Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Estúdios queriam digitalizar imagem de atores para usar sem pagar, diz SAG
Filmes

Estúdios queriam digitalizar imagem de atores para usar sem pagar, diz SAG

Proposta foi rechaçada pela categoria, em greve

Matheus Rodrigo
Matheus Rodrigo
14.jul.23 às 12h21
Atualizado há quase 2 anos
Estúdios queriam digitalizar imagem de atores para usar sem pagar, diz SAG
(Black Mirror/Netflix/Divulgação)

Black Mirror, é você? Em comunicado na última quinta-feira (13), o Sindicato de Atores de Hollywood (SAG-AFTRA) afirmou que os estúdios queriam digitalizar a imagem de atores, pagar por apenas um dia e utilizar em qualquer projeto, com o uso de inteligência artificial.

Segundo o negociador-chefe e diretor-executivo nacional do Sindicato dos Atores, Duncan Crabtree-Ireland, a proposta incluía uma cláusula em que atores figurantes cederiam as suas imagens para serem replicadas para sempre, sem nenhum pagamento extra. Crabtree-Ireland explica:

“A ideia ‘inovadora’ foi propor que nossos atores figurantes possam ser digitalizados, pagos por um dia de trabalho, e que o estúdio tenha direitos dessa imagem em qualquer projeto que desejarem, sem consentimento e sem compensação. Se eles acham que isso é inovador, sugiro que pensem novamente.” 

Na última terça-feira (11), durante as negociações entre o SAG-AFTRA e a AMPTP, foi revelado que um dos principais impasses era justamente sobre o uso de inteligência artificial no trabalho dos atores.

Após o fim do prazo para o acordo entre as instituições que representam os atores e estúdios, a categoria dos astros de Hollywood entrou em greve. Assim, os atores se uniram aos roteiristas, em greve desde maio.

É a primeira vez desde 1960 que os sindicatos param ao mesmo tempo.

Acompanhe o NerdBunker para mais novidades. Aproveite e siga as nossas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok.

Fontes: A.V. Club e The Verge

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais