Antes da trevosidade, das músicas do Nirvana e dos vilões serial killers, o Batman que muitas gerações conheceram pela TV e cinema era BEM diferente. E não estamos exagerando. Por exemplo, você imaginaria ver o personagem caindo na dança para derrotar um vilão? Pois isso aconteceu com a versão do Homem-Morcego vivida por Adam West, nos anos 1960. E essa não é nem a solução mais aleatória.
O ator viveu Bruce Wayne nos 120 episódios da série Batman, exibidos entre 1966 e 1968, e no longa-metragem de mesmo nome, lançado no intervalo entre a primeira e a segunda temporada da série, em 1966. As duas produções rendem, até hoje, memes com as situações hilárias e absurdas enfrentadas pelo herói.
Ao lado do sempre prestativo Robin (Burt Ward), o personagem da DC enfrentou uma variada gama de vilões indo desde o Coringa de Cesar Romero (com direito a maquiagem branca por cima do bigode), um professor que alucina ser um faraó egípcio para cometer crimes e até um tubarão peculiar, para dizer o mínimo.
Apesar das limitações tecnológicas da época em que foram filmados, tanto o filme como a série são uma mina de diversão para quem embarca no espírito zoeiro e despretensioso da trama. Mas se você não quer encarar 120 episódios em uma talagada só, reunimos alguns dos momentos mais absurdos e divertidos do Morcegão sessentista:
Santa dancinha, Batman!
Se você já ficou chocado que a série do Pacificador, de O Esquadrão Suicida (2021), tem uma grande cena de dança com todos os personagens já na abertura, espere até descobrir que no primeiro episódio da série, Batman já trouxe um dos momentos mais aleatórios da história do Morcego na telinha.
Em Hi, Diddle Riddle, o herói precisa desbaratar um plano do Charada. Em determinado momento, o Cavaleiro das Trevas precisa se infiltrar em uma discoteca para perseguir o vilão e enganar os capangas. A missão rende uma das cenas mais antológicas da série. Garantimos que você não vai encontrar um Batman com maior gingado. Se não acredita, veja logo abaixo:
A dancinha foi repetida pelo próprio Adam West em 1998, em entrevista ao talk show de Conan O'Brien, mostrando que, mesmo mais velho, Morcego bom nunca perde o passo.
“Alguns dias você simplesmente não consegue se livrar de uma bomba!”
O Batman se meteu em um pepino maior ainda e (literalmente) explosivo em cena do filme de 66. Na sequência em questão, o herói invade o covil do mal dos vilões Coringa, Pinguim, Charada e Mulher-Gato, que se unem para derrotar o Morcego.
O que Wayne não esperava é que tudo se tratava de uma grande armadilha, e acaba com uma bomba fumegante nas mãos. Ao tentar se livrar do problema, o herói se vê cercado por obstáculos, que vão desde tranquilos patinhos no mar até uma banda marcial em pleno píer.
Abocanhando o humor
Também no filme, Batman tenta subir a bordo de um iate em alto mar, descendo pela escada de seu Bat-Helicóptero, o que por si só já seria digno de nota. Mas como muitas vezes as coisas não são o que parecem, o iate acaba se revelando um holograma, e o herói termina na água, sendo abocanhado na perna por um tubarão.
Em uma batalha que desafiaria qualquer lei do mundo animal, o Morcego tenta se livrar do tubarão na base da bordoada, descendo a mão no peixe gigante, que parece não ceder. A solução, então, é usar um item indispensável em qualquer aventura: o Bat-Repelente para tubarões.
Se você acha que tudo isso já é doido o bastante, espere até ver o que acontece quando o tubarão atinge de volta a água. Não vamos estragar a surpresa:
Batman Fragmentado?
Mesmo com toda a zoeira intencional, não significa que o Batman dos anos 60 não traga momentos de genialidade. Nesta cena, por exemplo, Batman e Bruce Wayne são postos, de certa forma, cara a cara, quando o Comissário Gordon coloca os dois para conversar ao telefone.
Preste atenção nas reações de Burt Ward como Robin ao ver o companheiro de cena contracenar consigo mesmo.
E sim, é uma foca sentada na poltrona. Não pergunte…
Tá dando onda!
Para encerrar, mais uma aventura marítima do Morcego, e você ficará surpreso ao ver que não apenas Batman, como também o Coringa, são bons de prancha. Além da atuação de ouro de West e Cesar Romero, interagindo com o fundo artificial, note que tanto o herói quanto o vilão tiveram o cuidado de trazer bermudas para o duelo, mesmo ambos também usando calças.
Se você for ao cinema assistir ao novo Batman, com Robert Pattinson, já em exibição, é improvável que se depare com alguma cena parecida com qualquer um dos momentos listados acima. De qualquer forma, o Batman de Adam West deixou sua marca na cultura pop, sendo uma das principais referência no que se tratava de Homem-Morcego por décadas.
A longevidade e o carinho, mesmo com memes, é prova de que também é possível uma boa dose de humor quando se trata de histórias do personagem.