Atualização - 18/05: O recurso da Fox Film do Brasil foi bem sucedido e o Ministério da Justiça voltou atrás e definiu uma nova classificação para "16 anos".
Deadpool 2 foi proibido para menores de 18 anos no Brasil. O Ministério Público, por meio da Classificação Indicativa, catalogou o novo filme do anti-herói como "não recomendado para menores de dezoito anos". Por conta disso, menores de idade não poderão ir aos cinemas conferir o filme. Nem mesmo acompanhado dos pais.
Na Cartilha de Informação e Liberdade de Escolha, o governo federal informa que "não é permitido a menores de idade o ingresso em espetáculos classificados como 'não recomendado para menores de 18 anos". Ou seja, nem mesmo a autorização dos pais permite que crianças e, ou, adolescentes entrem na sala de cinema. Normalmente é permitido que pais ou responsáveis acompanhem seus filhos em sessões não indicadas para suas idades.
Nos Estados Unidos, os filmes do mercenário receberam classificação "R" (o equivalente a 18 anos por aqui). Entretanto, no Brasil, eles foram classificados de forma distinta — um para 16 e outro para 18 anos. Essa diferenciação entre os filmes veio como uma surpresa até mesmo para a Fox: segundo o jornal O Globo, funcionários da empresa receberam a notícia com certo espanto.


Por conta da proibição, redes de cinema já estão se mobilizando para estornar as compras feitas em pré-venda por menores de idade. É garantia do consumidor receber o reembolso por produtos pelos quais ele será proibido de usufruir. A rede Cinemark, por exemplo, publicou em suas redes um miniguia para realizar o processo:
Caso algum cinema descumpra a classificação indicativa, o Ministério da Justiça pode aplicar punições e multas.
No Brasil, pouquíssimos filmes recebem a classificação máxima. Longas como Django Livre, John Wick, Clube da Luta e a série Cinquenta Tons receberam a classificação de 16 anos.
Nada mudou na legislação de Classificação Indicativa entre o primeiro Deadpool e a sequência que está sendo lançada em maio. Entretanto, tivemos uma mudança de governo no Planalto e, consequentemente, uma mudança no Ministério Público, o que pode ter levado a diferentes análises da jurisdição.
A Fox Film do Brasil já recorreu e pediu uma nova classificação ao Ministério.
Em 2016, o filme brasileiro Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, recebeu a classificação máxima, mas conseguiu recorrer à Justiça e o o secretário nacional de Justiça e Cidadania da época, Gustavo Marrone, concordou em reduzir para 16 anos.
O elenco de Deadpool 2 conta com Ryan Reynolds (Deadpool), Josh Brolin (Cable), Zazie Beetz (Dominó), Morena Baccarin, Leslie Uggams, Stefan Kapacic, Brianna Hildebrand, Jack Kelsey, Shioli Kutsuna e Julian Dennison. A direção é de David Leitch, que já comandou Atômica e John Wick.
Deadpool 2 chegará aos cinemas em 17 de maio de 2018.