O renomado diretor James Cameron se prepara para o lançamento de Avatar: O Caminho da Água, filme que dá sequência a Avatar (2009). Um dos chamarizes do lançamento é a forte presença do 3D, que parece não agradar mais ao público como na época do primeiro longa. Ainda assim, o cineasta acredita que essa tecnologia não está morta.
Em entrevista ao /Film, Cameron explicou por que não acha que o 3D ficou ultrapassado. Comparando essa tecnologia moderna à chegada de cores no cinema, ele afirma que a chegada do 3D mudou a forma como a audiência consome os filmes:
“O 3D parece estar acabado para a maioria das pessoas. Mas não terminou de verdade. Acabou de ser aceito e agora faz parte da sua escolha quando vai ao cinema ver um filme blockbuster. Comparo à cor: quando filmes coloridos surgiram, foi algo grande. As pessoas iam ver filmes porque eles eram coloridos. Acho que na época de Avatar, as pessoas se acostumaram a ver filmes porque eles eram 3D. Acho que teve um impacto em como os filmes eram apresentados e agora isso meio que é aceito e parte do zeitgeist e de como é feito.”
Para explicar como o 3D foi revolucionário, o cineasta usou como exemplo o Oscar. Segundo o cineasta, é um marco o fato de que a premiação tenha validado a tecnologia ao premiar filmes que usaram essa tecnologia consecutivamente por vários anos:
“Diria que o 3D foi amplamente aderido por um tempo. Avatar ganhou [o Oscar] de Melhor Fotografia com uma câmera digital 3D. Nenhuma câmera digital havia vencido a categoria antes. Então em dois dos três anos seguintes, as mesmas câmeras foram usadas pelos diretores de fotografia que venceram o Oscar. Então você teve três de quatro anos em que a Academia abraçou a cinematografia digital. E todos os três filmes estavam em 3D.”
- James Cameron avisa que Avatar 2 será longo e não quer nem saber de choradeira
- James Cameron não sabe se vai dirigir Avatar 4 e 5: “Tenho outros projetos”
- James Cameron comenta sobre a demora das sequências de Avatar
Avatar: O Caminho da Água chega aos cinemas brasileiros em 16 de dezembro. O elenco tem Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver e Kate Winslet.
Para comemorar o lançamento da sequência, a Disney vai relançar o primeiro nos cinemas do Brasil em setembro – saiba mais.