A Marvel se prepara para o lançamento de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, filme que vai apresentar um dos heróis mais subestimados dos quadrinhos: Shang-Chi. Conhecido também como Mestre do Kung Fu, o personagem foi criado graças a um polêmico clássico da literatura e chegou a integrar os Vingadores.
Para conhecer Shang-Chi, precisamos voltar para a década de 1970. Nessa época, os cinemas e a TV nos Estados Unidos foram tomados de assalto pela febre das artes marciais, graças a astros como Bruce Lee e a série Kung Fu. Para embarcar na onda, a Marvel tentou adquirir os direitos de adaptação do seriado, que por pertencer à Warner acabaram na DC Comics.
A saída encontrada pela editora foi buscar inspiração na literatura, mais especificamente na obra de Sax Rohmer. O escritor pulp é criador do Doutor Fu Manchu, um famoso vilão que foi incorporado ao Universo Marvel como o chefe de um império criminoso que age nas sombras. Para combater essa figura vilanesca, os quadrinistas Steve Englehart e Jim Starlin uniram forças para criar Shang-Chi, uma arma viva cuja motivação é derrubar os negócios do pai.

A primeira aparição de Shang-Chi aconteceu em Special Marvel Edition #15, quando descobrimos que Fu Manchu treinou o garoto de forma física e mental por 19 anos para se tornar uma grande ferramenta. Em sua primeira missão, o jovem é enviado para matar o Dr. Petrie, a quem Fu Manchu descreve como “o mais maligno homem vivo”.
Contrariando a própria filosofia de não tirar vidas, o jovem mata Petrie. Em seguida ele é surpreendido por Nayland Smith, outro rival de Fu Manchu, que revela a verdade sobre o genitor do jovem. Conhecendo as atrocidades cometidas pelo pai, o lutador deixa o lugar em busca de respostas. Após ter a confirmação de que a história de Smith é real pela própria mãe, o rapaz decide transformar a vida em uma cruzada para destruir o império criminoso do pai.
De lá para cá, as histórias de Shang-Chi costumam girar em torno desta motivação. Unindo a tragédia de ser responsável pela morte de um inocente com o ódio ao próprio genitor, o herói trilhou diferentes aventuras que o colocaram em contato com outros personagens de Rohmer, como sua irmã Fah Lo Suee, e os heróis do Universo Marvel.

A despedida de Fu Manchu e a chegada aos Vingadores
Ao longo dos anos, a Marvel precisou retrabalhar Shang-Chi algumas vezes, especialmente porque alguns elementos do personagem traziam uma representação estereotipada que podia ser erroneamente aceita na década de 1970, mas que se tornaram cada vez mais inaceitáveis com o tempo.
Um dos exemplos é o próprio Fu Manchu, que se tornou um grande exemplo do chamado “perigo amarelo”, como ficaram conhecidas as representações racistas de asiáticos como figuras malignas. Com essa preocupação, a Marvel passou a modificar a identidade do pai de Shang-Chi até revelar nas páginas da HQ Vingadores Secretos que o malfeitor se chama Zheng Zu.
E sim, o Shang-Chi tem ligação com os Vingadores nos quadrinhos. A parceria surgiu justamente na revista dos Vingadores Secretos, escrita por Ed Brubaker com arte do brasileiro Mike Deodato Jr. Na história, o Mestre do Kung Fu se junta ao grupo para novamente impedir o próprio pai. O time era liderado pelo Capitão América, que manteve uma boa relação com o herói até convidá-lo para fazer parte da equipe principal anos depois.
Em seu período nos Vingadores, Shang-Chi chegou a ganhar armas desenvolvidas por Tony Stark para ampliar suas inigualáveis habilidades de combate. Até porque, ao contrário de boa parte dos heróis do panteão da Marvel, ele conta apenas com avançadas técnicas nas artes marciais graças ao rigoroso treinamento que durou desde a infância até a vida adulta.

A chegada de Shang-Chi nos cinemas
Quase 50 anos após sua criação nas HQs, Shang-Chi está prestes a estrear nos cinemas. Pelo que já foi divulgado, o filme deve seguir a premissa básica dos quadrinhos em que o protagonista — vivido por Simu Liu — busca derrubar o império criminoso do pai, que o criou como uma arma.
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis vai contar também com elementos clássicos dos quadrinhos, como a presença dos vilões Punho de Lâmina e Agente da Morte, e também Xialing, a irmã que cumpre o papel de rival amigável.
Ao mesmo tempo, o filme promete trazer novos ingredientes para a história, como criaturas mitológicas, apresentar a mãe do herói como uma lutadora, e até uma nova identidade para o grande vilão. Isso porque nos cinemas, Shang-Chi será filho de Wenwu, o líder da organização conhecida como Dez Anéis — incorporada ao MCU no longínquo Homem de Ferro.
- Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis ganha novo trailer cheio de ação; veja
- Primeiras críticas de Shang-Chi elogiam história de origem e atuação de Simu Liu
- Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis não será lançado simultaneamente no Disney Plus
Para descobrir como o filme vai misturar elementos clássicos e novos, resta esperar pela estreia de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. O longa chega aos cinemas brasileiros em 2 de setembro.