Se você for ao cinema durante o próximo fim de semana, pode até pensar que caiu numa máquina do tempo direto para o passado. É que o primeiro Avatar retorna às telonas a partir desta quinta-feira (22), em preparação para a aguardada sequência O Caminho da Água, que estreia em 15 de dezembro.
- James Cameron usou sucesso de Titanic para peitar mudanças em Avatar: “Banquei o estúdio”
- Diretor de Avatar 2, James Cameron acredita que o 3D não está morto
Como um pouquinho de nostalgia não faz mal a ninguém, o relançamento deixou a gente reflexivo aqui no Bunker, pouco depois do baque de internalizar que 2009 foi há TREZE ANOS. Já que é terça-feira, e véspera de semana praticamente encerrada (alô, Ximira…), decidimos te fazer sentir o peso da idade, mas também lembrar com carinho de como o mundo (principalmente o Brasil) era no período. O famoso tempo bom que não volta mais…
O que tínhamos nos cinemas em 2009?
Multiverso Marvel? MCU? Thanos? Três Homens-Aranha juntos em cena? Se você caísse em 2009 falando qualquer uma dessas coisas, é bem possível que te mandassem pastar no mato. Toda a treta de heróis que a gente ama hoje ainda estava um pouquinho longe da realidade. Pra refrescar a memória, o que se tinha de MCU em 2009 era o primeiro Homem de Ferro (2008) e o injustiçado O Incrível Hulk (2008). Mas a sementinha já estava plantada desde aí…

Em compensação, franquias de peso como Harry Potter e Transformers seguiam ocupando as salas ao redor do mundo. O filme-desastre 2012 também fez sucesso, levando uma graninha no tempo em que a gente jurava que o mundo iria acabar no ano supracitado. Isso pra não falar nos 15 minutos iniciais de Up: Altas Aventuras, que... droga, já começamos a chorar.
Avatar chegou aos cinemas brasileiros em 18 de dezembro. Em questão de semanas, o filme logo se tornou a maior bilheteria da história, posto que mantém até hoje. As dez maiores bilheterias do ano foram as seguintes:
- 1- Avatar (duh!)
- 2- Harry Potter e o Enigma do Príncipe
- 3- A Era do Gelo 3
- 4- Transformers: A Vingança dos Derrotados
- 5- 2012
- 6- Up: Altas Aventuras
- 7- A Saga Crepúsculo: Lua Nova
- 8- Sherlock Holmes
- 9- Anjos e Demônios
- 10- Se Beber, Não Case
Como estava o mundo da música em 2009?
Se nas telonas quem mandava eram os alienígenas azuis, nas rádios, YouTube e MP20s piratões da vida, só dava Lady Gaga e Black Eyed Peas. Mesmo se a sua praia nem fosse música pop, a gente te desafia aqui e agora a ouvir os primeiros segundos de "Poker Face", "Boom Boom Pow" ou "I Gotta Feeling" e não ficar que nem o Leonardo DiCaprio, apontando pra tela do computador e gritando “Essa é do meu tempo!”.
Sério, tem como não dar pelo menos aquela batidinha de pé?
Isso não significa que os rockistas de plantão não foram felizes. 2009 certamente foi o ano de muito marmanjo e moçoila chorar com os fones de ouvido no ônibus com gente como Kings of Leon. A banda soltou o single “Use Somebody”, que até hoje bate fundo bem na saudade.
Do lado brazuca, o Charlie Brown Jr. fazia a alegria da moçada com os sucessos “Me Encontra” e “Só os Loucos Sabem”. Além da rebarba da onda emo com Fresno e NX Zero ainda fazendo sucesso (não negue, era legal!).
Como era o Jovem Nerd em 2009?
Nossa casinha, claro, também era BEM diferente 13 anos atrás. Aliás, nós, a entidade Nerdbunker, ainda nem existíamos da forma que você conhece hoje. Basta relembrar como era a homepage do site no período, com a aba de Jovem Nerd News no canto:
Pratas da casa, o NerdOffice e o NerdPlayer também não seriam criados até mais alguns aninhos. Assim como derivados como o Caneca de Mamicas, Lá do Bunker, Nerdologia e mais. Mas uma coisinha, claro, a gente tinha…
Como Avatar estreou numa sexta, naturalmente, também era dia de Nerdcast! E, por uma incrível coincidência, o tema era O Senhor dos Anéis, que continua em pauta agora em 2022 graças à série do Prime Video. O programa foi o primeiro de uma trilogia sobre cada livro e filme da saga, com direito a JP, Tucano e Eduardo Spohr.
Por falar em Dudu Spohr, 2009 também marcou o lançamento da segunda versão NerdBooks de A Batalha do Apocalipse, com capa do saudoso Harald Stricker. Quem comprou, comprou. E guarde com carinho, hein, que é raridade.

O que passava na TV em 2009?
Se você acompanha a gente hoje, é bem possível que seu caráter tenha sido moldado pela TV aberta brasileira, e em 2009, muitos programas icônicos ainda estavam no ar. Até porque, Netflix, Prime Video, Disney+, Star+, HBO Max e sejá lá mais quais streamings existirem, não existiam nem nos sonhos. O jeito, então, era ver os desenhos maneiros com ela mesma, a saudosa TV Globinho.

Como aqui é profissionalismo, a gente foi até fuçar qual era a escalação de desenhos durante boa parte do ano. Se você sintonizasse cedinho, a programação era:
- W.I.T.C.H.
- Bob Esponja
- Os Padrinhos Mágicos
- Dragon Ball Z
- Três Espiãs Demais
- Yin Yang Yo
- Power Rangers: S.P.D.
- Os Simpsons
O que aconteceu no mundo dos games em 2009?
Lançado originalmente em 2006, o PlayStation 3 ficou um pouquinho mais acessível nos anos seguintes, tanto que boa parte dos jogos mais vendidos no ano já eram do console da Sony. Outro que também botava o pessoal pra suar era o Nintendo Wii.

Os mais vendidos do ano (via IGN) passeavam desde esportes como Wii Fit até o bang bang de guerra com Call of Duty: Modern Warfare 2.
E no mundo da tecnologia?
Um mundo sem Instagram, sem WhatsApp, com Orkut vivo e celulares com botões ainda operantes. Sonho ou pesadelo?
Se você já era do time dos mais antenados (e com bolsos mais avantajados), pode ter ficado babando quando a Apple anunciou o iPhone 3GS, com (revolucionária!) conexão à internet pela rede 3G, e uma espessurinha de 12,3 milímetros, câmera de 3.1 megapixels (apenas na traseira), mas que pelo menos já rodava um Angry Birds com tranquilidade.

Só pra encerrar, vamos também falar baixinho, mas pelo menos o Twitter já existia e ainda servia só pra reclamar. Bons tempos, hein!
Se você ficou com vontade de voltar para 2009, Avatar reestreia nos cinemas brasileiros a partir desta quinta-feira (22). Os ingressos já estão à venda nas principais plataformas.