Depois de um longo processo de análise, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou a concentração entre 21 Century Fox e a Walt Disney Company. A operação dá o aval para a junção das duas empresas, mas coloca uma contrapartida que determina a obrigatoriedade da venda do canal Fox Sports no Brasil e no México.
A contrapartida foi determinada porque o CADE entendeu que a fusão geraria um duopólio no mercado de canais esportivos na TV fechada. Com a venda da Fox, o único canal esportivo que a Disney terá é a ESPN.
A nota que confirma a compra justifica a contrapartida da seguinte maneira:
A venda do canal Fox Sports tem como objetivo permitir que a estrutura do mercado permaneça com a mesma pressão competitiva anterior à fusão, com a continuidade de três opções de canais de esportes para os consumidores no Brasil: SporTV (da GloboSat), ESPN e mais uma nova empresa com os ativos da Fox Sports.
O material oficial do CADE deixa claro que a Disney precisa vender a marca, os direitos de transmissão de eventos, os equipamentos técnicos e também os imóveis da Fox Sports.
O prazo para que a Disney realize a venda é confidencial.
A aguardada compra da 21 Century Fox pela Disney já foi fechada entre os executivos, mas precisa da aprovação em 24 órgãos anti-monopólio para ser oficializada. A aquisição já foi aprovada por vários órgãos regulatórios ao redor do mundo — inclusive nos Estados Unidos e agora enfim no Brasil. O único país que ainda não aprovou é o México, mas a tramitação já está avançada e a Disney espera que isso aconteça ainda em março.