Como a furtividade impacta o universo de New World, MMO da Amazon Games

Os jogadores aproveitaram uma mecânica simples para gerar eventos de mundo, o que chegou até a impressionar os desenvolvedores

Tayná Garcia Publicado por Tayná Garcia
Como a furtividade impacta o universo de New World, MMO da Amazon Games

Após alguns períodos em beta, New World foi lançado nesta semana para PC e já registrou milhares de usuários simultâneos e filas nos servidores, além de se tornar o título mais jogado no Steam em 2021.

O jogo é um MMORPG da Amazon Games, que coloca o jogador para explorar Aetérnum, uma ilha sobrenatural e misteriosa, contando com várias opções de classes, facções, combate, criação de itens e até outros modos. Mas um elemento inusitado recebeu uma recepção especial dos fãs: a furtividade.

A mecânica de stealth de New World é simples e não exige um nível mínimo ou classe para ser usada. E funciona da seguinte maneira: ao deitar no chão, a tag e o indicador do jogador somem por completo, o que faz com que ele fique oculto para os inimigos — e dificilmente será detectado se ficar escondido. Isso chamou a atenção da comunidade por fugir da maneira como outros títulos do gênero abordam furtividade, normalmente com invisibilidade e classes específicas.

Segundo David Verfaillie, líder da equipe de design:

“Queríamos deixar a mecânica mais realista, então os jogadores precisam encontrar esconderijos e até camuflar seus equipamentos com o ambiente. Temos um mundo cheio de arbustos, grama e árvores que tornam isso possível.”

A empolgação foi tanta que os jogadores até “criaram” um tipo de evento que se tornou comum e adiciona mais imprevisibilidade no mundo aberto: as emboscadas. Com elas, é possível se esconder para surpreender outros, além de possibilitar que um grupo pequeno consiga derrotar um grupo maior com o uso inteligente da furtividade. Além disso, o fato do gameplay ser em terceira pessoa e não usar sistema de tab target (ou seja, conta com mira livre), é preciso ter calma e ser habilidoso para ser bem sucedido na emboscada, tornando tudo ainda mais dinâmico.

Um jogador usando a furtividade para se esconder (Imagem: Skadii Games TV)

A maneira criativa como o stealth está sendo usado no game impressionou até mesmo os desenvolvedores, que tiveram a intenção de introduzir esse elemento de forma orgânica, mas não imaginaram resultados tão divertidos. Verfaillie explica:

Foi incrível ver alguns dos vídeos incríveis de emboscada [dos jogadores] em que um pequeno time destruiu um grupo maior com o uso inteligente de furtividade. Vimos a furtividade ser usada assim em alguns testes internos, mas nunca com resultados tão coordenados e divertidos. Mal podemos esperar para ver o que os fãs farão no futuro”.

No momento, o estúdio está recebendo e analisando feedback dos fãs sobre vários sistemas, incluindo a furtividade. Apesar de não terem planos imediatos, os desenvolvedores explicaram que pretendem manter a furtividade com a mesma essência, adicionando ajustes ou melhorias com o tempo, conforme for necessário.

New World está disponível para PC.

div-ad-vpaid-1
div-ad-sidebar-1
div-ad-sidebar-halfpage-1