A série em quadrinhos Fábulas (Fables, no original em inglês) agora está em domínio público. Isso mesmo que você leu. O elogiado título do selo adulto Vertigo foi liberado pelo próprio criador, Bill Willingham, após críticas pesadas à gestão atual da DC Comics.
Willingham explicou os próprios motivos numa longa carta aos fãs, publicada na internet. Num dos trechos, ele escreve:
“Quando assinei meu contrato com a DC Comics, a empresa era tocada por homens e mulheres honestos e de integridade que, em sua maioria, honravam os termos do combinado de forma justa. Quando problemas, inevitavelmente, surgiam, resolvíamos tudo de forma madura. Desde então, ao longo de uns 20 anos ou mais, essas pessoas ou saíram ou foram demitidas, dando lugar a estranhos que agora escolhem interpretar o contrato apenas de forma benéfica à própria DC.”
No texto, Willingham explica que, legalmente, ele era o único dono de Fábulas enquanto propriedade intelectual. O autor estaria, então, no direito, de distribuí-la para quem bem entender.
O autor completa:
“Escolho entregar para todos. Se não pude evitar que Fábulas caísse nas mãos erradas, ao menos, dessa forma, posso garantir que cairá nas mãos de muitas pessoas boas. Ainda acredito que existem muitos assim no mundo. Considero isso uma vitória.”
A entrada de uma obra em domínio público significa que qualquer cidadão pode republicar ou tomar a obra como base para trabalhos próprios sem a necessidade de autorização ou pagamento de direitos autorais.
Fábulas foi publicada originalmente entre 2002 e 2015. A história traz uma subversão adulta e violenta a histórias clássicas do folclore popular. Os volumes foram publicados no Brasil pela Panini.
Siga de olho no NerdBunker para mais novidades. Aproveite e siga a gente nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.
Fonte: Bill Willingham