Quando retornar à TV, em outubro, Rick and Morty terá vozes praticamente iguais, mas diferentes, para a dupla. A animação do Adult Swim chega com uma sétima temporada no dia 15, mas sem o cocriador e dublador Justin Roiland, afastado da produção e do canal após acusações de agressão e assédio.
- Rick and Morty revela novas vozes em trailer da 7ª temporada
- Rick and Morty ganha nova abertura para 7ª temporada – Assista
Em longo perfil no Hollywood Reporter, Dan Harmon, que agora assume, sozinho, o papel de produtor principal da série, abriu o jogo sobre os detalhes da saída de Roiland, contando que a parceria já andava estremecida.
Harmon explica que, apesar de um começo promissor, Roiland teria começado a se distanciar da produção ainda na segunda temporada, raramente sequer aparecendo nos escritórios durante a concepção dos roteiros.
O produtor diz:
“Sempre achei que Justin queria que todo mundo o fizesse se sentir mais confortável. E eu dizia: ‘Todo mundo quer que você fique confortável! Fale com a gente! Diga como podemos resolver isso.’ Eu estava em pânico porque queria que a parceria desse certo. Eu o queria feliz, porque, quando ele estava feliz, nós tínhamos um sucesso nas mãos.”
Harmon especula que a amizade piorou quando roteiristas amigos chegaram na equipe da série. Com a renovação de Rick and Morty para 70 episódios, logo após a elogiada terceira temporada, Harmon sentiu a necessidade de profissionalizar a produção, o que, segundo ele, pode ter dado a Roiland a noção de que a série viraria um projeto mais de Harmon do que do colega.
A situação ficou tão complicada que, segundo a reportagem, Dan Harmon e Justin Roiland não se falavam desde 2019. Ainda assim, a dupla conseguiu entregar três temporadas inteiras da série desde então.
Tudo mudou no início deste ano, quando acusações de agressão e assédio surgiram contra Roiland. Relatos dão conta de que o ator teria usado a fama de Rick and Morty para seduzir fãs da produção.
Embora Roiland não responda mais judicialmente pelas acusações, a polêmica não impediu o Adult Swim de afastá-lo de todas as produções do canal, incluindo, claro, Rick and Morty.
Ao Hollywood Reporter, Dan Harmon condena as ações do ex-colega:
“A coisa mais fácil que eu teria a dizer sobre o Justin seria nada. Fácil porque ele se isolou muito bem e porque eu não sou a primeira pessoa procurada para julgar alguém. É por isso que quero mudar isso. Seria seguro fazer o assunto girar ao meu redor, mas trata-se da segurança e conforto de outras pessoas, enquanto eu me preocupo com a qualidade de um desenho animado. A confiança de inúmeras pessoas foi violada com uma série criada para agradá-las. Estou frustrado, envergonhado e de coração partido que tanto trabalho duro, diversão e paixão foram usados para explorar e machucar estranhos.”
Rick and Morty retorna com episódios inéditos a partir de 15 de outubro. A exibição no Brasil ocorre todo domingo, pelo HBO Max. Os novos dubladores que assumem as vozes da dupla ainda não foram anunciados.
Siga de olho no NerdBunker para mais novidades. Aproveite e siga a gente nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.
Fonte: Hollywood Reporter