Black Mirror, é você? Em comunicado na última quinta-feira (13), o Sindicato de Atores de Hollywood (SAG-AFTRA) afirmou que os estúdios queriam digitalizar a imagem de atores, pagar por apenas um dia e utilizar em qualquer projeto, com o uso de inteligência artificial.
- Atores de Hollywood entram oficialmente em greve
- Desacordo sobre inteligência artificial pode levar à greve de atores
Segundo o negociador-chefe e diretor-executivo nacional do Sindicato dos Atores, Duncan Crabtree-Ireland, a proposta incluía uma cláusula em que atores figurantes cederiam as suas imagens para serem replicadas para sempre, sem nenhum pagamento extra. Crabtree-Ireland explica:
“A ideia ‘inovadora’ foi propor que nossos atores figurantes possam ser digitalizados, pagos por um dia de trabalho, e que o estúdio tenha direitos dessa imagem em qualquer projeto que desejarem, sem consentimento e sem compensação. Se eles acham que isso é inovador, sugiro que pensem novamente.”
Na última terça-feira (11), durante as negociações entre o SAG-AFTRA e a AMPTP, foi revelado que um dos principais impasses era justamente sobre o uso de inteligência artificial no trabalho dos atores.
Após o fim do prazo para o acordo entre as instituições que representam os atores e estúdios, a categoria dos astros de Hollywood entrou em greve. Assim, os atores se uniram aos roteiristas, em greve desde maio.
É a primeira vez desde 1960 que os sindicatos param ao mesmo tempo.
Acompanhe o NerdBunker para mais novidades. Aproveite e siga as nossas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok.