O que você estava fazendo em 2009? Existem diferentes respostas para isso, mas há uma chance de que, em algum ponto do ano, você tenha ido ao cinema para assistir Avatar. Alardeado por sua inovação tecnológica, o longa foi um sucesso no Brasil, arrecadando mais de US$ 59 milhões – aproximadamente R$ 313 milhões na cotação de hoje (15).
A questão é que isso aconteceu há 13 anos e existe uma chance de que você não lembre nada dessa época – não se preocupe, a gente dá uma ajudinha. Caso você tenha revisitado Pandora poucas vezes desde então e esteja com medo de boiar em Avatar: O Caminho da Água, nós reunimos abaixo informações importantes do primeiro filme.
Clã da floresta

O primeiro lembrete importante de Avatar é que o primeiro filme focou nos Omaticaya, o clã da floresta. A jornada de Jake Sully (Sam Worthington) acompanhou a conexão e aprendizagem do protagonista com essa tribo específica, que venera a uma entidade chamada Eywa.
Vale lembrar também que os Omaticaya respeitam as Sementes da Árvore Sagrada, espíritos descritos por Neytiri (Zoe Saldaña) como “muito puros”. É graças a eles que Jake é acolhido pelo clã, já que as criaturas pousam nele no momento em que a Na’vi pretendia matá-lo.
Toruk Makto

Em comunhão com a natureza, o clã da floresta tem grande respeito por Toruk, um grandioso animal voador cujo nome se traduz como “Última Sombra”. Bestial e incontrolável, o animal é conhecido por não promover uma conexão fácil com os Na’vi, tendo escolhido apenas cinco seres para se conectar ao longo da história – incluindo um que foi responsável por unir todos os clãs em uma época antiga.
A esse Na’vi é dado o título de Toruk Makto, ou “Cavaleiro da Última Sombra”. O filme de 2009 mostrou Jake Sully se tornando o tal cavaleiro, após domar esta fera e com ela liderar um exército que lutou contra os humanos.
Neytiri e Sully

É através de Neytiri que Sully aprende a cultura Na’vi, uma parceria que termina no romance entre os dois. Filha dos chefes da tribo Omaticaya, a jovem é destinada desde cedo a se tornar uma Tsahik, a líder espiritual da tribo e agir em parceria com Olo'eyktan, o líder.
Após tentar matar, se apaixonar e brigar com Jake por ele ter ajudado os humanos, Neytiri acaba perdoando o amado pela ajuda na guerra por Pandora. Ao fim, ela salva a vida do humano e o leva para uma cerimônia em que sua alma humana é transportada para seu corpo Na’vi.
Doutora Grace Augustine

Uma personagem importante do primeiro Avatar é Grace Augustine, a cientista interpretada por Sigourney Weaver (Alien, O Oitavo Passageiro). Parte do programa terráqueo, ela é uma fervorosa defensora dos Na’vi ao ponto de ser uma das poucas humanas aceita por eles. O final de Augustine é trágico, com ela sendo mortalmente ferida por Quaritch (Stephen Lang), estando fraca demais para passar por um transplante de alma como o que aconteceu a Jake.
Quem se foi e quem ficou em Pandora

Ao fim de Avatar, os Na’vi vencem a guerra e expulsam os seres humanos do planeta. Dos malvados, o coronel Quaritch acaba morto e o empresário Parker Selfridge (Giovanni Ribsi) é visto sendo escoltado para a nave que levará a raça humana de volta à Terra.
Já entre os mocinhos há as baixas de Grace Augustine e Trudy Chacone (Michelle Rodriguez). Entre os sobreviventes há os cientistas Norm Spellman (Joel David Moore) e Max Patel (Dileep Rao) são alguns dos poucos humanos que ganharam permissão para ficar no planeta.