado há mais de 1 ano
Funcionários da CD Projekt criam sindicato após demissões na empresa
(Cyberpunk 2077: Phantom Liberty/CD Projekt Red)

Em resposta às recentes demissões na CD Projekt Red, desenvolvedora de The Witcher e Cyberpunk 2077, funcionários da empresa decidiram criar um sindicato em busca de melhores condições de trabalho.

Parte da Iniciativa dos Trabalhadores Sindicais Poloneses, o Sindicato de Funcionários de Desenvolvimento de Games da Polônia (Związek Pracowników Branży Gier) foi criado “para representar todas as profissões e pessoas trabalhando na área de jogos”, e está aceitando inscrições de qualquer desenvolvedor que trabalhe em uma empresa no país.

A categoria decidiu se mobilizar após o corte de 9% dos funcionários da CD Projekt, que gerou a demissão de 100 profissionais, anunciado em julho de 2023. Segundo o FAQ da entidade, esse evento foi responsável por gerar um forte desgaste, e indicou a necessidade da sindicalização:

“Esse evento gerou um tremendo estresse e insegurança, afetando nossa saúde mental e levando a criação deste sindicato em resposta. Ter uma organização significa ter uma maior segurança, transparência, maior proteção e uma voz mais ativa em tempos de crises.

Por conta disso, a iniciativa defende que profissionais consigam desenvolver games em ambientes de trabalho "estáveis, justos, diversos e saudáveis”. Vale, contudo, ressaltar que o sindicato está em um período de teste — legalizado, mas sem um corpo administrativo definido.

A instituição tem o plano de construir uma coletividade maior, que inclua funcionários de empresas além da CD Projekt. No momento, contudo, o sindicato está focado em estabelecer contato com o conselho da desenvolvedora de The Witcher, para que os profissionais sejam escutados em mudanças futuras.

O grupo contactou a empresa para manter um contato ativo e fomentar discussões. A ideia é que os benefícios conquistados nas negociações sejam, futuramente, repassados a outras empresas polonesas de games.

A CD Projekt Red ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Acompanhe o NerdBunker para mais atualizações. Aproveite e siga nossas redes sociais TwitterInstagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.

Fonte: Rock Paper Shotgun e Sindicato de Funcionários de Desenvolvimento de Games da Polônia

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais