Efeitos visuais são parte importante da indústria de cinema e TV, pois tem o poder de transformar uma tela completamente verde/azul em qualquer coisa. No caso da série de The Last of Us, foram criados cenários físicos, mas a equipe de VFX (Visual Effects, em inglês) também teve bastante trabalho para representar um apocalipse de Infectados.
Em entrevista para o Art of VFX, Stephen James (supervisor de efeitos visuais), Nick Marshall (supervisor de qualidade de design) e Melaina Mace (supervisora de CG) contaram alguns segredos dos bastidores de TLoU. De acordo com eles, a equipe de efeitos visuais esteve integrada a todo o processo de criação, incluindo gravações.
Tratando-se da edição de cidades destruídas, foram usadas três técnicas principais:
- Construção de edifícios totalmente arrasados em CG;
- Construção de edifícios preservados para explorar vários níveis de destruição;
- Uso de pintura fosca com mapeamento de projeção de câmera.
Mais de 25 recursos de construção estavam preparados para as cenas de Boston, a fim de "corresponder aos edifícios da filmagem em Alberta, bem como à arquitetura de Boston".
Confira abaixo algumas imagens que comparam os ambientes de gravação reais e as cenas finalizadas da série de The Last of Us:
James e Marshall também comentaram que a equipe sabia das altas expectativas para o programa e que a compreensão do universo e elementos de The Last of Us foi muito importante para a criação de tudo. Além disso, nada no projeto existe simplesmente por existir. Em suas palavras:
"[SJ:] Não basta fazer algo parecer realista se você não estiver envolvido com os personagens e a história.[NM:] Sabíamos que precisávamos atingir um nível de fotorrealismo que permitisse que os efeitos visuais fossem completamente perfeitos."
Marshall reforça ainda que muito da qualidade apresentada é resultado do "amor fundamental pelo material original e um desejo de fazer justiça aos jogos". Segundo ele, a equipe de efeitos visuais, composta de 650 funcionários dos estúdios da DNEG, trabalhou em 535 cenas por cerca de 18 meses.
- Fã encontra erro em cena do episódio 6 de The Last of Us
- Fãs teorizam sobre aparição de Dina em episódio 6 de The Last Of Us
Os episódios de The Last of Us são lançados todo domingo às 23h (horário de Brasília). A transmissão acontece de forma simultânea entre o canal HBO e o HBO Max, plataforma na qual os primeiros capítulos estão disponíveis.
E fique ligado no NerdBunker, pois temos vários conteúdos especiais sobre TLoU no site e redes sociais.
Fonte: Art of VFX