Se você já se aventurou pelo universo otaku, deve ter reparado que o lançamento de temporadas de animes no Japão é meio diferente daquele que estamos acostumados.
- Guia básico de japonês para otakus
- As diferenças entre mangá, manhua e manhwa
- O guia do Isekai: origem, títulos populares, diferentões e mais
Isso porque os japoneses usam as estações do ano como base para dividir as temporadas, padronizando a quantidade de episódios que vão sendo transmitidos a cada semana.
E não apenas isso, esse sistema também afeta a mudança de abertura das produções. Por exemplo, já parou para pensar o motivo para uma temporada com 24 episódios mudar sua intro depois de 12 ou 13 capítulos? Isso acontece porque, na época em que ele foi lançado, a estação do ano em que o anime começou já acabou, então ele entrou em hiato e voltou em outra estação.
Mas calma! Sabemos que é confuso entender tudo isso no começo, então vamos explicar de forma básica como funciona o sistema, para você curtir os animes em sintonia com o nosso tão amado Japão.
Como funcionam as temporadas de animes?
Em terras japonesas, as temporadas de produções televisivas são conhecidas como “cours” e são organizadas conforme a programação tradicional da televisão japonesa.
Elas são distribuídas de acordo com as quatro estações do ano: verão, primavera, inverno e outono. Portanto, sempre que uma estação começar, isso significa uma nova leva de 40 a 50 temporadas (ou meio temporadas) para chegar.
Como cada estação dura cerca de três meses, cada “cour” terá essa duração e a mesma quantidade de episódios lançados semanalmente, de 12 a 13 episódios.
Mas tem um pequeno detalhe: o Japão fica no hemisfério norte. Ou seja, as estações sempre serão diferentes às que estamos no Brasil, o que pode confundir quando falarem sobre os melhores animes da temporada de Outono, enquanto estamos em pleno Primavera.
Então vamos compartilhar uma colinha para lembrar que, para os japoneses, elas são divididas da seguinte maneira:
- Inverno: de janeiro a março
- Primavera: de abril a junho
- Verão: de julho a setembro
- Outono: de outubro a dezembro
Além disso, as “cours” são uma forma de explicar o quão longa uma temporada é. Cada “cour” significa 12 ou 13 episódios, então, por exemplo, dizer que Sword Art Online: Alicization durou quatro “cours”, quer dizer que o anime teve 48 episódios.
Vale também lembrar que um anime pode estrear no inverno e acabar na primavera, mas ainda será considerado da temporada de Inverno, entre janeiro e março.
O que esperar da próxima temporada?
A temporada de inverno de 2023, que acontecerá entre janeiro e março, terá o retorno de animes amados pelo público, além da estreia de produções muito esperadas.
Então, para já dar tempo de se preparar e marcar no calendário, confira alguns dos principais destaques:
- Bungo Stray Dogs — 4ª temporada
- NieR:Automata Ver1.1a
- Trigun Stampede
- Vinland Saga — 2ª temporada
- Tokyo Revengers — 2ª temporada
- Saint Seiya: Knights of the Zodiac – Battle for Sanctuary — 3ª temporada