Jovem Nerd - Notícias sobre filmes, séries, HQs, games, animes, ciência, tecnologia e humor, porque rir não faz mal a ninguém!

Brasileiro ajuda a reconstituir face de uma das múmias mais conhecidas do mundo

Cícero Moraes integra equipe que refez o rosto de Shep-en-Isis

Camila Sousa Publicado por Camila Sousa

O artista brasileiro Cícero Moraes ajudou a reconstituir a face de Shep-en-Isis, mulher que viveu no Egito Antigo e se tornou uma das múmias mais conhecidas do mundo (via Anciet Origins).

O projeto foi conduzido pelo Centro de Pesquisas da FAPAB, na Itália, e chegou ao resultado que pode ser conferido acima.

Reconstituição da face de Shep-en-Isis
Processo para reconstituir a face de Shep-en-Isis

A tumba de Shep-en-Isis foi descoberta em 1820 e levada para a Suíça, onde está até os dias atuais. Estudos feitos no caixão estimam que a mulher nasceu por volta de 650 a.C. e morreu entre 620 e 610 a.C. Além disso, inscrições indicam que ela fazia parte de uma classe alta da época.

Para chegar ao resultado, a equipe estudou o esqueleto da múmia, fazendo até uma tomografia computadorizada para ter uma ideia de como seria sua constituição física. Um dos detalhes da pesquisa é que a face de Shep-en-Isis é mostrada sem adereços, como joias ou perucas, já que o foco é revelar como era o rosto da mulher.

Mais notícias