Após quase 10 anos desde a estreia do primeiro episódio, Attack on Titan está chegando ao fim, de fato. O primeiro episódio especial da Parte 3 da temporada final do anime foi lançado no dia 3 de março e está disponível no catálogo da Crunchyroll no Brasil.
- Episódios finais de Attack on Titan ganham previsão de lançamento
- Como funcionam as temporadas de animes no Japão?
Oficialmente intitulado Attack on Titan Final Season THE FINAL CHAPTERS Special 1, o episódio prepara os fãs para um desfecho chocante de uma história sem vencedores, com uma animação que destaca os horrores experienciados pela humanidade nesta reta final.
[Atenção! A partir de agora, spoilers de Attack on Titan]
As consequências do Rugido da Terra
O especial tem uma hora de duração e foi dividido em dois capítulos de 30 minutos cada, em média. O capítulo 1, "Rugido da Terra", introduz as consequências devastadoras das ações de Eren Yeager.
As cenas iniciais destacam o exército de Titãs Colossais que, liderados por Eren, marcham pisoteando cidadãos do continente de Marley. Ao mesmo tempo, mostram um protagonista atormentado por uma ideologia contraditória e genocida.
Nesse cenário de destruição, a animação do estúdio MAPPA (Chainsaw Man, Jujutsu Kaisen) eleva as emoções a um nível mais profundo. Com cenas e personagens extremamente detalhados, a animação potencializa os sentimentos de milhares de pessoas, incluindo crianças, jovens e idosos, que lutam desesperadamente por uma chance de viver.

Entre lampejos de um passado agora muito distante, o primeiro capítulo do especial também foca na trajetória de personagens conhecidos e o que eles precisaram fazer para chegar onde estão. Além de uma despedida de encher os olhos e apertar o coração de todo fã da franquia.
"Rugido da Terra" é impactante e cruel, pois evidencia que o conflito envolvendo os titãs chegou a um patamar colossal. A destruição e a morte de milhares de pessoas inocentes mostram que já não é mais possível escapar de um futuro assombroso no universo de Attack on Titan.
Esboço de um final sem vencedores
É no capítulo 2 do especial, intitulado "Pecadores", que é preparado o terreno para um desfecho que não deve ter vencedores no final, algo que vem à tona em uma fala de Armin Arlert no próprio episódio:
"Odeio que digam que eu sou uma pessoa boa. Eu matei um monte de gente. Pessoas que não eram soldados. Crianças... Eu já sou um monstro há muito tempo."
Nas temporadas iniciais do anime, a construção de personagem de Armin projetava alguém bondoso e frágil fisicamente, mas extremamente inteligente.
A fala de Armin, contudo, ressalta que aquele garotinho que conhecíamos antes não existe mais. E isso é válido para vários outros personagens. Pecadores destaca a carga emocional daqueles que começaram como "mocinhos", mas acabaram cometendo pecados inimagináveis.

Nesse ponto, a narrativa de Attack on Titan mostra o nível de crueldade que a humanidade é capaz de chegar quando imersa em um ciclo de violência e ódio que se perpetua sobre diversas gerações.
Os últimos minutos do capítulo 2 mostram um Eren decidido, nada parecido com o garoto atormentado dos 30 minutos iniciais. O embate final começa e já indica o tom do próximo especial, que deve chegar com ritmo intenso e muita ação, potencializados por uma trilha sonora impactante, que sempre foi a marca do anime.
Os episódios de Attack on Titan estão disponíveis na Crunchyroll, com legendas em português. O segundo especial da Parte 3 da temporada final será transmitido durante a temporada de outono de 2023.
Fique ligado no NerdBunker para mais novidades. Aproveite e baixe o novo Aplicativo do Jovem Nerd para iOS ou Android.