Esses são os principais lançamentos de filmes de 2023

Barbie, Oppenheimer, Duna: Parte 2 e, é claro, muito mais Marvel e DC chegam aos cinemas em 2023

Arthur Eloi Publicado por Arthur Eloi
Esses são os principais lançamentos de filmes de 2023 (Guardiões da Galáxia Vol. 3/Disney/Divulgação)

2023 começou com tudo no cinema com os lançamentos de John Wick 4, Dungeons and Dragons, entre outros. Por conta da pandemia da COVID-19, muitos filmes tiveram seus lançamentos adiados ou produções interrompidas para lidar com a crise sanitária. As coisas voltaram a funcionar e a expectativa é de grandes lançamentos ao longo dos meses.

Novos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, da DC Comics e Oppenheimer e Barbie são alguns exemplos de produções que ainda vão chegar as telonas. Confira abaixo os filmes mais aguardados de 2023.

1 – Guardiões da Galáxia Vol. 3 (04/05)

Terceiro Guardiões da Galáxia marca a despedida de James Gunn dos heróis (Divulgação/Marvel)

Com James Gunn como o novo chefe de audiovisual da DC, seu tempo na Marvel Studios está chegando ao fim. Guardiões da Galáxia Vol. 3 marca o último filme da saga desse inusitado grupo de heróis, iniciada lá em 2014. A trama acompanha uma missão que pode causar o fim de Peter Quill (Chris Pratt) e sua equipe.

Todo o elenco principal retorna, e o filme terá ainda a adição de Will Poulter (As Crônicas de Nárnia, Black Mirror: Bandersnatch) como o poderoso Adam Warlock.

2 – Velozes e Furiosos 10 (18/05)

Dominic Toretto (Vin Diesel) retornará para mais uma aventura de carros velozes

Pode não parecer, mas Velozes e Furiosos está caminhando para o fim. A franquia de corridas e brucutus obcecados com família será concluída no 11º filme, mas é o penúltimo capítulo dessa jornada absurda que chega às telas em 2023.

A trama de Velozes e Furiosos 10 segue a sede de vingança de Dante (Jason Momoa), um inimigo do passado que retorna para ameaçar a vida de Toretto (Vin Diesel). Além da dupla, o longa terá importantes adições como Brie Larson (Capitã Marvel) e Alan Ritchson (Titans, Reacher). A direção é de Louis Leterrier, conhecido por Carga Explosiva (2002) e O Incrível Hulk (2008).

3 – A Pequena Sereia (25/05)

A Pequena Sereia é mais uma adaptação live-action da Disney (Divulgação/Disney)

A onda de live-actions da Disney enfim chega em uma das animações mais queridas por muita gente. A Pequena Sereia, clássico de 1989, ganhará uma nova versão nas telonas. Dessa vez, Halle Bailey (Grown-ish) viverá a inocente sereia Ariel, enquanto a bruxa Úrsula será interpretada por Melissa McCarthy (A Espiã que Sabia de Menos).

O elenco ainda tem Javier Bardem (Onde os Fracos Não Têm Vez) como o rei Tritão. A direção é de Rob Marshall, veterano dos musicais no cinema, tendo comandado obras como Chicago (2002) e O Retorno de Mary Poppins(2018).

4 – Homem-Aranha: Através do Aranhaverso Parte 1 (01/06)

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso é a continuação da história de Miles Morales (Divulgação/Sony)

Facilmente um dos melhores filmes de heróis dos últimos anos, Homem-Aranha no Aranhaverso enfim ganhará continuação. A inventiva animação retorna com mais um encontro entre diferentes versões do Teioso, com traços ousados e visual apaixonante.

Melhor ainda, é o fato de que Através do Aranhaverso será dividido em duas partes. A primeira chega aos cinemas em 2023, enquanto a segunda só dá as caras em 2024.

5 – The Flash (23/06)

Ezra Miller retorna em nova aventura de The Flash (Divulgação/Warner Bros.)

Cercado de polêmicas envolvendo sua estrela Ezra Miller, parece que The Flash chegará aos cinemas em 2023. O longa, que adapta a HQ Ponto de Ignição, promete bagunçar o tabuleiro dos filmes da DC.

The Flash introduzirá a Supergirl de Sasha Calle, e também trará de volta o Batman de Ben Affleck (Batman vs Superman) e também o Homem-Morcego de Michael Keaton, que não é visto nas telas desde Batman: O Retorno, de 1992.

6 – Indiana Jones e o Chamado do Destino (29/06)

Relíquia do Destino marcará a despedida de Harisson Ford (Divulgação/Disney)

15 anos após o divisivo Reino da Caveira de Cristal, o icônico explorador de Harrison Ford retorna para mais uma aventura em Indiana Jones e a Relíquia do Destino. A trama será ambientada durante a Corrida Espacial, e colocará Jones disputando contra nazistas infiltrados no programa espacial.

A direção será de James Mangold (Logan, Ford vs. Ferrari), e o elenco é de peso: além de Ford, Phoebe Waller-Bridge (Fleabag) estrela como Helena, parceira de aventuras de Jones, enquanto Mads Mikkelsen (Hannibal) será o inimigo nazista Voller. O longa ainda conta com Boyd Holbrook (Narcos), Toby Jones (Capitão América) e Antonio Banderas.

7 – Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1 (13/07)

Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1 é um dos principais lançamentos de 2023 (Divulgação/Paramount)

Depois de dominar a bilheteria de 2022 com Top Gun Maverick, Tom Cruise retorna para a outra franquia onde pode cometer todo tipo de insanidade. Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1 parece ser o mais ambicioso filme da saga até agora, ao ponto de precisar ser dividido em duas partes.

A trama ainda não foi divulgada, mas o longa foi promovido com Tom Cruise sentado no topo de um avião planador em pleno voo. Ou seja, podemos sim esperar mais acrobacias absurdas feitas pelo próprio ator.

8 – Oppenheimer (20/07)

Oppenheimer acompanhará Cillian Murphy como o cientista J. Robert Oppenheimer (Divulgação/Universal)

Há alguns anos, Christopher Nolan brigou feio com a Warner Bros.. Os dois eram parceiros há décadas, mas a chegada do HBO Max colocou o cineasta contra as intenções do estúdio. Em 2023, ele lançará seu primeiro filme em outra distribuidora: o ambicioso Oppenheimer, que sairá pela Universal Pictures.

O longa narrará a vida de Robert J. Oppenheimer, líder do Projeto Manhattan e popularmente conhecido como o pai da bomba atômica. Com um orçamento gigantesco, o é elenco recheado de estrelas, com Cillian Murphy (Peaky Blinders) como Oppenheimer, Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Emily Blunt (Um Lugar Silencioso), Florence Pugh (Midsommar) e muitos outros nomes de peso.

9 – Barbie (20/07)

Margot Robbie e Greta Gerwig vão comandar o live-action da Barbie (Divulgação/Warner Bros.)

Quem diria que a competição acirrada com Oppenheimer viria de um filme da Barbie? O longa inspirado na boneca da Mattel venceu o ceticismo da internet e acabou criando expectativas reais, graças as prévias divertidas e um ótimo elenco.

O filme coloca Margot Robbie (O Esquadrão Suicida) como Barbie, que acaba saindo de sua realidade rosada para vir parar entre as pessoas comuns. De quebra, Ken será vivido por Ryan Gosling (Blade Runner 2049). A direção é de Greta Gerwig, conhecida por Lady Bird (2017) e Adoráveis Mulheres (2019).

10 – Besouro Azul (18/08)

Besouro Azul é um dos principais filmes do ano
Xolo Mardiueña e Bruna Marquezine vão protagonizar Besouro Azul (Divulgação/Warner Bros.)

Não é só dos heróis mais conhecidos que vivem os universos cinematográficos. Em 2023, o Besouro Azul, da DC, ganhará seu próprio filme, que mostrará um jovem mexicano se tornando o super-herói titular.

O longa será estrelado por Xolo Mardiueña – o Miguel de Cobra Kai -, e ainda contará com a brasileira Bruna Marquezine e a atriz Susan Sarandon no elenco. A direção é do porto riquenho Angel Manuel Soto.

11 – Os Mercenários 4 (21/09)

Os Mercenários 4 vai marcar a despedida de Sylvester Stallone da trupe de brucutus (Divulgação/Lionsgate)

Quase uma década após o último filme, a franquia Os Mercenários retorna em 2023 com uma nova equipe de astros de ação. A trama não foi divulgada, mas o longa contará com o retorno de Sylvester Stallone, Jason Statham e Dolph Lundgren, e com a adição de Megan Fox, 50 Cent, Tony Jaa, Randy Couture e Iko Uwais. O longa promete muita porradaria de brucutus.

12 – Duna: Parte 2 (02/11)

A jornada de Paul Atreides (Timothée Chalamet) continuará em Duna: Parte 2 (Divulgação/Warner Bros.)

A revolucionária obra de Frank Herbert era considerada uma adaptação impossível por seu escopo enorme. O diretor Denis Villeneuve conseguiu transpor muito da trama para as telas, mas precisou se contentar em adaptar apenas a primeira metade do primeiro livro – mesmo em um filme de duas horas e meia.

Em 2023, a jornada de Paul Atreides (Timothée Chalamet) continua em Duna: Parte 2. O longa contará ainda com a adição de Léa Seydoux (007, Crimes do Futuro), Christopher Walken (Ruptura) e Florence Pugh (Midsommar, Viúva Negra) no elenco.

13 – As Marvels (09/11)

Kamala Khan, Capitã Marvel e Monica Rambeau vão se reunir em As Marvels (Divulgação/Disney)

Em 2022, Ms. Marvel apresentou a adorável Kamala Khan (Iman Vellani), heroína que é fangirl da Capitã Marvel (Brie Larson). Agora, ela se reunirá com sua ídola em As Marvels, filme da Marvel Studios que é a continuação de Capitã Marvel (2019).

Além da dupla, o filme contará ainda com a Monica Rambeau de Teyonah Parris, vista também em WandaVision. A direção é de Nia DaCosta, diretora de A Lenda de Candyman (2021).

14 – Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e Serpentes (16/11)

Tom Blyth interpretará o antagonista Coriolanus Snow no derivado (Divulgação/Lionsgate)

A adaptação dos livros de Jogos Vorazes foi um enorme sucesso da década passada, com bilheteria verdadeiramente impressionante. Nesse tempo, porém, a autora Suzanne Collins escreveu um prequel chamado A Cantiga dos Pássaros e Serpentes, focado na juventude do vilão Coriolanus Snow. O livro será adaptado para as telonas em 2023.

O novo filme será comandado por Francis Lawrence (Constantine, Terra dos Sonhos), que também dirigiu os quatro outros longas da saga, e contará com o jovem inglês Tom Blyth (A Idade Dourada) como Snow. Além dele, o elenco também terá Viola Davis (A Mulher Rei), Hunter Schaefer (Euphoria) e Peter Dinklage (Game of Thrones).

15 – Wonka (15/12)

Timothée Chalamet marca presença em outro grande lançamento dos cinemas (Divulgação/Warner Bros.)

Falando em histórias de origem, Willy Wonka também terá sua juventude explorada. Wonka acompanhará o início da jornada do inventor (fictício) que ficou conhecido por sua fantástica fábrica de chocolate, narrando de onde surgiu tal ideia e seu primeiro contato com os Oompa-Loompas.

Timothée Chalamet vive o jovem Willy Wonka, e o elenco conta ainda com Olivia Colman (A Favorita), Sally Hawkins (A Forma da Água), Keegan-Michael Key (O Predador) e Rowan Atkinson (Mr. Bean). A direção é de Paul King, de As Aventuras de Paddington 2.

16 – Aquaman e o Reino Perdido (20/12)

Aquaman 2 terá o retorno de Jason Momoa e James Wan (Divulgação/Warner Bros.)

A Marvel pode ter inaugurado os lançamentos de 2023, mas quem fecha o ano é a DC! Aquaman e o Reino Perdido é a continuação da aventura solo do herói vivido por Jason Momoa.

Na produção, Aquaman enfrentará o poderoso vilão Arraia Negra (Yahya Abdul-Mateen). O longa marcará o retorno do diretor australiano James Wan – que não costuma comandar continuações de suas franquias, salvo por Invocação do Mal e Sobrenatural.

Bônus: NerdOffice – Filmes de 2023

O Jovem Nerd e o Azaghal contaram com a ilustre presença da Katiucha Barcelos para palpitar sobre os grandes lançamentos do cinema em 2023. Confira!

Texto com contribuição de Matheus Rodrigo.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1