Experimente abrir a página inicial da Netflix (ao menos na data deste texto). Entre os sucessos de sempre, você verá uma curiosa e levemente esquisita arte, com o título de O Incrível Circo Digital no topo dos mais vistos do streaming vermelho. Mas de onde veio, para onde vai e, mais importante, o que raios é a animação que virou sensação no serviço após ser um fenômeno viral no YouTube?
Misturando psicodelia, 3D direto da década de 1990, boas doses de humor sombrio e até uma pitada de distopia tecnológica a la Black Mirror, reunimos abaixo tudo o que você precisa saber antes de embarcar numa louca viagem pelo mundo da série.
O que é O Incrível Circo Digital?
O Incrível Circo Digital é uma websérie animada, atualmente com três episódios. A trama acompanha personagens presos numa espécie de mundo digital, assumindo as personas de diferentes avatares dentro do universo de fantasia, e sem a possibilidade de fuga.

A aventura é contada pelos olhos da novata Pomni, que se junta ao grupo que responde a uma divertida e misteriosa inteligência artificial, Caim. Pomni e amigos devem se virar para não enlouquecer em meio ao mundo lúdico e vibrante do Circo Digital, que também esconde muitos perigos.
Ao longo dos episódios, descobrimos algumas pistas de como os jogadores acabaram presos na realidade digital, e outros mistérios deixados pela trama.
Nostalgia, circo e loucura
Criado, roteirizado, produzido e dirigido pela animadora, YouTuber e musicista Gooseworx, em parceria com a Glitch Productions, O Incrível Circo Digital emprega uma técnica de animação 3D enraizada nas primeiras experiências com computação gráfica, nas décadas de 1980 e 1990.

O visual nostálgico e psicodélico ajuda a construir a insanidade do mundo virtual, junto de elementos de humor pastelão e até desenhos no estilo Looney Tunes.
O trabalho é uma evolução dos vídeos da Gooseworx, que desde o início da década de 2010, publica curtas animados e pequenos clipes para suas músicas originais no YouTube.
Pelo canal dela, você pode conferir outras obras como Little Runmo, um dos primeiros sucessos da artista na plataforma, e que já tem o estilo de animação bem parecido com Circo Digital:
Do YouTube ao streaming vermelho
Embora surja como novidade para boa parte do público, O Incrível Circo Digital já era um fenômeno entre as animações originais no YouTube. O primeiro episódio saiu gratuitamente em outubro de 2023, seguido por mais dois capítulos ao longo dos meses seguintes.
O episódio piloto registrou mais de 350 milhões de visualizações, chamando a atenção da Netflix. O streaming firmou uma parceria de distribuição mundial com a Glitch.
Assista ao primeiro capítulo abaixo:
Quando O Incrível Circo Digital ganha novos episódios?
Se você curtiu os três capítulos já disponíveis, é bom ter bastante paciência. Apesar do acordo com a Netflix, toda a produção segue com a Gooseworx, que toma um bom tempo entre o lançamento dos episódios.
A espera entre o primeiro e o segundo capítulo, por exemplo, foi de nada menos que sete meses, seguidos por mais cinco meses entre o segundo e o terceiro.
Enquanto isso, siga de olho no NerdBunker para mais novidades. Aproveite e conheça todas as redes sociais da gente, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.