Apesar de o Especial de Natal do Porta dos Fundos de 2019, A Última Tentação de Cristo, ter escapado da censura no Brasil (leia mais aqui), o especial do ano anterior, Se Beber, Não Ceie, acabou sendo removido do catálogo da Netflix da Singapura.
Em um relatório publicado hoje, a Netflix explicou que não é a primeira vez que o serviço de streaming é forçado por um país a retirar um título do catálogo. A empresa declarou:
Nós oferecemos aos criadores a possibilidade de alcançar audiências no mundo inteiro. Entretanto, nosso catálogo varia de país para país, inclusive por questões de direitos autorais. Em alguns casos, nós também fomos forçados a remover títulos ou episódios específicos em determinados países por conta de pedidos de remoção do governo.
Confira a lista completa dos filmes e séries removidos após um pedido do governo de diferentes países:
- Em 2015, o filme The Bridge foi removido do catálogo da Nova Zelândia. O longa é considerado "repreensível" no país.
- Em 2017, Nascido para Matar foi retirado do catálogo do Vietnã. O longa de Stanley Kubrik mostra a visão do cineasta sobre a guerra no Vietnã e o tema é delicado no país.
- Em 2017, A Noite dos Mortos-Vivos, de George A. Romero, foi removido do catálogo da Alemanha. Uma versão do longa também está banida do país.
- Em 2018, Cooking on High, The Legend of 420 e Disjointed foram retirados do catálogo da Singapura. Os três retratam uso de substâncias psicoativas, como Cannabis.
- Em 2019, o episódio sobre a Arábia Saudita da série Patriot Act with Hasan Minhaj foi removido do catálogo do país.
- Em 2019, o filme de Martin Scorsese, A Última Tentação de Cristo, foi retirado do catálogo em Singapura. O longa está banido no país por conta de uma lei que visa garantir harmonia religiosa.
- Em 2020, o especial de Natal do Porta dos Fundos de 2018, Se Beber, Não Ceie, foi removido em Singapura.
A Netflix declarou também que a partir de agora vai anunciar anualmente os títulos removidos por conta de pedidos do governo, em um esforço por transparência.
- Supremo Tribunal Federal derruba censura ao Especial de Natal do Porta dos Fundos
- Porta dos Fundos emite comunicado sobre Especial de Natal que sofreu censura
O especial de Natal do Porta dos Fundos de 2018, Se Beber, Não Ceie, foi premiado como Melhor Comédia no Emmy Internacional.