O selo Graphic MSP está completando 10 anos em 2022. O projeto da Mauricio de Sousa Produções tem o objetivo de publicar HQs do universo da Turma da Mônica, escritas e desenhadas por artistas de fora do estúdio.
- Mauricio de Sousa celebra 10 anos do selo Graphic MSP
- Graphic MSP do Franjinha ganha prévia com referências a Evangelion e Star Wars
Durante a primeira década, a Graphic MSP já lançou mais de 30 histórias que fizeram bonito dentro e fora das páginas. O selo publicou histórias que venderam mais de 700 mil exemplares, venceram o importante Prêmio Jabuti e até inspiraram filmes e séries de TV.
Para que você possa relembrar a trajetória dessa iniciativa, montamos abaixo um guia completo com todas as Graphic MSP publicadas ou anunciadas até o momento. Confira:
Astronauta: Magnetar, Singularidade, Assimetria, Entropia e Parallax

Astronauta: Magnetar (2012), Singularidade (2014) Assimetria (2016), Entropia (2018), Parallax (2020)
Autor: Danilo Beyruth
O personagem Astronauta inaugurou o selo Graphic MSP em 2012, com o lançamento de Magnetar. A história, escrita e desenhada por Danilo Beyruth (Venom), mostra o personagem tentando voltar para casa após ficar náufrago no espaço sideral.
O título fez tanto sucesso que ganhou quatro continuações, publicadas entre 2014 e 2020, e ganhará uma sexta sequência ainda em 2022. Além disso, a jornada do Astronauta de Beyruth inspirou uma série animada para o público adulto na HBO.
Turma da Mônica: Laços, Lições, Lembranças

Turma da Mônica: Laços (2013), Lições (2015), Lembranças (2017)
Autores: Vitor e Lu Cafaggi
Não demorou para que a Turma da Mônica ganhasse uma HQ para chamar de sua dentro do selo Graphic MSP. A escolhida foi Laços (2013), dos irmãos Vitor e Lu Cafaggi. A história de como a Turminha se uniu para ajudar o Cebolinha a recuperar o cão Floquinho fez tanto sucesso que ganhou duas continuações, chamadas Lições e Lembranças.
Os dois primeiros volumes inspiraram os filmes live-action da turminha, que encantaram todo o Brasil. O sucesso nos cinemas foi tanto que eles inspiraram uma série derivada com lançamento previsto para 2022 no Globoplay.
Chico Bento: Pavor Espaciar (2013)

Autor: Gustavo Duarte
Primeira aventura de Chico Bento no selo, Pavor Espaciar mostra o menino unindo forças ao Zé Lelé para recuperar o porquinho Torresmo e a galinha Giserda, que acabaram abduzidos por alienígenas.
Piteco: Ingá (2013)

Autor: Shiko
Piteco, o homem das cavernas mais famoso do Brasil, chegou às Graphic MSP em uma história de Shiko. Ingá mostra o personagem título indo atrás de Thuga, que acabou raptada por uma outra tribo.
Bidu: Caminhos e Juntos

Bidu:Caminhos (2014), Bidu: Juntos (2016)
Autores: Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho
Primeiro lançamento da segunda onda da Graphic MSP, Bidu: Caminhos (2014) contou a origem da amizade entre o cãozinho Bidu e o garoto Franjinha, dois dos primeiros personagens da Turma da Mônica criados por Mauricio de Sousa. O quadrinho ganhou uma continuação dois anos depois, com Juntos.
Penadinho: Vida e Lar

Penadinho: Vida (2015) e Lar (2020)
Autores: Cristina Eiko e Paulo Crumbim
Outro núcleo importante do universo da Turma da Mônica a ganhar uma Graphic só sua foi a turma do Penadinho. Lançada em 2015, Vida mostra o fantasminha e seus amigos em busca da Alminha, que está prestes a reencarnar. Além de encontrá-la para ajudar a Dona Cegonha, o Penadinho embarca na missão para finalmente ter a chance de contar que a ama. A história ganhou uma continuação cinco anos depois com Lar.
Turma da Mata: Muralha (2015)

Autores: Artur Fujita, Davi Calil e Roger Cruz
Muralha é uma aventura com influência steampunk protagonizada pela Turma da Mata, grupo formado por Jotalhão, Tarugo, Coelho Caolho, Raposão e Rita Najura nesta versão. Na história, eles entram em guerra contra o reino do Leonino após a descoberta de um metal raro.
Louco: Fuga (2015)

Autor: Rogério Coelho
Fuga mostra o Louco (ou Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira) em uma aventura fantástica com ar de fábula para conseguir libertar um pássaro.
Papa-Capim: Noite Branca (2016)

Autores: Marcela Godoy e Renato Guedes
Papa-Capim: Noite Branca mostra o personagem criado por Mauricio de Sousa em uma aventura sobrenatural com influência em horror. Na história, ele precisa provar que é capaz de salvar a aldeia de uma ameaça sombria.
Mônica: Força e Tesouros

Mônica: Força (2016), Tesouros (2019)
Autora: Bianca Pinheiro
Depois de dividir espaço com a Turminha na trilogia dos irmãos Cafaggi, a Mônica ganhou uma MSP solo. Escrita e desenhada por Bianca Pinheiro (Alho-Poró), a história mostra a garotinha passando por um problema que não pode ser resolvido à base de força física. A emocionante história ganhou uma continuação em Tesouros.
Chico Bento: Arvorada e Verdade

Chico Bento: Arvorada (2017) e Verdade (2021)
Autor: Orlandeli
Quatro anos após o lançamento de Pavor Espaciar, o Chico Bento retornou às Graphic MSP com uma cara nova. Escrita e desenhada por Orlandeli (Os Olhos de Barthô), a história acompanha o amadurecimento do garoto com a ajuda de uma valiosa lição da Vó Dita. A história teve uma sequência em Verdade.
Capitão Feio: Identidade e Tormenta

Capitão Feio: Identidade (2017) e Tormenta (2019)
Autores: Magno e Marcelo Costa
Um dos poucos vilões do universo da Turma da Mônica, o Capitão Feio ganhou uma Graphic pelas mãos dos irmãos Magno e Marcelo Costa (A Herança Becker). Identidade conta a origem do vilão, reimaginado como uma figura trágica graças a seus descontrolados poderes. O segundo volume da série foi lançado em 2019.
Jeremias: Pele e Alma

Jeremias: Pele (2018) e Alma (2020)
Autores: Rafael Calça e Jefferson Costa
Protagonizada por Jeremias, o primeiro personagem negro de Mauricio de Sousa, a HQ Pele mostra o garoto precisando lidar com racismo. Contando com situações inspiradas pela vivência de Rafael Calça e Jefferson Costa, a história foi aclamada por público e crítica, chegando a ser premiada no HQ Mix e no Jabuti, importante prêmio da literatura brasileira. O quadrinho ganhou uma sequência, chamada Alma, em 2020.
Horácio: Mãe (2018)

Autor: Fábio Coala
Conhecido como protagonista das histórias mais pessoais de Mauricio de Sousa, Horácio chegou às Graphic MSP com Mãe. Como o título indica, a HQ mostra o dinossaurinho em uma aventura atrás da própria mãe, a qual nunca conheceu.
Cebolinha: Recuperação (2018)

Autor: Gustavo Borges
Outro membro da Turma da Mônica a ganhar uma Graphic MSP solo foi o Cebolinha. A Recuperação mostra o garoto aprendendo diferentes lições ao ficar de recuperação na escola após se dedicar mais a uma disputa com um colega do que a estudar.
Piteco: Fogo e Presas

Piteco: Fogo (2019) e Presas (2021)
Autor: Eduardo Ferigato
Assim como o Chico Bento, o Piteco também retornou ao selo com um novo autor. Criada pelo quadrinista Eduardo Ferigato (Quad Comics), Fogo mostra o homem das cavernas lutando para se libertar após Lem, seu lar, ser escravizado por outra tribo. Dois anos depois, o quadrinho recebeu uma sequência chamada Presas.
Tina: Respeito (2019)

Autora: Fefê Torquato
A Tina estreou no selo Graphic MSP em outra história que aborda um problema da vida real. Escrita e desenhada por Fefê Torquato (Estranhos), Respeito mostra a personagem lidando com assédio em uma redação, após se formar como jornalista.
Cascão: Temporal (2020)

Autor: Camilo Solano
O terceiro membro da Turma da Mônica a ganhar uma Graphic solo foi o Cascão. Escrita e desenhada por Camilo Solano (O Fio do Vento), Temporal mostra o garoto passando uns dias na casa do esquisito tio Gerson depois que os pais ganham passagem para um cruzeiro.
Anjinho: Além (2022)

Autor: Max Andrade
A HQ Além mostra o Anjinho sendo enviado à Terra para cumprir uma missão após questionar o criador. Por puro acaso ele é enviado ao Bairro do Limoeiro, onde precisa realizar a tarefa sem as asas e a auréola.
Denise: Arraso (2022)

Autora: Cora Ottoni
Uma das personagens secundárias favoritas dos leitores da Turma da Mônica, a Denise ganhou uma Graphic MSP só dela. Escrita e desenhada por Cora Ottoni (Corenstein), a história mostra a garota buscando fama enquanto se muda para o Bairro do Limoeiro.
Franjinha: Contato (2022)

Autor: Vitor Cafaggi
Anos após concluir a trilogia da Turma da Mônica, Vitor Cafaggi retorna ao selo Graphic MSP para a primeira HQ solo do Franjinha. Em Contato, o jovem cientista precisa responder a um pedido de ajuda vindo de um rádio amador justamente no momento em que está questionando sua paixão pela ciência.
Próximos lançamentos:
Mingau (outubro de 2022)

Autora: Ana Cardoso
Mingau, o famoso gatinho da Magali, vai ganhar uma Graphic MSP. Sem título oficial ou detalhes divulgados, o quadrinho tem roteiro e arte de Ana Cardoso (Quando Você Foi Embora). O lançamento está previsto para outubro de 2022.
Astronauta Integral vol. 1 (outubro de 2022)

Autor: Danilo Beyruth
Para comemorar os 10 anos do selo, a Mauricio de Sousa Produções vai publicar Astronauta Integral. A compilação vai reunir os três primeiros volumes do Astronauta de Danilo Beyruth e contará com uma história inédita, com materiais extras. A previsão de lançamento é outubro de 2022.
Astronauta 6 (dezembro de 2022)

Autor: Danilo Beyruth
Para fechar 2022 com chave de ouro, a MSP vai publicar o sexto volume do Astronauta. Novamente escrita e desenhada por Danilo Beyruth, a publicação não teve título ou detalhes confirmados. O lançamento é previsto para dezembro, durante a CCXP.