Logo do Jovem Nerd
PodcastsVídeos
Ataque afeta quase 50 milhões de contas do Facebook
Ciência e Tecnologia

Ataque afeta quase 50 milhões de contas do Facebook

Uma vulnerabilidade pode ter permitido que estas contas fossem invadidas por usuários maliciosos

Jefferson Sato
Jefferson Sato
28.set.18 às 14h45
Atualizado há quase 7 anos
Ataque afeta quase 50 milhões de contas do Facebook

Foi desconectado do Facebook recentemente, sem motivo aparente? A causa pode ter sido revelada: nesta sexta-feira (28), a empresa revelou que um ataque de invasores, descoberto nesta semana, afetou quase 50 milhões de contas.

De acordo com o Facebook, os invasores aproveitaram uma invulnerabilidade no código da rede social que afetou a ferramenta “Ver Como”, que permite que um usuário veja como seu perfil aparece para outras pessoas. Com isso, os responsáveis pelo ataque conseguiram roubar tokens de acesso, permitindo que entrassem em contas de outros usuários.

Tokens de acesso, como o Facebook explica, “são como chaves digitais que mantêm as pessoas logadas no Facebook para que não precisem digitar novamente a senha toda vez que acessam o app.”

A empresa afirma que invalidou os tokens de acesso de quase 50 milhões de contas que foram afetadas, além de outras 40 milhões que usaram a função “Ver Como” no último ano. Estas pessoas foram automaticamente deslogadas da plataforma e, quando acessarem novamente, receberão uma notificação sobre o assunto no Feed de Notícias.

Por segurança, o Facebook também desativou a funcionalidade “Ver Como”, para, segundo eles, “conduzir uma análise de segurança completa.” Este processo, no entanto, está no início:

Como estamos apenas começando a nossa investigação, ainda temos que determinar se essas contas foram mal utilizadas ou se alguma informação foi acessada. Nós também não sabemos quem está por trás desses ataques ou onde os invasores estão localizados. Estamos trabalhando muito para entender melhor esses detalhes – e iremos atualizar este post quando tivermos mais informações, ou caso os fatos mudem. Além disso, caso encontremos mais contas afetadas, iremos imediatamente invalidar os seus tokens de acesso.

Usuários, afetados ou não, não precisam mudar a senha, de acordo com o Facebook. Para quem estiver preocupado, é possível verificar todos os dispositivos conectados na rede social na página de “Segurança e Login”, sendo possível também deslogar todos ao mesmo tempo.

Veja mais sobre

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Este site utiliza o Google Analytics para entender como os visitantes interagem com o conteúdo. O Google Analytics coleta dados como localização aproximada, páginas visitadas e duração da visita, de forma anonimizada.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast

Saiba mais