Logo do Jovem Nerd
PodcastsNotíciasVídeos
Arcane: Compositor Mako fala da trilha sonora global da série e retorno do Linkin Park
Séries, TV e Streaming

Arcane: Compositor Mako fala da trilha sonora global da série e retorno do Linkin Park

Compositor e produtor fala dos temas musicais que embalam o segundo ano do projeto

Pedro Siqueira
Pedro Siqueira
13.dez.24 às 18h57
Atualizado há 4 meses
Arcane: Compositor Mako fala da trilha sonora global da série e retorno do Linkin Park
(Netflix/Divulgação)

Além da animação ímpar, das complicadas relações humanas e das empolgantes batalhas, um aspecto que ajudou a destacar Arcane do rol dos demais projetos baseados em games foi a música.

Da abertura marcante ao som de “Enemy”, do grupo Imagine Dragons, a temas exclusivos de nomes como Sting, Twenty One Pilots, Stromae e mais, as faixas que embalam as aventuras de Vi, Jinx e companhia nas duas temporadas da animação da Netflix passam pelo crivo de um veterano do universo League of Legends: o produtor e compositor Mako.

Nascido Alexander Seaver, o músico se destacou com “Legends Never Die”, até hoje o hino mais marcante do mundo de LoL, que o catapultou direto ao trabalho com Arcane e a uma visita a São Paulo, onde o compositor bateu um papo com o NerdBunker.

Mako em rodada de entrevistas no Brasil. Foto: Leo Muraka/Riot Games

Entusiasmado com as reações positivas aos episódios inéditos na série, Mako comemora a relação com Arcane e o universo League of Legends como um claro “antes e depois” na própria carreira, que definirá até mesmo os caminhos futuros do produtor na música.

“Não esperava passar oito anos da minha vida compondo música para uma empresa de games! [risos] Mas eu amo o que fazemos, amo as pessoas, as histórias, valeu a pena… Aprendi muito sobre o que gosto e o que quero fazer no futuro.”

Além dos temas instrumentais originais para a série, é dele a curadoria de faixas de outros artistas que entram na trilha da animação.

Se a marcante “Heavy is the Crown”, do Linkin Park, parece falar exatamente sobre o momento em que a canção é tocada durante a trama, é porque um enorme quebra-cabeça foi montado nos bastidores, com o foco de que tais temas fossem uma parte crucial da construção da nova temporada, como explica Mako:

“Todas as músicas da série são pensadas dessa forma. Tudo é composto a partir do que está na tela. Às vezes, de uma forma literal, outras, de forma mais subjetiva. Heavy is the Crown é um bom exemplo. Trata-se dos produtores, roteiristas, eu e Mike Shinoda (músico do Linkin Park) levando a ascensão sombria da Caitlyn ao som.”

Watch on YouTube

Por falar em Linkin Park, além de todo o nível de sigilo que uma produção do nível de Arcane exige, Mako se viu ainda de posse de uma das maiores bombas do mercado de rock mundial recente: o retorno da banda aos palcos com a nova vocalista, Emily Armstrong.

“Era um segredo enorme. Eu não esperava um retorno da banda até o Mike me contar. Pude ouvir o álbum antes de todo mundo, nem preciso dizer que foi muito maneiro! É claro que sempre soube que eles iriam detonar tudo com essa volta, mas ver tudo isso pelos bastidores foi legal demais.”

Série multiversal, trilha global

Um dos aspectos ampliados na segunda temporada é a “universalidade” de Arcane, vista também na escolha de faixas de artistas do mundo todo para a trilha.

O sucesso, pelo visto, deu fruto, já que uma canção francesa, “Ma Meilleure Ennemie”, acabou tornando-se a grande representação dos novos episódios, com direito até a um top 3 nas mais tocadas de todo o mundo no Spotify.

Watch on YouTube

Sem esquecer, claro, que os novos episódios trouxeram um desafio inédito para Mako e o time da Riot, ao colocarem, pela primeira vez, um personagem cantando em cena.

“A música de Heimerdinger foi um dos grandes desafios, porque pensamos em muitas variáveis. Que tipo de música ele cantaria? Que tipo de instrumento ele toca? Ele é um grande inventor, mas está preso num universo sem tecnologia. Decidimos por criar uma balada, ele vira uma espécie de trovador ao estilo Bob Dylan. E ainda tivemos que traduzir a canção para mais de 20 idiomas! Foi um trabalho enorme.”

Ao menos por enquanto, Mako faz mistério sobre os próximos passos dentro do universo de Arcane e League of Legends. Onde quer que vá, no entanto, ele deixa a garantia de que teremos sempre um som marcante embalando quaisquer aventuras trazidas pela frente.

Todos os episódios de Arcane estão disponíveis na Netflix. Siga de olho no NerdBunker para mais novidades. Aproveite e conheça todas as redes sociais da gente, entre em nosso grupo do Telegram e mais - acesse e confira.

Encontrou algum erro neste conteúdo?

Envie seu comentário

Veja mais

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossas plataformas, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Capa do podcast