Não é segredo que a série Bebê Rena (Baby Reindeer, no original) é baseada em uma história real. Pouco após a produção da Netflix se tornar um fenômeno, a mulher que teria servido de inspiração para a stalker Martha se pronunciou — e ela não está nada feliz com a repercussão.
Bebê Rena acompanha Donny Dunn, um aspirante a comediante que passa a ser perseguido e assediado por Martha (Jessica Gunning), uma cliente do bar em que trabalha. Acontece que essa história é baseada na vida real de Richard Gadd, criador e roteirista da série, que ainda interpretou o protagonista.
O seriado se tornou um fenômeno mundial, o que levou uma parcela dos fãs a investigar quem seriam os personagens no mundo real. Com isso, a mulher apontada como a inspiração para Martha diz estar sofrendo perseguição pelos fãs da série.
Sem revelar o nome real, a mulher falou ao jornal britânico Daily Mail sobre a situação. Dizendo que passou a receber diferentes tipos de assédio e até ameaças de morte, ela criticou a forma como Richard Gadd forneceu pistas o suficiente para que as pessoas a reconhecessem:
“Richard tem síndrome de protagonista, ele sempre pensa que está no centro de tudo. Não estou escrevendo séries ou falando dele na imprensa, estou? Se ele quisesse que eu ficasse anônima de verdade, ele poderia ter feito isso. Gadd devia me deixar em paz.”
A mulher afirmou também que está considerando entrar com uma ação contra Richard Gadd:
"Ele está usando Bebê Rena para me perseguir agora. Eu sou a vítima. Ele escreveu uma série sobre mim"
Intérprete de Martha na série, Jessica Gunning pediu para que as pessoas parem de procurar pela pessoa real. “É uma vergonha, porque mostra que eles não assistiram à série direito. Esse não é o ponto, de qualquer forma. Netflix e Richard [Gadd] se esforçaram muito para tentar se certificar que as identidades continuassem privadas por uma razão”, disse a atriz à Glamour.
A minissérie Bebê Rena está disponível para streaming na Netflix.
Fonte: Daily Mail e Glamour.