Agora termos de Star Wars, como Jedi e Padawan, fazem parte do dicionário Oxford

Até mesmo Força ganhou uma definição extra no dicionário de língua inglesa

Pedro Duarte Publicado por Pedro Duarte
Agora termos de Star Wars, como Jedi e Padawan, fazem parte do dicionário Oxford

Star Wars faz parte da cultura de muita gente, que já incorporou, no dia a dia, os termos criados especialmente para a história: a galera sai por aí falando sobre a Força ser forte em alguém, chamando os filhos de Padawan, etc.

E não é difícil encontrar definições desses nomes na internet. Com uma pesquisa rápida, você encontra glossários informais ou dicionários oficiais (Disney, Lucasfilm) que incluem muitas outras palavras e conceitos utilizados na franquia.

Mas, agora, alguns termos de Star Wars também fazem parte do dicionário oficial da língua inglesa. A lista contendo os novos vocábulos (chique pra caramba, hein?) foi divulgada no site oficial do Oxford English Dictionary — um dos mais tradicionais de língua inglesa (via EW).

Então, vamos aos termos:

Jedi, segundo o dicionário Oxford (em tradução livre): “No universo de ficção de Star Wars, um membro de uma ordem heroica, guerreiro habilidoso, monge capaz de usar poderes místicos…” (Bacana, um bom começo).

Até mesmo a palavra “força” ganhou o adendo que inclui o significado da franquia: “Um campo de energia mística…” (Uma explicação sucinta, sem dúvidas).

O único objeto que encontrei foi sabre de luz (lightsabre): “Uma arma que lembra uma espada, mas que tem um feixe de luz destrutivo no lugar da lâmina”. (Acho que é isso aí mesmo…)

Mas esse é só o começo para Star Wars: cadê a Millenium Falcon? Seria algo como “No universo ficcional de Star Wars, nave utilizada por Han Solo…”. Mas aí, bom, teria também que explicar quem é Han Solo, o que talvez levasse a explicar quem é Chewbacca, etc. Talvez seja melhor parar por aí: melhor deixar para os fãs.

O que importa é que a partir de agora, pelo menos lá fora, dá para usar alguns temos de Star Wars até mesmo de maneira oficial. Já pensou se chega por aqui? Escrever sobre a Força na redação do Enem (sem medo de soar meio doido para o avaliador)?