A possível greve dos atores de Hollywood ainda não foi oficializada, mas já começou a afetar filmes e séries em produção. Com a expectativa de que a paralisação tenha início nesta quinta-feira (13), as empresas já começaram a agir para prevenir ou minimizar o impacto.
O sindicato SAG-AFTRA busca compensações mais justas por lançamentos em streaming, além da regulação do uso de inteligência artificial em produções. As negociações com a associação que representa as grandes empresas de televisão, cinema e streaming chegaram ao fim na última quarta-feira (12) em um impasse. Com isso, os atores devem parar.
Prevendo que a greve poderia acontecer, algumas produções correram com suas gravações para não serem afetadas. A segunda temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder seguiu um calendário “meticuloso” e já encerrou suas filmagens. O mesmo aconteceu com:
- Mary & George, série com Julianne Moore
- Emilia Perez, filme com Selena Gomez e Zoe Saldaña
Um exemplo curioso dessa correria foi o de Those About to Die, série de gladiadores criada por Roland Emmerich (Independence Day). A produção se apressou para finalizar todas as gravações de Anthony Hopkins (O Silêncio dos Inocentes), astro que faz parte do sindicato de atores dos EUA. Porém, como o restante dos trabalhadores estão ligados a associações europeias, as gravações seguem sem maiores problemas.
Por outro lado, há gravações em andamento que devem ser paralisadas com a oficialização da greve. É o caso de:
- Gladiador 2
- Mortal Kombat 2
- Os Fantasmas Se Divertem 2
Apesar de todas elas não estarem sendo filmadas nos EUA, elas devem parar pelo fato de que seus protagonistas estão associados ao SAG-AFTRA. Há também casos de produções que já estavam paradas por causa da greve dos roteiristas – que já dura dois meses – e devem demorar ainda mais para retornar com a paralisação dos atores. É o caso de:
- Demolidor, do Marvel Studios
- Emily em Paris, da Netflix
- 3ª temporada de The White Lotus, da HBO, e muitas outras.
Por fim, há ainda produções que estavam se preparando para dar início às gravações. Séries como Doctor Who e Alien, do FX, devem continuar em estágio de pré-produção. Com isso, profissionais de outras áreas devem seguir trabalhando enquanto esperam o retorno dos atores.
Vale lembrar que com a greve, os atores ficam impedidos de fazer qualquer trabalho relacionado às produções. Além de não participar de filmagens, eles também deixam de comparecer a eventos promocionais, como pré-estreias e convenções.
Fique de olho no NerdBunker para receber mais informações a respeito das greves de Hollywood. Aproveite para nos seguir nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok.