Não é à toa que o universo de League of Legends (LoL) tem um cenário de múltiplas possibilidades em termos de expansão. Com uma lore extensa, a Riot prova mais uma vez que vale a pena apostar no potencial de seus personagens e na riqueza de cenários e histórias secundárias. Após o lançamento de um jogo derivado focado em Sylas de Dregbourne – The Mageseeker, chegou a vez do campeão Ekko ganhar seu próprio game.
CONV/RGENCE: A League of Legends Story, o novo derivado de LoL, é um jogo de ação em plataforma 2D, desenvolvido pela Double Stallion Games e protagonizado por um jovem que tem como principal habilidade a manipulação do tempo. O game é mais um acerto desse universo em expansão e chega com um belo visual, localização em português brasileiro e uma aventura que agrada fãs de longa data e iniciantes de LoL.
Explore as riquezas de Zaun
Todo mundo já pensou em voltar no tempo ao menos uma vez na vida. Uma tarefa impossível para humanos comuns, mas não para Ekko, um jovem gênio de Zaun, famoso distrito no universo de LoL. Apaixonado por sua terra natal e comunidade, ele faz de tudo para proteger sua família, amigos e os cidadãos do local.
A aventura começa quando uma explosão suspeita ameaça o bem-estar do distrito. O jogador, então, assume o papel de Ekko e embarca em uma jornada para encontrar respostas e descobrir o que há por trás dessa situação. Com uma história ambientada no passado, o game segue uma versão mais jovem de Ekko em uma Zaun que ainda não foi completamente dominada pela poluição.
Com uma série de missões a cumprir em diferentes áreas, o mapa de CONV/RGENCE se torna o melhor amigo do jogador. Apesar de ser uma ferramenta simples, ele funciona como um bom guia. Assim, é possível conferir o percentual de exploração de cada parte do distrito, além de novos caminhos.

Para aqueles com o perfil desbravador, a diversidade de cenários torna o gameplay extremamente interessante, uma vez que muitas áreas possuem recompensas importantes, que podem ser trocadas posteriormente para ganho e aprimoramento de habilidades.
E não se preocupe caso tenha deixado algum item importante para trás. Ao fim do jogo, é possível retornar a qualquer área do mapa. Em relação a isso, confesso que senti falta da possibilidade de colocar algumas marcações em lugares que gostaria de retornar depois, mas certamente não é algo que prejudica o gameplay.
Ainda sobre a ambientação, os cenários são um detalhe especial. Cada área de Zaun mostra um aspecto específico do distrito e consequentemente, traz desafios diferentes. Em certo momento do game, por exemplo, o jogador pode explorar um Cultivar – estufas particulares, criadas para ostentar riqueza com imensos jardins de oxigênio.
Nesses locais, é comum encontrar muitos espinhos, plantas carnívoras e mais, dos quais Ekko deve se esforçar para desviar e fugir, além dos inimigos que deve derrotar. A diversidade de obstáculos e desafios de movimentação acrescenta um nível de dificuldade um pouco maior, algo interessante e divertido e que, em muitos momentos, me lembrou Celeste, um dos meus jogos favoritos.

Manipulando o tempo a seu favor
Tudo isso deixa o combate de CONV/RGENCE ainda mais criativo. Como dito antes, Ekko manipula o tempo a seu favor, uma habilidade que, a princípio, pode parecer deixar tudo muito fácil (afinal, não haveria dificuldade se o jogador pudesse voltar no tempo quantas vezes quisesse). Mas não se engane, o recurso foi muito bem utilizado no game, com limitações que tornam a jogabilidade e a progressão balanceadas.
Durante o combate, o jogador faz uso de diversas habilidades. As duas principais são a Rebobinagem e a Cronoquebra. Na primeira, Ekko pode voltar no tempo por alguns segundos e evitar um possível dano de um inimigo, por exemplo. Para acioná-la, é necessário ter cargas de rebobinagem suficientes, que podem ser adquiridas ao derrotar inimigos e ao encontrar caixas de recompensas. Na segunda habilidade, o jovem cria uma “quebra” na linha do tempo, que causa um dano em área, sendo muito útil com hordas de inimigos que estão muito próximos.
E por falar em inimigos, CONV/RGENCE apresenta uma variedade deles. Com isso, o combate não se torna cansativo, uma vez que o jogador encara ameaças com diferentes habilidades e deve usar seus recursos da melhor forma possível para sair vitorioso. Conforme progride no jogo, Ekko desbloqueia novas possibilidades de uso do tempo e de movimentação, que o permitem acessar novos locais. Os amigos do protagonista também desempenham um papel importante, ajudando no aprimoramento de suas habilidades.
Uma aventura imperdível
Histórias sobre viagem no tempo podem causar um pouco de confusão e CONV/RGENCE não escapa desse sentimento. Em alguns momentos do game, me encontrei reflexiva sobre acontecimentos e explicações acerca da narrativa. Ainda assim, a história apresenta com delicadeza uma versão de um campeão, que é completamente apaixonado por sua comunidade.
Jogar com um jovem Ekko é uma experiência que aquece o coração porque mostra um lado do protagonista que destaca seu caráter justo, gentil e de fácil identificação. De forma geral, o game brinca muito bem com essa dualidade entre aquilo que somos e o que poderemos nos tornar no futuro. E o mesmo acontece com Zaun, um distrito destinado a sofrer com ganância e o uso indevido de tecnologias.
Além disso, o amor que Ekko sente por sua terra natal é, de certa forma, contagiante e também me deixou apaixonada pelo distrito subterrâneo. CONV/RGENCE acerta na forma como apresenta isso aos jogadores, desde a riqueza dos cenários até a trilha sonora empolgante, que fazem parte dessa aventura imperdível por Zaun.
Esta review foi feita com uma cópia cedida pela Riot Games.
CONV/RGENCE: A League of Legends Story está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, Nintendo Switch e PC.
Fique ligado no NerdBunker para mais novidades. Aproveite e baixe o novo Aplicativo do Jovem Nerd para iOS ou Android.