Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Bloodborne é um terror lovecraftniano que desafia a percepção do jogador | Especial
Games

Bloodborne é um terror lovecraftniano que desafia a percepção do jogador | Especial

Jogo do estúdio FromSoftware completa 10 anos de existência neste 24 de março

Tayná Garcia
Tayná Garcia
24.mar.25 às 18h00
Atualizado há 16 dias
Bloodborne é um terror lovecraftniano que desafia a percepção do jogador | Especial
Bloodborne/FromSoftware/Reprodução

Bloodborne é um RPG de ação do estúdio japonês FromSoftware, e que também é difícil de descrever em poucas palavras.

Originalmente lançado em 2015 — completando 15 anos de existência neste 24 de março —, o jogo se passa num universo fictício e distópico, onde muitos humanos enlouqueceram devido a uma misteriosa infestação e acabaram transformados em monstros.

Aqueles que continuam sãos foram forçados a se confinar em casa, sem poder sair por nada. Outros se tornaram Caçadores, quem se arrisca nas ruas para aniquilar os tais monstros que assombram Yharnam.

Dentro desse contexto, o jogador é colocado no papel de um Caçador e, sem quase nenhuma orientação, precisa explorar a região para derrotar criaturas horripilantes e desvendar diversos mistérios (com verdades mais horripilantes ainda).

Seguindo o clássico estilo Soulsborne, o game é difícil e desafiador, colocando você para enfrentar monstros cada vez mais bizarros e marcantes, desde cobras humanoides e mutantes até seres misteriosos capazes de convocar uma chuva de cadáveres (pois é). Cada luta exige uma estratégia e um cuidado diferente, resultando em momentos tensos que podem até te fazer querer jogar o controle na parede — mas acredite: tudo valerá a pena com a sensação recompensadora de derrotar aquele chefão que te deixou preso por horas.

Mas o que torna Bloodborne tão especial é a atmosfera gótica que representa a mais pura essência do terror lovecraftiano — ou seja, inspirado nas obras do escritor H.P. Lovecraft —, com ambientações que exalam solidão e desespero, tramas que lidam com conhecimento proibido e insanidade, uma sensação constante de medo pelo desconhecido e a presença de entidades que estão além da compreensão humana.

Nem tudo aqui é real e nem todos que morrem realmente vão embora, e é melhor tomar cuidado para a insanidade não chegar até você também.

Bloodborne é um dos poucos jogos que eu considero como uma verdadeira obra-prima do terror e do próprio estúdio FromSoftware, que sabe explorar a natureza interativa dos videogames para contar uma história repleta de elementos e de uma mitologia inédita. Com uma jogabilidade viciante, é uma das melhores experiências do horror que os games já tiveram — e que eu revisito toda vez que preciso de uma boa dose de terror lovecraftniano. E diria que o aniversário de 10 anos também é uma excelente data para isso, né?


Bloodborne foi originalmente lançado em 2015 e está disponível para PlayStation 4.

Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast