Castelo Rá-Tim-Bum foi lançado na TV Cultura em 9 de maio de 1994 e com certeza marcou a vida de muita gente. O programa faz 30 anos desde o início das gravações este ano e, para começar as comemorações, um reencontro especial aconteceu entre elenco, equipe de produção e mentes por trás do projeto.
Não é necessário nem um minuto inteiro do especial para que a nostalgia bata com força. A música e animação de abertura muito parecidas com as originais reativam memórias e levam o espectador, junto com Cinthya Rachel (Biba), Rosi Campos (Morgana) e Cassio Scapin (Nino) para dentro do Castelo.
Os cenários principais foram reconstituídos de maneira bastante fiel, com direito a personagens como a cobra Celeste, o Gato Pintado, Mau, Godofredo e vários outros. Até os últimos momentos, somos bombardeados com presenças ilustres do Castelo Rá-Tim-Bum, incluindo intérpretes dos bonecos, criadores da trilha sonora e atores que não puderam estar presencialmente na gravação.
Descobrimos diversos segredos dos bastidores, como as ideias por trás dos cenários e vozes, improvisos, brincadeiras no set de filmagens e até alguns perrengues para tirar maquiagens. Como Cao Hamburguer, criador e diretor da série, explica:
"A primeira coisa que eu pensei foi a de fugir do estereótipo de castelo de contos de fadas, o castelo de bruxa. O interior dele teria que ser uma coisa misteriosa e ao mesmo tempo alegre. [...] Uma reserva humanista no meio de uma cidade violenta e cinza."

Rosi Campos também acrescentou que o Castelo Rá-Tim-Bum tem uma narrativa muito lúdica, o que ajudou crianças a aprenderem de forma agradável ao longo dos anos.
"A maneira como a gente ensina no Castelo é muito divertida. E você falar de um mesmo assunto de várias maneiras diferentes enriquece muito uma aula."
O Castelo também aborda assuntos importantes
Tópicos mais profundos também foram debatidos durante o reencontro de Castelo Rá-Tim-Bum. Angela Dip (Penélope) e Ciça Meirelles (Patativa) mencionaram, por exemplo, pessoas que escolheram carreias profissionais por causa da repórter cor-de-rosa do programa e das passarinhas do quadro "Que Som é Esse?". Já Cinthya Rachel e Eduardo Silva (Bongô) falaram sobre a importância de serem atores negros e estarem na TV, em um programa infantojuvenil, na época.
"[Silva:] E pensar que, em um elenco pequeno, tinha 4 negros, há 30 anos atrás, era uma coisa super inovadora.[...] Quando você tem negros que chegam e falam 'Você era referência de negro que não era escravo nem bandido', isso me emociona muito."

Em memória de Etevaldo, Dr. Vitor e todos os demais
Outro belo destaque de Castelo Rá-Tim-Bum: O Reencontro foram as homenagens feitas aos atores que já se foram. Lindas palavras foram ditas sobre Wagner Bello, que interpretava Etevaldo, e Sérgio Mamberti, o Dr. Victor.
Em um momento surpresa emocionante, tanto o elenco quando os espectadores foram às lágrimas ao verem Carlos Mamberti, filho do ator que faleceu em setembro de 2021, caracterizado como o tio de Nino e patriarca do Castelo Rá-Tim-Bum, que marcou a vida do pai e de tantas pessoas.
"É incrível, 30 anos depois, eu estar podendo fazer essa homenagem com o personagem mais importante da história do meu pai."

Outros homenageados foram Cláudio Chakmati (Mau e Porteiro) e Gérson de Abreu (Flap).
Onde estava o Pedro?
Por fim, Luciano Amaral, que interpretava Pedro, fez falta no programa. O ator e apresentador na ESPN (Disney) não participou do reencontro por "questões contratuais", mas foi igualmente lembrado através de clipes de episódios e das falas de seus colegas de elenco.
Castelo Rá-Tim-Bum: O Reencontro está disponível no canal da Oreo no Youtube. Outros membros do elenco que apareceram incluem Freddy Allan (Zequinha), Pascoal da Conceição (Doutor Abobrinha), Patrícia Gaspar (Caipora), Fabiana Prado (fada Lana), Teresa Athayde (fada Lara) Dilma Souza Campos (Patativa), Flavio de Souza (Tíbio/criador da série), Henrique Stroeter (Perônio), Alvaro Petersen (Celeste/Godofredo), Fernando Gomes (Gato Pintado/Relógio/Fura-Bolos) e Enrico Verta (Mau).
O programa da TV Cultura fará seu trigésimo aniversário de lançamento em maio de 2024.
Fique ligado no NerdBunker para saber quando outros momentos de pura nostalgia acontecem!