13 Reasons Why pode ter contribuído para aumento do risco de suicídio adolescente nos EUA

Estudo da Universidade de Michigan

Cesar Gaglioni Publicado por Cesar Gaglioni
13 Reasons Why pode ter contribuído para aumento do risco de suicídio adolescente nos EUA

Um estudo da Universidade de Michigan apontou que 13 Reasons Why pode ter contribuído para o aumento do risco de suicídio adolescente nos EUA. A informação é do BuzzFeed News.

A pesquisa entrevistou 87 adolescentes que estavam em tratamento psicológico em emergências psiquiátricas relacionadas ao suicídio. Dos entrevistados, 49% assistiram pelo menos um episódio de 13 Reasons Why, e desses, 84% viram a série sozinhos. Pelo menos metade dos jovens acreditam que o programa contribuiu para o aumento de suas tendências suicidas por conta da identificação que tiveram com a protagonista, Hannah Baker, que corta os próprios pulsos e deixa fitas contando os motivos que levaram à decisão.

O Dr. Victor Hong, que comandou o estudo, acredita que os produtores de filmes e séries precisam ser mais cautelosos em relação ao conteúdo que colocam em seus projetos. Ele também diz que acredita que a equipe criativa das produções pedem conselhos a especialistas na área de saúde mental, mas provavelmente não colocam as sugestões em prática.

Sobre a série em si, Hong critica a forma como a decisão de Hannah é retratada:

A personagem principal sofre bullying, é abusada sexualmente, e tudo é retratado como se existisse uma espécie de inevitabilidade no suicídio dela, em vez de mostrar alguma resiliência e lembrar que existem adultos nas vidas dos jovens que podem ajudar.

A conclusão do estudo diz:

Até o momento, esse é o primeiro estudo publicado que examina os hábitos de consumo e reação a 13 Reason Why em uma amostra de alto risco. Apesar de mais informações serem necessárias, os resultados sugerem uma vulnerabilidade particular aos temas da série entre adolescentes com risco de suicídio e a importância de estratégias de prevenção para aliviar os riscos entre esse público.

A pesquisa completa pode ser lida aqui.

13 Reasons Why está disponível na Netflix.