SMITE, Warframe e mais: 10 jogos gratuitos que todos deveriam conhecer

Para quem quer um bom game sem gastar nada!

Tayná Garcia Publicado por Tayná Garcia
SMITE, Warframe e mais: 10 jogos gratuitos que todos deveriam conhecer

O modelo free-to-play tem se tornado ainda mais comum na indústria de games. Os jogos são oferecidos gratuitamente e, geralmente, seu lucro é baseado em microtransações que dão itens, cosméticos e afins — mas só para quem quiser pagar.

Games desse tipo são uma ótima opção para quem curte jogar online com os amigos, mas está sem verba para investir no passatempo. Atualmente, são muitas opções dos mais variados gêneros, indo dos RPGs aos Battle Royales, passando pelos FPS até os MOBAs.

Para facilitar a curadoria, reunimos alguns de nossos jogos gratuitos favoritos que estão disponíveis em várias plataformas. Confere aí:

SMITE

jogos gratuitos
Jogos gratuitos que todos deveriam jogar: SMITE

SMITE é um jogo multiplayer de combate de arena, mas está longe de ser um MOBA tradicional. Com câmera em terceira pessoa, ele oferece mais de sete modos diferentes e vários deuses mitológicos para os jogadores escolherem e se enfrentarem.

O panteão de deuses jogáveis é vasto, indo desde a mitologia grega até a egípcia. Loki, Osíris, Fenrir, Medusa, Baco, Jörmungandr e vários outros estão disponíveis (e a tendência é aumentar). Cada um deles tem habilidades e ultimates diferentes, o que faz ser divertido tentar dominar todos.

SMITE está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

Warframe

jogos gratuitos
Jogos gratuitos que todos deveriam jogar: Warframe

Dentre os títulos desta lista, Warframe é o mais vasto em conteúdo. Ele é um jogo de tiro em terceira pessoa que se passa no espaço sideral. São 14 planetas diferentes para explorar, cada um com uma boa quantidade de missões, tipos diferenciados de inimigos e armas específicas.

É possível jogar sozinho, em dupla ou trio. Vale destacar que a quantidade de planetas deve aumentar com o passar do tempo, já que os desenvolvedores ainda lançam expansões — isso faz com que Warframe seja uma boa pedida para quem procura jogar algo a longo prazo.

Warframe está disponível gratuitamente para PlayStation 4, Xbox One, PC e Nintendo Switch.

Tera Online

jogos gratuitos
Jogos gratuitos que todos deveriam jogar: Tera

Tera é um MMORPG que se passa em um universo fantasioso onde os jogadores podem customizar totalmente seu personagem, alterando o visual em detalhes e até escolhendo raças, classes e profissões para ele.

O jogo tem um sistema de combate relativamente complexo e conta com milhares de atividades espalhadas pelo mapa, como zonas de missões, áreas PvP, masmorras, arenas e eventos. É definitivamente uma experiência para quem gosta de gastar horas  explorando o mapa ou matando monstros com os amigos.

Tera está disponível para PC e PlayStation 4.

Brawlhalla

jogos gratuitos
Jogos gratuitos que todos deveriam jogar: Brawlhalla

Brawlhalla é um simpático jogo de luta em plataforma que suporta até oito jogadores, seja online ou local. Com um visual cartunesco, o título oferece vários modos casuais e competitivos, que agradam qualquer jogador à procura de uma experiência divertida.

Até agora, estão disponíveis mais de 40 personagens, chamados de Lendas, para lutar. Cada um deles tem habilidades, armas e status únicos, o que deixa as partidas dinâmicas e imprevisíveis.

Brawlhalla está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

DC Universe Online

jogos gratuitos
Jogos gratuitos que todos deveriam jogar: DC Universe Online

DC Universe Online é basicamente um MMORPG de super-heróis que parece ter saído direto do universo da DC Comics. Nele, é possível criar seu próprio herói ou vilão, personalizando desde o visual até os poderes.

Com um sistema de combate relativamente complexo, as missões são espalhadas pelos mapas de Gotham City, Metropolis e Atlântida, e é possível se deparar com personagens conhecidos, como Batman, Superman, Lex Luthor e Coringa.

DC Universe Online está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Apex Legends

jogos gratuitos
Jogos gratuitos que todos deveriam jogar: Apex Legends

Apex Legends é o Battle Royale da Electronic Arts que se passa no universo de Titanfall, sendo até considerado como um spin-off da franquia (apesar de não ter muitas semelhanças além do mapa).

O jogo se tornou um sucesso absoluto na época de seu lançamento, sendo considerado por muitos o principal adversário do gigante Fortnite. Vale ressaltar que seus diferenciais ficam com a câmera em primeira pessoa, o respawn e o sistema de escolha de personagens.

Apex Legends está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC (através da Origin).

Paladins

jogos gratuitos
Jogos gratuitos que todos deveriam jogar: Paladins

Paladins é um jogo de tiro multiplayer em primeira e terceira pessoa que consiste em vários modos com objetivos diferentes. Com um visual cartunesco e seguindo uma estrutura similar a Overwatch (do qual é considerado rival), o título é um bom shooter para quem gosta de jogar em equipe e pensar em estratégias.

O game conta com 38 personagens jogáveis, chamados de Campeões, e cada um tem habilidades, visual e classes diferentes para todos os gostos.

Paladins está disponível para PC, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

Defiance 2050

jogos gratuitos
Jogos gratuitos que todos deveriam jogar: Defiance 2050

Defiance 2050 é um jogo de tiro cooperativo em terceira pessoa que se passa em um universo futurista. Nele, os jogadores são caçadores de recompensa e podem trabalhar em equipe para derrotar monstros em um mapa de mundo aberto.

Com uma boa quantidade de classes e armas personalizáveis, é uma ótima pedida para quem quer uma experiência descontraída com os amigos.

Defiance 2050 está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Fortnite

jogos gratuitos
Jogos gratuitos que todos deveriam jogar: Fortnite

Fortnite provavelmente é o jogo free-to-play mais conhecido na atualidade, mas merece um lugar na lista por conta da quantidade de conteúdo inédito e diferenciado que oferece aos jogadores.

Com o sistema de construção como principal diferencial no gameplay, o título já fez shows ao vivo, eventos focados em emotes e até crossover inusitados, como os recentes modos baseados em Vingadores: Ultimato e John Wick. O Battle Royale da Epic Games impressiona por ter reunido uma grande base de fãs apaixonados e por conseguir mantê-los de forma ativa até hoje.

Fortnite está disponível para PlayStation 4, PC, Xbox One, Nintendo Switch, Android e iOS.

Dauntless

jogos gratuitos
Jogos gratuitos que todos deveriam jogar: Dauntless

Dauntless é um RPG de ação em mundo aberto, cujos sistemas parecem uma versão simplificada (e mais ocidental) da franquia Monster Hunter, além de ter um visual cartunesco que lembra muito Fortnite e Overwatch.

Nele, os jogadores podem se juntar e criar clãs para caçarem monstros gigantes e conseguirem os melhores loots, construindo armas e armaduras cada vez mais poderosos.

Dauntless está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.