Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Alinhamento raro entre planetas ocorre nesta sexta (24); Saiba como observar
Ciência e Tecnologia

Alinhamento raro entre planetas ocorre nesta sexta (24); Saiba como observar

Fenômeno só deve ocorrer de novo lá em 2040, então vale a pena acordar cedo

Pedro Siqueira
Pedro Siqueira
23.jun.22 às 13h22
Atualizado há quase 3 anos
Alinhamento raro entre planetas ocorre nesta sexta (24); Saiba como observar

Calma, um segundo Sol ainda não chegou para realinhar a órbita dos planetas, como diria a música, mas um raro alinhamento entre CINCO planetas do nosso sistema solar ficará visível a olho nu durante a madrugada desta sexta-feira (24).

Segundo o National Geographic, o fenômeno está ocorrendo desde o início deste mês, mas terá uma pequena janela de visibilidade maior nas primeiras horas de amanhã. Se você acordar cedo e olhar para o céu, poderá ver Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno alinhados em uma fileira, contando também com a nossa Lua.

Ainda de acordo com a matéria, Netuno e Urano também participam do fenômeno, mas serão mais difíceis de observar, devido à distância e luminosidade.

Uma maneira fácil pode ser você se basear pela posição da Lua e tentar encontrar os outros pontos luminosos no céu um pouco antes do amanhecer, entre as 4 e 6 horas da manhã. Se ainda assim você precisar de uma ajudinha, pode usar aplicativos gratuitos como o Star Walk, disponível para Android e iOS, que determinam a posição dos corpos celestes em relação à sua localização.

Mesmo com um horário bastante ingrato (acordar de madrugada numa sexta é dose…), o fenômeno só vai se repetir daqui a pelo menos 18 anos, lá por 2040. Pense que, pelo menos, você terá uma boa justificativa caso chegue ao trabalho com cara de sono.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais