...E O Vento Levou (1939) é um dos maiores clássicos do cinema hollywoodiano, mas nem por isso ele deixa de ser extremamente criticado por seu conteúdo racista. Por isso, o longa foi retirado do catálogo do HBO Max depois que pedidos foram feitos à plataforma de streaming.
Segundo informações do The New York Times, a empresa emitiu um comunicado no qual pontuou que o longa de 1939 era um "produto de seu tempo" e mostrava "preconceitos étnicos e raciais". "Essas representações racistas estavam erradas na época e estão erradas hoje, e sentimos que manter esse título sem uma explicação e uma denúncia dessas representações seria irresponsável."
O comunicado explicou que ...E O Vento Levou voltará ao streaming e apresentará uma "discussão de seu contexto histórico", mas ainda não se sabe quando.
- Michael B. Jordan participa dos protestos contra racismo e pede igualdade racial
- Warner, Netflix, Disney e outras marcas se posicionam contra o racismo
O longa é ambientado durante e depois da Guerra Civil americana e é criticado pela sua representação da escravidão. Baseado no romance escrito por Margaret Mitchell, o filme apresenta personagens escravos que parecem satisfeitos com a vida que levam e que permanecem leais aos seus antigos proprietários mesmo após a abolição da escravidão.
...E O Vento Levou foi dirigido por Victor Fleming e recebeu 10 Oscars. Hattie McDaniel se tornou a primeira atriz negra a ser indicada e ganhar o prêmio na história.